Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho uma pequena arrecadação no sótão do prédio onde vivo, e estou a pensar converter essa arrecadação num pequeno "estudio" ou "atelier" (um local onde possa ter "as minhas coisas", desenhar, pintar, etc... afastado da confusão da casa)

O telhado é em madeira e telha de cimento preta. è muito quente, e muite pequeno (área: 3,5 X 4,5; Parte mais alta: 2,1 m de altura; parte mais baixa: 0,5 metros de altura) o que dá uma área útil muito pequena, mas como é para estar sentado...

A minha ideia era isolar o telhado para não ser muito quente no verão (e frio no inverno) com um material que n fosse muito "grosso" p n diminuir ainda mais o espaço disponível. Pretendia ainda colocar uma janela de sótão (tipo velux ou outra mais barata) e colocar um pavimento sintético no chão.

A minha grande dúvida é: qual o melhor material para o isolamento térmico do telhado (mais eficiente) e que seja o menos volumoso possível.

Obrigado
    •  
      alv
    • 19 maio 2010

# 2

Vivam!
    Desse material, fino, barato fresco de verão e quente de inverno, não desse não temos, mas temos outros!
    Desculpe a brincadeira, mas isso é o todos procuramos, mas não há.

Agora se quiser perder alguma altura, entre 7 a 10cm, aplicar um tecto falso, com isolamento térmico em manta de lã de vidro (sugestão minha ( é que hoje estive a estudar uns pareceres de uns ilustres advogados e esta coisa da"sugestão nossa" estava constantemente lá e não me sai da cabeça)) e assim vai conseguir algum isolamento térmico, embora não transforme um sótão fio em quente nem quente em fresco, mas ajuda.
    Da mesma forma que num outro post, sugiro que contacte alguém que perceba do assunto.
    Mais uma vez, diga-nos a zona e pode receber sussurros a tentar contactá-la- Este forum tem coisas assim!!
    Boa sorte e "fassam" parte.
  2.  # 3

saber a zona era importante
  3.  # 4

Boa noite,

espero ter sorte na reanimação deste tópico...

Assim como o filipe_mp também possuímos uma arrecadação no sótão do prédio, não acessível directamente a partir da nossa casa.
    O telhado está em telha daquela alaranjada e com vigas de betão.
    Não pretendendo, para já, aproveitar o espaço para habitar, mas apenas como arrumação e para um atelier, gostava de dar um aspecto mais acabado ao telhado.
    Não se pretende também garantir um isolamento térmico e acústico a 100%, pois não influencia em nada a casa em si. No entanto, através dos buraquinhos entre as telhas entra imenso pó e pequenos insectos, o que numa área que está quase sempre fechada vai acumular imenso e acabar por sujar tudo o que la está armazenado.

Resumindo:
    Acabar com: bichos, pó, eventual entrada da água da chuva
    Manter: ventilação, iluminação natural
    Obter: temperatura mais suportável mas sem se tornar habitável a 100%

Depois de isolado (com esferovite se for essa a solução por exemplo) o espaço torna-se irrespirável? Aquece muito mais se a única iluminação disponível for eléctrica?
    Muito obrigada!
  4.  # 5

siga o post do cimento, que está a converter um sótão numa divisão habitável.
    um bom exemplo do que uma pessoa determinada pode fazer.
  5.  # 6

Obrigada pela resposta!

Já estive a ver os posts do cimento e realmente estão impecáveis.
    Mas o objectivo aqui é muito mais simples, não com o objectivo de tornar habitável.
    •  
      alv
    • 6 abril 2011

# 7

Vivam!
    Serenidade, é preciso apenas ler os post´s sobre o assunto que há por aqui muitos.
    Resumindo, uma hipótese é sempre o isolamento térmico acústico com manta de lã de vidro, sobre um tecto falso em pladur.
    Dependendo da quantidade de isolamento e da qualidade dos instaladores, transforma o espaço em espaço utilizável. Colocando janelas de telhado pode usufruir da luz e ventilação e assim, sem dar por isso o seu sótão transforma-se no escape da casa.
    Como em todas as discussões costumamos dizer, contacte alguém na sua zona que entenda do assunto.
    "Fassam" parte

0.0125 seg. NEW