Colocado por: raquel.jmaRealmente esse orçamento não tem parte descritiva, mas se não entregou medições ao empreiteiro, ele tb está a atirar valores ao ar e a gama média para ele pode ser baixa para si.
Não vai fazer tectos em gesso?
Os materiais deveriam estar descriminados pelo menos com um valor por m2
Electricista faz o que? Tudo? Quadro eléctrico de que marca, ATI, Aparelhagem? Iluminação?
Sanitários? Fala em torneiras e blá blá até 1000EUR, mas e o resto?
Aquecimento, de que tipo? Não fala pois não?
Carpintaria? Tipo de portas, tipo de pavimento...
Falta a porta de entrada, portões.
Cozinha, exaustão da casa....
Que venham os técnicos dar a opinião, mas a mim parece-me muito fraco em termos descritivos e que é assim que há derrapagens, pq depois n gosta da madeira a 15E e quer a de 20 e o chão, idem idem...
Colocado por: raquel.jmaTem de estar tudo descriminado, até os parafusos (risos)
Isso de 10/15 ou é 10 ou é 15... Subcontrata um electricista que pode ser um cromo qq e idem... e depois de acabar a garantia vêm os problemas.
Colocado por: raquel.jmaSim, sim, tem de ser tudo responsabilidade dele.
Peça mais, muitos mais orçamentos, mas lembre-se que sempre que pedir, os critérios têm de ser os mesmos, senão não tem base comparativa.
Pelo menos uns 5Estas pessoas agradeceram este comentário:lumarydani
Colocado por: P+V ARQVou-lhe dar uma resposta que em nada o ajudará, mas, via-me desculpar desde já, apetece-me mesmo.
Tivesse pago mais ao arquitecto e à equipe projectista para uns projectos de execução completos, com medições, caderno de encargos, condições técnicas gerais e especificas, e não estaria agora a gastar o seu tempo na internet para tentar (não) resolver um assunto tão importante como a construção da sua nova habitação. Agora, mesmo que ache que não, vai ser comido com os trabalhos a mais, materiais duvidosos, péssima execução e por aí em diante. Boa sorte...
Colocado por: Luis K. W.«Casa rés-de-chão em granito azul de 160 m2 (10 largura x 16 comprimento), com 2 quartos, 1 suite com casa de banho e closet, 1 sala, 1 cozinha e 1 casa de banho, 1 hall de entrada e corredor de acesso aos quartos. O terreno não é plano tem incluinação ( 650 m2 com 17 m de lagura.»
Com esta descrição, e com materiais à minha escolha, eu faço por 89.000euros+IVA. O que ultrapassar este valor paga você.
:-)
Isso que lhe entregaram é o «orçamento-tipo» DO QUE NÃO SE DEVE ACEITAR.
Mas V também não pode estar à espera que TODOS os empreiteiros se vão dar ao trabalho de medir minuciosamente as plantas para lhe apresentar os preços unitários (ainda a irá baralhar mais porque todos apresentarão quantidades E materiais diferentes).
A responsabilidade de elaborar UM caderno de encargos e mapa de medições é sua. Se não o fizer, quando olhar para os orçamentos não saberá o que está a comparar...
Note: Eu entreguei ontem uma proposta de orçamento para REMODELAR UM APARTAMENTOzinho, com uns 100m2, que tinha DOZE PÁGINAS cheias de números de alto a baixo! :-)
Colocado por: zedasilvalumarydani
Já que o arquitecto é da família aproveite para lhe dar uns "calduços" e diga que fomos nós que manda-mosEstas pessoas agradeceram este comentário:lumarydani
Colocado por: P+V ARQSim, de-lhe uns calduços, mas depois dinheiro: um projecto de execução, custa a fazer: são muita horas despendida em prol da SUA casa. E se o amigo de família não quiser mesmo fazer, arranje outro técnico.
Colocado por: lumarydanialém disse é da família só que ajudar e não prejudicar
Colocado por: Pedro BarradasOlhe aqui um exemplo.. ainda voçês se queixam.... este é de um empreiteiro que conheço, e é honesto. ;)
Colocado por: Pedro BarradasEste tipo de orçamentos é comum, em zonas rurais, em empreiteiros pequenos e onde todos se conhecem, Normalmente, não vai haver crise. Mas convem mandar rectificar alguns orçamentos, por forma a minimizar alguns mal entendidos.
Neste caso, pelo menos a questão do s tectos de preços para os materiais de revestimento, sanitários e aparelhos de manobra.
Projectos de execução e mapas de quantidades... nem lhe irão responder.. ou respondendo, irão apresentar um orçamento, mais uma vez, pelo valor global. e os projectos, com uma série de desenhos, e peças escritas imensas, não irão servir de muito.. pois tmab´m não olharão para elas.
Se a arquitectura é "corrente", dentro dos moldes do que estão habituados a construir, os acabamentos e afins são os considerados habituais... peça referências do Empreiteiro e escolha um.
Olhe aqui um exemplo.. ainda voçês se queixam.... este é de um empreiteiro que conheço, e é honesto. ;)
PS: mas não ganhou a obra... porque apesar de ter o preço mais baixo, o orçamento não inspirou confiança ( o dono de obra é de "fora")Estas pessoas agradeceram este comentário:lumarydani