Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a iniciar o processo de construção de uma moradia de rc e andar,encontramo-nos na fase de submissão do projecto à Câmara Municipal local.
    Algumas questões e dúvidas se me colocam quanto às pontes térmicas se as há. Por exemplo, por um lado, há ou não pontes térmicas entre as varandas e a placa de piso (já que aquelas são um prolongamento desta?) e nos peitoris das janelas (em granito)? Se há como irão ser eliminadas? Por outro lado, na fixação dos tubos condutores das águas pluviais, das caleiras para o solo e também na fixação de caixilharia e porta de entrada, como serão eliminadas as pontes térmicas?

    Naturalmente que competia ao técnico responsável pelo projecto de arquitectura, nunca tive contacto com os autores dos das especialidades, prestar-me estes esclarecimentos, mas sempre que o indaguei sobre a utilização do "cappotto" não senti grande segurança nas respostas, de tal forma que o processo que me foi proposto foi a parede dupla com isolamento com esferovite na caixa de ar e "cappotto" por fora.

    Se me puderem esclarecer fico grato.
    emcv
  2.  # 2

    Boas

    ... há ou não pontes térmicas entre as varandas e a placa de piso (já que aquelas são um prolongamento desta?) e nos peitoris das janelas (em granito)?



    Se há como irão ser eliminadas? Por outro lado, na fixação dos tubos condutores das águas pluviais, das caleiras para o solo e também na fixação de caixilharia e porta de entrada, como serão eliminadas as pontes térmicas?


    Não têm necessariamente de ser eliminadas, podem existir desde que os seus efeitos sejam contabilizados no estudo e tomadas as devidas providências para que o objectivo final - a manutenção das condições de conforto com o mínimo custo energético - seja atingido.

    ... o processo que me foi proposto foi a parede dupla com isolamento com esferovite na caixa de ar e "cappotto" por fora.

    Começo a entender a sua falta de confiança no técnico: está a misturar duas soluções diferente e, quanto a mim, a fazê-lo gastar dinheiro inutilmente: isolamento na caixa de ar ou isolamento pelo exterior, as duas coisas não.

    cumps
    José Cardoso
  3.  # 3

    Obrigado pela sua ajuda José Cardoso,
  4.  # 4

    Já agora...

    Qual o mais eficiente / durável para uma habitação semelhante?
  5.  # 5

    O que for melhor aplicado.
  6.  # 6

    Boas

    O Sistema ETICS (vulgo "cappotto") sendo bem aplicado é melhor, porque é mais fácil eliminar pontes térmicas (falando de construção corrente).

    Cumprimentos
  7.  # 7

    Eu acho que é mais fácil eliminar pontes térmicas isolando por dentro. Por ex, uma casa com 2 ou 3 palas em betão e um terraço no piso 1, se for isolada por dentro, eliminam-se essas pontes térmicas, climatizam-se as areas interiores com muito menos percas e a estrutura fica lá fora...

    Abraço, Pedro
  8.  # 8

    .. cada caso é um caso, que deverá ser analizado e ponderado na escolha da solução a executar.
  9.  # 9

    Eu sei que o Dias tem a sua casa com isolamento por fora e que defende o sistema. A minha casa não está isolada por fora nem, devidamente, por dentro.A minha opinião é apenas baseada em “experiências” noutras casas, com diferentes isolamentos, exterior (capotto) e interior (manta lã rocha+pladur). Claro que são casos específicos, com características/pormenores particulares e que dependem de muitos factores, como a localização ou qualidade do trabalho. A conclusão a que chego é que, o ideal seria ter o isolamento nos dois lados, exterior e interior. A ter de escolher prefiro o interior, por ter de aquecer/arrefecer apenas o ar da divisão, esta é a minha opinião.

    Acho que os dois exemplos que dei, apesar de acontecerem quase sempre em construções especificas (modernas), representam um problema no método de isolamento exterior. Os dois exemplos que dá, para o caso da placa térrea, pode ser resolvido por ex por umas placas tipo xps no piso, ou outro, tipo uma massa especifica, penso já ter lido algures sobre soluções para isso. A placa de tecto, é o normal, pladur com isolamento manta lã rocha. E claro, paredes interiores revestidas a pladur + isolamento igual.

    Abraço, Pedro
  10.  # 10

    Boas

    A ter de escolher prefiro o interior, por ter de aquecer/arrefecer apenas o ar da divisão, esta é a minha opinião.

    Que pode estar certa dependendo do seu estilo de vida (tempo de permanência em casa). Para outros estilos de vida e de usufruto da casa pode ser contraproducente.

    A conclusão a que chego é que, o ideal seria ter o isolamento nos dois lados, exterior e interior.

    Mas esta conclusão não corresponde à realidade, basta uma das opções - a mais indicada para o caso específico - desde que bem executada.

    Sabe que existem outra formas de isolamento pelo interior para além da lã de rocha e das paredes de gesso laminado? Nem pior, nem melhor, apenas diferente, mais adequada para certos casos e menos para outros?

    cumps
    José Cardoso
  11.  # 11

    Colocado por: j cardosoBoas

    A ter de escolher prefiro o interior, por ter de aquecer/arrefecer apenas o ar da divisão, esta é a minha opinião.

    Que pode estar certa dependendo do seu estilo de vida (tempo de permanência em casa). Para outros estilos de vida e de usufruto da casa pode ser contraproducente.

    A conclusão a que chego é que, o ideal seria ter o isolamento nos dois lados, exterior e interior.

    Mas esta conclusão não corresponde à realidade, basta uma das opções - a mais indicada para o caso específico - desde que bem executada.

    Sabe que existem outra formas de isolamento pelo interior para além da lã de rocha e das paredes de gesso laminado? Nem pior, nem melhor, apenas diferente, mais adequada para certos casos e menos para outros?

    cumps
    José Cardoso


    Certamente que sim, mas tal como eu disse atrás, a minha opinião é baseada em experiencias com o sistema capotto para o exterior e a manta lã de rocha + pladur para o interior. No caso do isolamento interior, o ex que tenho é de um colega que, tal como eu, tem um enorme prazer em usufruir da casa, onde durante todo o ano, consegue temperaturas interiores a rondar os 22 graus com poucas variações e um consumo (€€) de meter inveja ( sistema piso radiante + pellets + isolamento lã rocha + pladur).

    Diz que basta isolar só por um lado. Quer dizer que assim (isolando só de um dos lados) consegue-se melhor eficiência (em custos na climatização), do que, se isolar interior e exterior?

    Abraço, Pedro
  12.  # 12

    Boas

    Não, quero dizer que os sistema for adequado às circunstâncias e bem executado, o 2ºsistema é redundante e um desperdício de dinheiro.

    cumps
    José Cardoso
  13.  # 13

    Portanto, o ideal mesmo seria isolar dos dois lados, mais eficaz térmicamente e económicamente na climatização de uma casa.

    O desperdicio de dinheiro é muito relativo e varia muito entre carteiras. Eu acho desperdicio de dinheiro, por ex, trocar de carro de 5 em 5 anos, mas há pessoas que não...

    Abraço, Pedro
  14.  # 14

    E acha pouco, 24 graus com apenas 2/3 dias de calor a sério? E no piso de cima, quantos graus tem? Acho que ao que custa o sistema, penso que na ordem dos 50€/m2, deveria ser mais eficaz...Bem, eu neste momento, com 28/29 graus lá fora, tenho 22 graus na casa toda...mas com Ac...eheh

    A Alemanha é um pais em que as temperaturas são mais baixas e constantes. São meses seguidos de frio. Ai, aproveitando a inércia no aquecimento e quase de certeza o menor custo de aplicação do sistema Etics, será uma boa opção. Em Portugal, e muito recentemente, temos 4/5 dias seguidos com 30/32 graus e de repente na semana a seguir, nublado e menos 10 graus lá fora. Aqui, para mim, o ideal é isolar por dentro e aquecer/arrefecer só o ar da divisão. É assim que entendo as coisas.

    Abraço, Pedro
  15.  # 15

    de uma forma teórica acho que se pode dizer o seguinte:

    nos paises mais a norte, a radiação solar não é tão intensa, dai preferirem isolar logo tudo por fora e apenas utilizar os vãos para ganhos solares.
    Já em portugal de uma forma geral certos estudos referem a importância da massa termica e como temos um clima intermédio penso que a parede dupla bem executada responde perfeitamente.
    Mas é como o Pedro Barradas diz, cada caso é um caso e tem até que ser analisado e face ás opções de vãos (suas dimensões e qualidade do vidro e caixilhos e sombramentos) em presença.
  16.  # 16

    Colocado por: marco1de uma forma teórica acho que se pode dizer o seguinte:

    nos paises mais a norte, a radiação solar não é tão intensa, dai preferirem isolar logo tudo por fora e apenas utilizar os vãos para ganhos solares.
    Já em portugal de uma forma geral certos estudos referem a importância da massa termica e como temos um clima intermédio penso que a parede dupla bem executada responde perfeitamente.
    Mas é como o Pedro Barradas diz, cada caso é um caso e tem até que ser analisado e face ás opções de vãos (suas dimensões e qualidade do vidro e caixilhos e sombramentos) em presença.


    Sim, talvez seja mesmo essa a solução intermédia com a melhor relação custo obra/custo climatização. Eu só acrescentava pelo menos, os tectos falsos com isolamento, para o ar aquecido da divisão não dissipar pela laje do tecto.

    Abraço, Pedro
  17.  # 17

    Colocado por: Anonimo16062021nos Portugueses temos que ser sempre diferentes dos outros,eu já me referi aqui neste fórum que em termos de isolamento ETICS os Alemães já o aplicam á mais de 50 anos e eles sempre,ou quase sempre quando se trata de isolar uma casa o executam pelo exterior,

    Olhe, já os norte americanos e canadianos isolam (faz décadas) pelo interior. No que ficamos? São eles os "burros"? Somos nós?! São os alemães?!
    Se as coisas fossem tão lineares sobre que sistema é melhor TODOS usavam o mesmo...
  18.  # 18

    Colocado por: Anonimo16062021
    Colocado por: Pedro FernandesE acha pouco, 24 graus com apenas 2/3 dias de calor a sério? E no piso de cima, quantos graus tem? Acho que ao que custa o sistema, penso que na ordem dos 50€/m2, deveria ser mais eficaz...Bem, eu neste momento, com 28/29 graus lá fora, tenho 22 graus na casa toda...mas com Ac...eheh

    A Alemanha é um pais em que as temperaturas são mais baixas e constantes. São meses seguidos de frio. Ai, aproveitando a inércia no aquecimento e quase de certeza o menor custo de aplicação do sistema Etics, será uma boa opção. Em Portugal, e muito recentemente, temos 4/5 dias seguidos com 30/32 graus e de repente na semana a seguir, nublado e menos 10 graus lá fora. Aqui, para mim, o ideal é isolar por dentro e aquecer/arrefecer só o ar da divisão. É assim que entendo as coisas.

    Abraço, Pedro


    Eu acho pouco sim,24 graus dentro duma casa cem Ac,e com 11 janelas de 2,20m por 1,40 quando la fora esta uns 33 graus,em relação a muitas que eu conheço que nestes dias de calor quase parecem saunas,com o calor que se faz sentir dentro delas.
    E em relação ao piso superior posso lhe dizer que não faz muita diferença,em termos de temperatura o piso inferior,será uns 2 graus.
    Já agora diga-me onde se cobram os 50€ por m2 para aplicação de ETICS,porque sendo assim faço já as malas.


    A obra ao lado da minha casa foi, segundo a dona, 50€/m2, cerca de 10000€ no total. Acredito que se faça por menos, mas não é o preço que está em causa.

    Portanto, no piso superior, terá 26 graus...já acho bastante. A minha casa, com tantas pontes tèrmicas, antes de ter Ac, andava por esses valores, nas mesmas condições, piso superior, com 4/5 dias de calor seguidos, ou seja, talvez sejam valores normais para este tipo de construção. Daí, esperava melhor do isolamento exterior.

    Abraço, Pedro
  19.  # 19

    Boas

    Daí, esperava melhor do isolamento exterior.

    E os outros factores?

    - Forma da casa (coeficiente de forma)
    - Localização, exposição solar
    - Nº e dimensões dos vão envidraçados em cada direcção
    - Tipo de caixilharia e vidros
    - Sombreamentos
    etc. etc. etc.

    Não pode fazer a comparação baseado apenas num dos factores.

    cumps
    José Cardoso
  20.  # 20

    Colocado por: j cardosoBoas

    Daí, esperava melhor do isolamento exterior.

    E os outros factores?

    - Forma da casa (coeficiente de forma)
    - Localização, exposição solar
    - Nº e dimensões dos vão envidraçados em cada direcção
    - Tipo de caixilharia e vidros
    - Sombreamentos
    etc. etc. etc.

    Não pode fazer a comparação baseado apenas num dos factores.

    cumps
    José Cardoso


    Exacto, mas ainda assim e apesar das 11 janelas do Dias (eu tenho 21 janelas, mais pequenas concerteza) e comparando por ex com a minha casa e tipo de construção, acho 24/26 graus muito para os dias de calor seguidos que tivemos.

    Abraço, Pedro
 
0.0208 seg. NEW