Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.
    Possuo um terreno de 674m2 numa freguesia de Viana do Castelo, e estou interessado em construir uma moradia. O que me faz partilhar isto com vocês é a necessidade de receber alguns esclarecimentos/ ensinamentos de pessoas que têm a real noção do que é construir uma casa. Antes de contactar um arquitecto, desejava ter já algumas ideias bases do que quero. A questão do dinheiro é claramente importante, e o meu desejo era não gastar muito mais de 100.000€ em tudo o que envolve a construção de uma casa (excepto aquisição do terreno). O meu sonho seria uma moradia térrea em L, mas começam aqui as minhas dúvidas:
    - Até que ponto a construção de uma moradia térrea não fica mais dispendiosa de que uma com a mesma área mas com piso elevado?
    - Qual poderá ser o valor aproximado/ intervalo de valores para uma moradia com área coberta de +/- 160m2 + garagem para dois carros (+/- 30m2) + anexo com 15m2? Sei que falam em valores por m2 na ordem dos 750€ a 1000€, confirma-se estes valores para uma construção boa, mas sem recorrer a grandes luxos dispensáveis para um utilizador comum?
    - Em termos de orçamentação do valor da construção, há alguma ferramenta que por muito básica que seja me possa fazer ter uma ideia próxima?
    - Por norma, qual o tempo de espera desde que se vai ao arquitecto até a casa estar legalmente concluída, correndo tudo a uma velocidade normal? Mais de 2 anos?
    - algum conselho útil que me possam dar e que eu não tenha questionado?

Agradeço as respostas, e peço desculpa por levantar questões por demais básicas para alguns de vocês, mas como já se percebeu, percebo pouquíssimo da arte.

Obrigado
  2.  # 2

até lhe dava um conselho, podia ir ter com um bom gabinete de arquitectura e expor que queria uma casa com cerca de 200 m2 ( casa, anexo e garagem) e que queria uma casa bem concebida mas a cortar no que não fosse primordial, e que queria gastar no máximo 110 mil euros. Ou seja o projecto deveria vir de tal forma estudado e pelo preço que fosse, mas com a garantia que a construção iria ficar no valor de 110 menos o valor do projecto.
    Quanto a prazos para isso tudo, depende muito das camaras e não só, mas supondo que tudo fosse linear, realmente 2 anos é uma estimativa real. Já vi casos em que tudo isso não chegou a um ano.

0.0089 seg. NEW