Boa noite. Possuo um terreno de 674m2 numa freguesia de Viana do Castelo, e estou interessado em construir uma moradia. O que me faz partilhar isto com vocês é a necessidade de receber alguns esclarecimentos/ ensinamentos de pessoas que têm a real noção do que é construir uma casa. Antes de contactar um arquitecto, desejava ter já algumas ideias bases do que quero. A questão do dinheiro é claramente importante, e o meu desejo era não gastar muito mais de 100.000€ em tudo o que envolve a construção de uma casa (excepto aquisição do terreno). O meu sonho seria uma moradia térrea em L, mas começam aqui as minhas dúvidas: - Até que ponto a construção de uma moradia térrea não fica mais dispendiosa de que uma com a mesma área mas com piso elevado? - Qual poderá ser o valor aproximado/ intervalo de valores para uma moradia com área coberta de +/- 160m2 + garagem para dois carros (+/- 30m2) + anexo com 15m2? Sei que falam em valores por m2 na ordem dos 750€ a 1000€, confirma-se estes valores para uma construção boa, mas sem recorrer a grandes luxos dispensáveis para um utilizador comum? - Em termos de orçamentação do valor da construção, há alguma ferramenta que por muito básica que seja me possa fazer ter uma ideia próxima? - Por norma, qual o tempo de espera desde que se vai ao arquitecto até a casa estar legalmente concluída, correndo tudo a uma velocidade normal? Mais de 2 anos? - algum conselho útil que me possam dar e que eu não tenha questionado?
Agradeço as respostas, e peço desculpa por levantar questões por demais básicas para alguns de vocês, mas como já se percebeu, percebo pouquíssimo da arte.
até lhe dava um conselho, podia ir ter com um bom gabinete de arquitectura e expor que queria uma casa com cerca de 200 m2 ( casa, anexo e garagem) e que queria uma casa bem concebida mas a cortar no que não fosse primordial, e que queria gastar no máximo 110 mil euros. Ou seja o projecto deveria vir de tal forma estudado e pelo preço que fosse, mas com a garantia que a construção iria ficar no valor de 110 menos o valor do projecto. Quanto a prazos para isso tudo, depende muito das camaras e não só, mas supondo que tudo fosse linear, realmente 2 anos é uma estimativa real. Já vi casos em que tudo isso não chegou a um ano.