Quem coloca a marcação CE é o próprio fabricante.
Colocado por: Jorge Rocha... estas marcações não servem os clientes...porque ao observar a quantidade de papelada e subterfúgios obrigatórios que temos que guardar em arquivo,o comprovam.É assim como o «método de avaliação dos professores» (que entretanto foi simplificado), mas aplicado aos serralheiros? :-)
Colocado por: yuriEm obras grandes tenho conhecimento que a fiscalização está a exigir os certificados CE de todos os produtos apesar de ser uma obrigação da ASAE fiscalizar este mercado.Trata-se então de um «certificado» que, no caso dos particulares, vai para o lixo na primeira oportunidade...
Colocado por: Luis K. W.
A fiscalização das obras também me exige o comprovativo do pagamento do seguro de acidentes trabalho - que é uma obrigação da ASAE - e o Alvará -que é uma obrigação das Câmaras - etc.
Colocado por: Luis K. W.Colocado por: Jorge Rocha... estas marcações não servem os clientes...porque ao observar a quantidade de papelada e subterfúgios obrigatórios que temos que guardar em arquivo,o comprovam.É assim como o «método de avaliação dos professores» (que entretanto foi simplificado), mas aplicado aos serralheiros? :-)
A ver se nos entendemos.
Eu pretendo adquirir 3 ou 4 caixilhos com 2,20m de altura x 1,40m de largura, com 2 folhas de abrir sendo uma de oscilobatente, e com vidros duplos xpto por serem virados a sul.
Consulto meia dúzia de serralheiros que trabalham com materiais diferentes e escolho um que trabalha com determinada MARCA e propõe uma determinada série.
Com que é que eu devo contar para confirmar que aquilo está em conformité européenne, ou non? Um documento de garantia? Um autocolante colado no vidro?
E numa porta blindada?
Colocado por: Pedro2Colocado por: Jorge RochaColocado por: raquel.jmaCaro Jorge,
Aquilo que refere aplica-se á generalidade das marcações de produto, como ROhs, etc, etc e tal. Facilmente a empresa fabricante se descarta de inumeras situações em que o produto possa ser afecto a reclamações: uma das mais conhecidas é alegarem a má instalação do mesmo e fica resolvido.
Significado de CE: "Conformité Européene"
O problema que está,é que a UE apenas se preocupou com o objectivo(fisco)
Como já adiantei anteriormente,estas marcações não servem os clientes...porque ao observar a quantidade de papelada e subterfúgios obrigatórios que temos que guardar em arquivo,o comprovam.Não tem a haver com descartações,tem a haver com a única preocupação da UE
A marcação CE não se aplica apenas às caixilharias... a verdade é que é preciso tentar filtrar o mercado, removendo verdadeiros vigaristas. Complicado ou não, sempre é uma ajuda nessa selecção... ou têm sugestões para um sistema alternativo à marcação CE?? Alguma coisa tem de existir...
Colocado por: Jorge RochaColocado por: Pedro2Colocado por: Jorge RochaColocado por: raquel.jmaCaro Jorge,
Aquilo que refere aplica-se á generalidade das marcações de produto, como ROhs, etc, etc e tal. Facilmente a empresa fabricante se descarta de inumeras situações em que o produto possa ser afecto a reclamações: uma das mais conhecidas é alegarem a má instalação do mesmo e fica resolvido.
Significado de CE: "Conformité Européene"
O problema que está,é que a UE apenas se preocupou com o objectivo(fisco)
Como já adiantei anteriormente,estas marcações não servem os clientes...porque ao observar a quantidade de papelada e subterfúgios obrigatórios que temos que guardar em arquivo,o comprovam.Não tem a haver com descartações,tem a haver com a única preocupação da UE
A marcação CE não se aplica apenas às caixilharias... a verdade é que é preciso tentar filtrar o mercado, removendo verdadeiros vigaristas. Complicado ou não, sempre é uma ajuda nessa selecção... ou têm sugestões para um sistema alternativo à marcação CE?? Alguma coisa tem de existir...
As nossas sugestões não interessam a quem interessa,sabe porquê?
Porque nos obrigaram as estas marcações sem consultar muito bem quem fabrica os caixilhos.Logo as opiniões de quem mais é formado no assunto,nada interessam aos clientes...provas?Pois claro,em vez de os clientes(na maioria)consultarem o fabricante de caixilhos,por exemplo,vão consultar quem vende perfis que não entendem nada do assunto.
Ainda por cima muitas vezes os caixilhos são ensaiados por exemplo com furos em aros inferiores o que acho uma aberração(não é necessário)só para quem sabe pois claro,sabe que mais?Ainda por cima somos obrigados a furar os caixilhos por baixo para a pedra só porque alguém levou esses mesmos tipo de caixilhos a ensaio com essa aberrativa forma de fazer a janela.
Colocado por: yuriQuem coloca a marcação CE é o próprio fabricante.
A marcação CE não é igual para todos os produtos, apesar de ser sempre o próprio a colocar a marca CE no produto (não íamos pedir à ASAE para os marcar) em muitos dos produtos da construção é necessário uma auditoria por entidade notificada para tal, auditorias essas que custam muito dinheiro, e que implicam sistemas de controlo de produção que se forem bem feitos também custam muito dinheiro.
Na minha opinião marca CE não é sinónimo de qualidade, é sinónimo de conformidade com uma norma que normalmente assenta em requisitos básicos essenciais que determinado produto deve ter.
O problema está justamente na fiscalização (não existe) e os consumidores não estão nem informados nem para se chatear acerca compra de produtos com marca CE, e continuamos assim a viver numa situação de concorrência desleal em muitos casos entre os cumpridores e os infractores.
Em obras grandes tenho conhecimento que a fiscalização está a exigir os certificados CE de todos os produtos apesar de ser uma obrigação da ASAE fiscalizar este mercado.Estas pessoas agradeceram este comentário:raquel.jma,Luis K. W.
A fiscalização das obras também me exige o comprovativo do pagamento do seguro de acidentes trabalho - que é uma obrigação da ASAE - e o Alvará -que é uma obrigação das Câmaras - etc.
Colocado por: yuriA fiscalização das obras também me exige o comprovativo do pagamento do seguro de acidentes trabalho - que é uma obrigação da ASAE - e o Alvará -que é uma obrigação das Câmaras - etc.
No caso do seguro de acidentes de trabalho existe a força de um decreto-lei a obrigar o dono da obra a esta solicitação. No caso da marcação CE a responsabilidade está toda nos fabricantes e nos fiscalizadores do mercado.
Num mercado "perfeito", o cliente final é que se devia preocupar com a compra de materiais em conformidade com a legislação.
Colocado por: Pedro2A verdade é que a falta da marcação CE já dá para embargar obras públicas...
Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,
Se não estou em erro existe na ficha de segurança contra incêndio a entregar pelo técnico responsável ( engenheiro ou arquitecto) um campo onde atesta que os materias utilizados estão de acordo com a lei em vigor. Para alguns materiais onde se aplicam os ETA existe legislação especifica.
Cumprimentos
Colocado por: Pedro2Num mercado "perfeito", o cliente final é que se devia preocupar com a compra de materiais em conformidade com a legislação. Mais, devia denunciar quem lhe oferece alternativas ilegais.
Se a obra envolve um arquitecto, ele é que devia ter essa responsabilidade. Ou já será assim?
Colocado por: Pedro2Da mesma forma que todos os cidadão devem conhecer (ou pelo menos situar-se) as suas obrigações relativamente aos impostos - preencher um declaração de IRS, por exemplo, não se pode decidir pela construção de uma casa sacudindo a água do capote pensando que com €€ se pode transferir toda a responsabilidade para os técnicos... não?
Colocado por: PBarataColocado por: Pedro2A verdade é que a falta da marcação CE já dá para embargar obras públicas...
Tem exemplos em que tenha acontecido?
Em que se baseia?