Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

A crise de liquidez das últimas semanas, que está a dificultar o acesso da banca portuguesa a financiamentos externos, agravou ainda mais o custo do crédito para as famílias.

Segundo noticia hoje o “Diário de Notícias”, dois dos maiores bancos portugueses - Banco Espírito Santo (BES) e Millennium bcp - aumentaram ontem os seus spreads nos empréstimos à habitação.

O BES aumentou o “spread” para um mínimo de dois pontos e um máximo de 4,4 pontos percentuais, sendo que antes praticava um intervalo mínimo de 0,90 pontos e um máximo de 3,80.

Assim, um novo cliente que só consiga negociar com o BES um spread máximo, vê a prestação de um empréstimo de 150 mil euros, a 30 anos, passar de 782 euros para 838 euros, um agravamento de 56 euros mensais, salienta o DN.

O Millennium bcp, por seu lado, mantém o spread mínimo em um ponto percentual, mas agrava a margem máxima dos anteriores 2,30 para três pontos percentuais.

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=426021

--------

O BES ter um spread mínimo de 2%....meu Deus !!!! e falta agora a CGD, o Santander...etc...mas não devem demorar muito

Eu estou muito assustado porque estou com um pedido de empréstimo a decorrer, como é que as famílias podem aguentar estes spreads quando a euribor aumentar para os 4 ou 5 % ? ficamos a pagar perto de 7 % de juros....

se a Grécia e os restantes estados não aguentam um juro desses, vão aguentar as famílias ? ainda para mais com os impostos ao rendimento e etc agravados ?

onde vamos parar ?
    • eu
    • 18 maio 2010

# 2

Colocado por: altaronde vamos parar ?

Vamos voltar à economia baseada na riqueza produzida em vez de uma economia alimentada por crédito externo.
  2.  # 3

Colocado por: eu
    Colocado por: altaronde vamos parar ?

Vamos voltar à economia baseada na riqueza produzida em vez de uma economia alimentada por crédito externo.

pois, isso é óptimo

quer dizer que um trabalhador tem que poupar durante 20, 30 ou 40 anos para comprar uma casa.....pelo menos atendendo aos salários praticados em Portugal e pouca ou nenhuma alternativa

Na Alemanha ou França pelo menos haveria casas para arrendar, e muitas...
    • eu
    • 18 maio 2010

# 4

Claro que não é bom, mas é inevitável.
  3.  # 5

Na primeira metade dos anos 80 cheguei a ter juros de 32,5% no crédito à habitação.
  4.  # 6

Colocado por: macalNa primeira metade dos anos 80 cheguei a ter juros de 32,5% no crédito à habitação.

E tinha quanto de juros nos depósitos a prazo? E quanto era a inflação?
  5.  # 7

Eu estou muito assustado porque estou com um pedido de empréstimo a decorrer, como é que as famílias podem aguentar estes spreads quando a euribor aumentar para os 4 ou 5 % ? ficamos a pagar perto de 7 % de juros....

Isto não irá acontecer, porque o Spread varia em sentido inverso ao Euribor. Quer dizer que só está alto agora porque a Euribor está em valores minimos. Quando a Euribor subir para valores "normais" então os bancos irão tendencialmente baixar novamentes os Spreads.
  6.  # 8

Colocado por: vmontalvao
    Isto não irá acontecer, porque o Spread varia em sentido inverso ao Euribor.

Não sei se o que o rjmsilva quis dizer, foi antes que quem agora fizer crédito nestas condições, depois quando a Euribor subir, terá o mesmo spread, porque foi contratado hoje nestas condições de spreads. Logo, vai acumular spread e Euribor altos, ao contrário de quem fizer contrato nessa altura: spread baixo e Euribor alto.

Ou irão os bancos baixar os spreads altos previamente acordados?
  7.  # 9

Colocado por: zezinha
    Colocado por: vmontalvao
    Isto não irá acontecer, porque o Spread varia em sentido inverso ao Euribor.

Não sei se o que o rjmsilva quis dizer, foi antes que quem agora fizer crédito nestas condições, depois quando a Euribor subir, terá o mesmo spread, porque foi contratado hoje nestas condições de spreads. Logo, vai acumular spread e Euribor altos, ao contrário de quem fizer contrato nessa altura: spread baixo e Euribor alto.

Ou irão os bancos baixar os spreads altos previamente acordados?

Terá que renegociar o contrato nessa altura, se estiver em posição de o fazer...
  8.  # 10

Colocado por: vmontalvao Isto não irá acontecer, porque o Spread varia em sentido inverso ao Euribor. Quer dizer que só está alto agora porque a Euribor está em valores minimos. Quando a Euribor subir para valores "normais" então os bancos irão tendencialmente baixar novamentes os Spreads.

Não é bem assim. Os spreads variam em função dos custos de financiamento dos bancos.
  9.  # 11

Eu sei que as pessoas podem renogociar. Simplesmente pareceu-me que parte do receio de quem questionou isto, era exactamente não estar nessa posição. Eu já estou servida e relativamente bem.
  10.  # 12

Quem tem os antigos spreads (no meu caso Eur 3M + 0.4 de spread) que os preserve, por vezes melhor que amortizar o credito é por a render, pelo menos neste momento (não se perde muito dinheiro e sempre se tem disponibilidade financeira para alguma emergência)! Só o spread actual é muuuito maior que Eur + Spread antigo!

Com a baixa da taxa de juro, a minha prestação caiu para quase metade!!! Só tive uma solução: poupar aquele dinheiro porque as taxas vão voltar a subir e a minha prestação vai voltar lá para cima!!!

Os spreads actuais são incomportaveis (mesmo com muito cross-seling) mas isto será conversa para qd as Euribor subirem, aí sim viva o mal parado!
    Quem está a pedir crédito habitação de algum tempo a esta parte que se prepare: a prestação vai disparar!

Para agora os spreads ainda vão aumentar mais, embora no futuro possam baixar um pouco, nunca mais voltam aos que se praticavam para a generalidade da população até fins de 2007, meados de 2008!

0.0121 seg. NEW