Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos!
    Vou construir uma casa cujo o projecto de arquitectura já se encontra na Câmara. Enquanto estou à espera da aprovação da Câmara, já comecei a pedir alguns orçamentos, mas devo dizer que só entreguei projectos ao empreiteiro e não medições ou partes escritas. Um desses empreiteiros já me entregou o orçamento mas não o achei muito esclarecedor; primeiro não apresentava preços unitários o que não me agradou, mas já falei com ele e ele disse que os ia colocar. Disse-lhe que queria material intermédio, ou seja, nem do mais caro, nem do mais barato. Uma vez que não percebo nada do assunto agradecia que me ajudassem e comentassem o orçamento que envio em anexo. Obrigado.
  2.  # 2

Realmente esse orçamento não tem parte descritiva, mas se não entregou medições ao empreiteiro, ele tb está a atirar valores ao ar e a gama média para ele pode ser baixa para si.
    Não vai fazer tectos em gesso?
    Os materiais deveriam estar descriminados pelo menos com um valor por m2
    Electricista faz o que? Tudo? Quadro eléctrico de que marca, ATI, Aparelhagem? Iluminação?
    Sanitários? Fala em torneiras e blá blá até 1000EUR, mas e o resto?
    Aquecimento, de que tipo? Não fala pois não?
    Carpintaria? Tipo de portas, tipo de pavimento...
    Falta a porta de entrada, portões.
    Cozinha, exaustão da casa....

Que venham os técnicos dar a opinião, mas a mim parece-me muito fraco em termos descritivos e que é assim que há derrapagens, pq depois n gosta da madeira a 15E e quer a de 20 e o chão, idem idem...
  3.  # 3

Colocado por: raquel.jmaRealmente esse orçamento não tem parte descritiva, mas se não entregou medições ao empreiteiro, ele tb está a atirar valores ao ar e a gama média para ele pode ser baixa para si.
    Não vai fazer tectos em gesso?
    Os materiais deveriam estar descriminados pelo menos com um valor por m2
    Electricista faz o que? Tudo? Quadro eléctrico de que marca, ATI, Aparelhagem? Iluminação?
    Sanitários? Fala em torneiras e blá blá até 1000EUR, mas e o resto?
    Aquecimento, de que tipo? Não fala pois não?
    Carpintaria? Tipo de portas, tipo de pavimento...
    Falta a porta de entrada, portões.
    Cozinha, exaustão da casa....

Que venham os técnicos dar a opinião, mas a mim parece-me muito fraco em termos descritivos e que é assim que há derrapagens, pq depois n gosta da madeira a 15E e quer a de 20 e o chão, idem idem...

Pois isso foi o que eu achei... pareceu-me muito vago... não me agradou a maneira descritiva que ele descreve... eu já não peço medidas só os preços para cada artigo (que ele disse que ia colocar). Isso do carpinteiro, electricista, etc., ele tem que subcontratar e disse que estava tudo incluindo no preço global, garantiu que não haverão derrapagens só se escolher por exemplo uma tijoleira mais cara do que a que ele considerou(10/15€). Só que eu não fiquei muito convencida com as explicações dele.
  4.  # 4

Tem de estar tudo descriminado, até os parafusos (risos)
    Isso de 10/15 ou é 10 ou é 15... Subcontrata um electricista que pode ser um cromo qq e idem... e depois de acabar a garantia vêm os problemas.
  5.  # 5

Colocado por: raquel.jmaTem de estar tudo descriminado, até os parafusos (risos)
    Isso de 10/15 ou é 10 ou é 15... Subcontrata um electricista que pode ser um cromo qq e idem... e depois de acabar a garantia vêm os problemas.

Pois mas chave na mão é mesmo o empreiteiro que subcontrata quem quer é da responsabilidade dele.
  6.  # 6

Sim, sim, tem de ser tudo responsabilidade dele.
    Peça mais, muitos mais orçamentos, mas lembre-se que sempre que pedir, os critérios têm de ser os mesmos, senão não tem base comparativa.
    Pelo menos uns 5
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
    • P+V
    • 18 maio 2010

# 7

Vou-lhe dar uma resposta que em nada o ajudará, mas, via-me desculpar desde já, apetece-me mesmo.

Tivesse pago mais ao arquitecto e à equipe projectista para uns projectos de execução completos, com medições, caderno de encargos, condições técnicas gerais e especificas, e não estaria agora a gastar o seu tempo na internet para tentar (não) resolver um assunto tão importante como a construção da sua nova habitação. Agora, mesmo que ache que não, vai ser comido com os trabalhos a mais, materiais duvidosos, péssima execução e por aí em diante. Boa sorte...
  7.  # 8

«Casa rés-de-chão em granito azul de 160 m2 (10 largura x 16 comprimento), com 2 quartos, 1 suite com casa de banho e closet, 1 sala, 1 cozinha e 1 casa de banho, 1 hall de entrada e corredor de acesso aos quartos. O terreno não é plano tem incluinação ( 650 m2 com 17 m de lagura.»

Com esta descrição, e com materiais à minha escolha, eu faço por 89.000euros+IVA. O que ultrapassar este valor paga você.
    :-)
    Isso que lhe entregaram é o «orçamento-tipo» DO QUE NÃO SE DEVE ACEITAR.

Mas V também não pode estar à espera que TODOS os empreiteiros se vão dar ao trabalho de medir minuciosamente as plantas para lhe apresentar os preços unitários (ainda a irá baralhar mais porque todos apresentarão quantidades E materiais diferentes).

A responsabilidade de elaborar UM caderno de encargos e mapa de medições é sua. Se não o fizer, quando olhar para os orçamentos não saberá o que está a comparar...

Note: Eu entreguei ontem uma proposta de orçamento para REMODELAR UM APARTAMENTOzinho, com uns 100m2, que tinha DOZE PÁGINAS cheias de números de alto a baixo! :-)
  8.  # 9

Colocado por: raquel.jmaSim, sim, tem de ser tudo responsabilidade dele.
    Peça mais, muitos mais orçamentos, mas lembre-se que sempre que pedir, os critérios têm de ser os mesmos, senão não tem base comparativa.
    Pelo menos uns 5

Estas pessoas agradeceram este comentário:lumarydani

sim já pedi três mas ainda vou pedir mais dois ou três...
  9.  # 10

Colocado por: P+V ARQVou-lhe dar uma resposta que em nada o ajudará, mas, via-me desculpar desde já, apetece-me mesmo.

Tivesse pago mais ao arquitecto e à equipe projectista para uns projectos de execução completos, com medições, caderno de encargos, condições técnicas gerais e especificas, e não estaria agora a gastar o seu tempo na internet para tentar (não) resolver um assunto tão importante como a construção da sua nova habitação. Agora, mesmo que ache que não, vai ser comido com os trabalhos a mais, materiais duvidosos, péssima execução e por aí em diante. Boa sorte...

eu ainda falei isso ao meu arquitecto mas disse me ele que não é comum fazer-se isso em obras pequenas e em aldeias, que isso se faz em obras de grande porte... também não procurei arquitectos só mesmo aquele que é da família e como tal fazia sempre um preço mais em conta.
  10.  # 11

Colocado por: Luis K. W.«Casa rés-de-chão em granito azul de 160 m2 (10 largura x 16 comprimento), com 2 quartos, 1 suite com casa de banho e closet, 1 sala, 1 cozinha e 1 casa de banho, 1 hall de entrada e corredor de acesso aos quartos. O terreno não é plano tem incluinação ( 650 m2 com 17 m de lagura.»

Com esta descrição, e com materiais à minha escolha, eu faço por 89.000euros+IVA. O que ultrapassar este valor paga você.
    :-)
    Isso que lhe entregaram é o «orçamento-tipo» DO QUE NÃO SE DEVE ACEITAR.

Mas V também não pode estar à espera que TODOS os empreiteiros se vão dar ao trabalho de medir minuciosamente as plantas para lhe apresentar os preços unitários (ainda a irá baralhar mais porque todos apresentarão quantidades E materiais diferentes).

A responsabilidade de elaborar UM caderno de encargos e mapa de medições é sua. Se não o fizer, quando olhar para os orçamentos não saberá o que está a comparar...

Note: Eu entreguei ontem uma proposta de orçamento para REMODELAR UM APARTAMENTOzinho, com uns 100m2, que tinha DOZE PÁGINAS cheias de números de alto a baixo! :-)

Pois e era mesmo assim que eu queria um orçamento mas estou a ver que vai ser impossível... por culpa minha que escolhi aquele arquitecto...
  11.  # 12

lumarydani
    Já que o arquitecto é da família aproveite para lhe dar uns "calduços" e diga que fomos nós que manda-mos
  12.  # 13

Colocado por: zedasilvalumarydani
    Já que o arquitecto é da família aproveite para lhe dar uns "calduços" e diga que fomos nós que manda-mos

Vou mesmo falar novamente com ele porque assim não dá... os orçamentos são um caos... ainda só vi um e até estou com receios de ver os outros... ele tem mesmo que me apresentar lista de medições e artigos, a não ser que se responsabilize pelas derrapagens!!!
    • P+V
    • 18 maio 2010

# 14

Sim, de-lhe uns calduços, mas depois dinheiro: um projecto de execução, custa a fazer: são muita horas despendida em prol da SUA casa. E se o amigo de família não quiser mesmo fazer, arranje outro técnico.
  13.  # 15

Colocado por: P+V ARQSim, de-lhe uns calduços, mas depois dinheiro: um projecto de execução, custa a fazer: são muita horas despendida em prol da SUA casa. E se o amigo de família não quiser mesmo fazer, arranje outro técnico.

O engraçado é que eu quando fui buscar os documentos necessários para pedir orçamentos estranhei porque ele deu-me apenas dois projectos para a mão e nada mais e eu perguntei-lhe logo se era só aquilo se não haviam medições e partes escritas e ele disse-me logo que isso eram nas obras grandes e não em pequenas obras e que os empreiteiros desta zona já estavam habituados a dar orçamentos só com aquilo. E eu pronto não fiquei lá muito convencida mas pensei:"Se ele diz que é assim...ele é que é arquitecto sabe mais do que eu que não percebo nada... além disse é da família só que ajudar e não prejudicar..." e pronto fui pedir orçamentos com o que ele me deu e realmente os empreiteiros não perguntaram por nada... se calhar tem a ver com o ser em uma aldeia não sei (tento arranjar alguma explicação).
    •  
      FD
    • 18 maio 2010 editado

# 16

Colocado por: lumarydanialém disse é da família só que ajudar e não prejudicar

Às vezes é ao contrário... quantos casos conheço eu que por serem da família foram mais facilmente aldrabados.

Um dos meus primeiros patrões respondeu à minha pergunta "mas... não é este o preço, está mais caro, enganou-se?" com "eles podem pagar".
    Estava a falar da irmã e do cunhado...
    Por outro lado, é conhecido e sabido que a assistência técnica aos familiares e conhecidos é muito mais difícil que a qualquer outro cliente, especialmente se fizermos o tal preço especial por ser conhecido.
    Quando vendia, evitava sempre vender a conhecidos e família - excepto os mais directos com quem tinha o à vontade para dizer as coisas como elas são.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma, lumarydani
  14.  # 17

Este tipo de orçamentos é comum, em zonas rurais, em empreiteiros pequenos e onde todos se conhecem, Normalmente, não vai haver crise. Mas convem mandar rectificar alguns orçamentos, por forma a minimizar alguns mal entendidos.
    Neste caso, pelo menos a questão do s tectos de preços para os materiais de revestimento, sanitários e aparelhos de manobra.

Projectos de execução e mapas de quantidades... nem lhe irão responder.. ou respondendo, irão apresentar um orçamento, mais uma vez, pelo valor global. e os projectos, com uma série de desenhos, e peças escritas imensas, não irão servir de muito.. pois tmab´m não olharão para elas.

Se a arquitectura é "corrente", dentro dos moldes do que estão habituados a construir, os acabamentos e afins são os considerados habituais... peça referências do Empreiteiro e escolha um.
    Olhe aqui um exemplo.. ainda voçês se queixam.... este é de um empreiteiro que conheço, e é honesto. ;)

PS: mas não ganhou a obra... porque apesar de ter o preço mais baixo, o orçamento não inspirou confiança ( o dono de obra é de "fora")
      002_FM_orc.jpg
  15.  # 18

Caro amigo, você só recebeu aquilo que pediu: um orçamento.

Se é bom ou mau, apenas teve aquilo que "mereceu" porque você não quis (ou não lhe explicaram) gastar dinheiro a fazer as coisas bem feitas.

Projectos mal feitos = orçamentos mal paridos = derrapagens nos custos = empreiteiro rico = cliente falido

Um orçamento bem feito custa a qualquer empresa entre 750 e 1000€ para uma moradia. Não espera que as empresas gastem esse dinheiro com cada cliente que lhes vai pedir um orçamento, pois não?

Neste tópico têm lá informação quante baste para perceber o que precisa de ser feito

Colocado por: Pedro BarradasOlhe aqui um exemplo.. ainda voçês se queixam.... este é de um empreiteiro que conheço, e é honesto. ;)

Pode ser, mas quem garante isso nos outros casos? ninguém né?
  16.  # 19

opá que belo exemplar...guardei hehe
    *gostava mais que fossem em granito, hehe deve ter lá em stock da casa do primo

eu realmente esquecia e esquecia bem esse orçamento
  17.  # 20

Colocado por: Pedro BarradasEste tipo de orçamentos é comum, em zonas rurais, em empreiteiros pequenos e onde todos se conhecem, Normalmente, não vai haver crise. Mas convem mandar rectificar alguns orçamentos, por forma a minimizar alguns mal entendidos.
    Neste caso, pelo menos a questão do s tectos de preços para os materiais de revestimento, sanitários e aparelhos de manobra.

Projectos de execução e mapas de quantidades... nem lhe irão responder.. ou respondendo, irão apresentar um orçamento, mais uma vez, pelo valor global. e os projectos, com uma série de desenhos, e peças escritas imensas, não irão servir de muito.. pois tmab´m não olharão para elas.

Se a arquitectura é "corrente", dentro dos moldes do que estão habituados a construir, os acabamentos e afins são os considerados habituais... peça referências do Empreiteiro e escolha um.
    Olhe aqui um exemplo.. ainda voçês se queixam.... este é de um empreiteiro que conheço, e é honesto. ;)

PS: mas não ganhou a obra... porque apesar de ter o preço mais baixo, o orçamento não inspirou confiança ( o dono de obra é de "fora")

002_FM_orc.jpg

É mesmo esses o caso... a casa ficará situada numa zona rural e os empreiteiros são pequenos empreiteiros e estão habituados a dar orçamentos sem medições. Os acabamentos da casa são normais, dentro dos parâmetros que eles estão habituados.
    Os empreiteiros que contactei são conhecidos, conheço obras executadas pelos mesmos.
    Quanto a:
    "Neste caso, pelo menos a questão do s tectos de preços para os materiais de revestimento, sanitários e aparelhos de manobra" - agradeço muito as dicas, vou pedir para me descrever o preços desses artigos.
    Relativamente ao seu exemplo de orçamento, espero que não me apareça nenhum desse género!!!

0.0242 seg. NEW