Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Quem coloca a marcação CE é o próprio fabricante.

A marcação CE não é igual para todos os produtos, apesar de ser sempre o próprio a colocar a marca CE no produto (não íamos pedir à ASAE para os marcar) em muitos dos produtos da construção é necessário uma auditoria por entidade notificada para tal, auditorias essas que custam muito dinheiro, e que implicam sistemas de controlo de produção que se forem bem feitos também custam muito dinheiro.

Na minha opinião marca CE não é sinónimo de qualidade, é sinónimo de conformidade com uma norma que normalmente assenta em requisitos básicos essenciais que determinado produto deve ter.

O problema está justamente na fiscalização (não existe) e os consumidores não estão nem informados nem para se chatear acerca compra de produtos com marca CE, e continuamos assim a viver numa situação de concorrência desleal em muitos casos entre os cumpridores e os infractores.

Em obras grandes tenho conhecimento que a fiscalização está a exigir os certificados CE de todos os produtos apesar de ser uma obrigação da ASAE fiscalizar este mercado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma, Luis K. W.
  2.  # 22

Colocado por: Jorge Rocha... estas marcações não servem os clientes...porque ao observar a quantidade de papelada e subterfúgios obrigatórios que temos que guardar em arquivo,o comprovam.
    É assim como o «método de avaliação dos professores» (que entretanto foi simplificado), mas aplicado aos serralheiros? :-)

A ver se nos entendemos.
    Eu pretendo adquirir 3 ou 4 caixilhos com 2,20m de altura x 1,40m de largura, com 2 folhas de abrir sendo uma de oscilobatente, e com vidros duplos xpto por serem virados a sul.
    Consulto meia dúzia de serralheiros que trabalham com materiais diferentes e escolho um que trabalha com determinada MARCA e propõe uma determinada série.

Com que é que eu devo contar para confirmar que aquilo está em conformité européenne, ou non? Um documento de garantia? Um autocolante colado no vidro?

E numa porta blindada?
  3.  # 23

Colocado por: yuriEm obras grandes tenho conhecimento que a fiscalização está a exigir os certificados CE de todos os produtos apesar de ser uma obrigação da ASAE fiscalizar este mercado.
    Trata-se então de um «certificado» que, no caso dos particulares, vai para o lixo na primeira oportunidade...

A fiscalização das obras também me exige o comprovativo do pagamento do seguro de acidentes trabalho - que é uma obrigação da ASAE - e o Alvará -que é uma obrigação das Câmaras - etc.
    E eu até acho muito bem.
  4.  # 24

Colocado por: Luis K. W.

A fiscalização das obras também me exige o comprovativo do pagamento do seguro de acidentes trabalho - que é uma obrigação da ASAE - e o Alvará -que é uma obrigação das Câmaras - etc.

Tou todo baralhadinho....
    Acidentes de trabalho --> ASAE ? Não é o ACT?
    Alvará --> Câmara? Não é a ASAE?
    Não estamos a confundir pedir o documento, com obrigação de fiscalização?
  5.  # 25

A verdade é que a falta da marcação CE já dá para embargar obras públicas...
  6.  # 26

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: Jorge Rocha... estas marcações não servem os clientes...porque ao observar a quantidade de papelada e subterfúgios obrigatórios que temos que guardar em arquivo,o comprovam.
    É assim como o «método de avaliação dos professores» (que entretanto foi simplificado), mas aplicado aos serralheiros? :-)

A ver se nos entendemos.
    Eu pretendo adquirir 3 ou 4 caixilhos com 2,20m de altura x 1,40m de largura, com 2 folhas de abrir sendo uma de oscilobatente, e com vidros duplos xpto por serem virados a sul.
    Consulto meia dúzia de serralheiros que trabalham com materiais diferentes e escolho um que trabalha com determinada MARCA e propõe uma determinada série.

Com que é que eu devo contar para confirmar que aquilo está em conformité européenne, ou non? Um documento de garantia? Um autocolante colado no vidro?

E numa porta blindada?

Apenas como cliente final precisa de verificar se as etiquetas de marcação CE estão coladas nos vãos,pode ser nos vidros...e documentação entregue por mão referente aos vãos colocados...documentação que é obrigatória a divulgação das capacidades que os vãos têm,apenas 6 são obrigatórias...

Resistência à carga do vento,pressão de ensaio
    Resistência à carga do vento,flecha do aro
    Estanquidade à água sem proteger
    Prestação acústica,com atenuação de som
    Transmissão térmica
    Permeabilidade ao ar em pressão máxima de ensaio
  7.  # 27

Colocado por: Pedro2
    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: raquel.jmaCaro Jorge,

Aquilo que refere aplica-se á generalidade das marcações de produto, como ROhs, etc, etc e tal. Facilmente a empresa fabricante se descarta de inumeras situações em que o produto possa ser afecto a reclamações: uma das mais conhecidas é alegarem a má instalação do mesmo e fica resolvido.
    Significado de CE: "Conformité Européene"

O problema que está,é que a UE apenas se preocupou com o objectivo(fisco)
    Como já adiantei anteriormente,estas marcações não servem os clientes...porque ao observar a quantidade de papelada e subterfúgios obrigatórios que temos que guardar em arquivo,o comprovam.Não tem a haver com descartações,tem a haver com a única preocupação da UE

A marcação CE não se aplica apenas às caixilharias... a verdade é que é preciso tentar filtrar o mercado, removendo verdadeiros vigaristas. Complicado ou não, sempre é uma ajuda nessa selecção... ou têm sugestões para um sistema alternativo à marcação CE?? Alguma coisa tem de existir...

As nossas sugestões não interessam a quem interessa,sabe porquê?
    Porque nos obrigaram as estas marcações sem consultar muito bem quem fabrica os caixilhos.Logo as opiniões de quem mais é formado no assunto,nada interessam aos clientes...provas?Pois claro,em vez de os clientes(na maioria)consultarem o fabricante de caixilhos,por exemplo,vão consultar quem vende perfis que não entendem nada do assunto.
    Ainda por cima muitas vezes os caixilhos são ensaiados por exemplo com furos em aros inferiores o que acho uma aberração(não é necessário)só para quem sabe pois claro,sabe que mais?Ainda por cima somos obrigados a furar os caixilhos por baixo para a pedra só porque alguém levou esses mesmos tipo de caixilhos a ensaio com essa aberrativa forma de fazer a janela.
  8.  # 28

Colocado por: Pedro2
    Colocado por: raquel.jmaCaro Jorge,

Aquilo que refere aplica-se á generalidade das marcações de produto, como ROhs, etc, etc e tal. Facilmente a empresa fabricante se descarta de inumeras situações em que o produto possa ser afecto a reclamações: uma das mais conhecidas é alegarem a má instalação do mesmo e fica resolvido.
    Significado de CE: "Conformité Européene"

O problema que está,é que a UE apenas se preocupou com o objectivo(fisco)
    Como já adiantei anteriormente,estas marcações não servem os clientes...porque ao observar a quantidade de papelada e subterfúgios obrigatórios que temos que guardar em arquivo,o comprovam.Não tem a haver com descartações,tem a haver com a única preocupação da UE

A marcação CE não se aplica apenas às caixilharias... a verdade é que é preciso tentar filtrar o mercado, removendo verdadeiros vigaristas. Complicado ou não, sempre é uma ajuda nessa selecção... ou têm sugestões para um sistema alternativo à marcação CE?? Alguma coisa tem de existir...

As nossas sugestões não interessam a quem interessa,sabe porquê?
    Porque nos obrigaram as estas marcações sem consultar muito bem quem fabrica os caixilhos.Logo as opiniões de quem mais é formado no assunto,nada interessam aos clientes...provas?Pois claro,em vez de os clientes(na maioria)consultarem o fabricante de caixilhos,por exemplo,vão consultar quem vende perfis que não entendem nada do assunto.
    Ainda por cima muitas vezes os caixilhos são ensaiados por exemplo com furos em aros inferiores o que acho uma aberração(não é necessário)só para quem sabe pois claro,sabe que mais?Ainda por cima somos obrigados a furar os caixilhos por baixo para a pedra só porque alguém levou esses mesmos tipo de caixilhos a ensaio com essa aberrativa forma de fazer a janela.

Não generalizemos o que eu disse,porque não tenho conhecimento se todos os caixilhos em alumínio têm este disparate em ensaio.Na questão dos pvcs esta questão não se coloca por exemplo.
  9.  # 29

Colocado por: yuri
    Quem coloca a marcação CE é o próprio fabricante.

A marcação CE não é igual para todos os produtos, apesar de ser sempre o próprio a colocar a marca CE no produto (não íamos pedir à ASAE para os marcar) em muitos dos produtos da construção é necessário uma auditoria por entidade notificada para tal, auditorias essas que custam muito dinheiro, e que implicam sistemas de controlo de produção que se forem bem feitos também custam muito dinheiro.

Na minha opinião marca CE não é sinónimo de qualidade, é sinónimo de conformidade com uma norma que normalmente assenta em requisitos básicos essenciais que determinado produto deve ter.

O problema está justamente na fiscalização (não existe) e os consumidores não estão nem informados nem para se chatear acerca compra de produtos com marca CE, e continuamos assim a viver numa situação de concorrência desleal em muitos casos entre os cumpridores e os infractores.

Em obras grandes tenho conhecimento que a fiscalização está a exigir os certificados CE de todos os produtos apesar de ser uma obrigação da ASAE fiscalizar este mercado.

Estas pessoas agradeceram este comentário:raquel.jma,Luis K. W.

Se nas obras grandes a fiscalização está a exigir os certificados CE,é um mau caminho,pois não é por aí que se observa se os caixilhos servem para essas obras(tudo isto é para inglês ver)como eu já afirmei anteriormente,apenas obdece para uma fiscalização mais fácil sobre fugas ao fisco
  10.  # 30

No caso do seguro de acidentes de trabalho existe a força de um decreto-lei a obrigar o dono da obra a esta solicitação. No caso da marcação CE a responsabilidade está toda nos fabricantes e nos fiscalizadores do mercado.
  11.  # 31

Colocado por: yuri

No caso do seguro de acidentes de trabalho existe a força de um decreto-lei a obrigar o dono da obra a esta solicitação. No caso da marcação CE a responsabilidade está toda nos fabricantes e nos fiscalizadores do mercado.

Concordo.
  12.  # 32

Num mercado "perfeito", o cliente final é que se devia preocupar com a compra de materiais em conformidade com a legislação. Mais, devia denunciar quem lhe oferece alternativas ilegais.
    Se a obra envolve um arquitecto, ele é que devia ter essa responsabilidade. Ou já será assim?
  13.  # 33

Da mesma forma que todos os cidadão devem conhecer (ou pelo menos situar-se) as suas obrigações relativamente aos impostos - preencher um declaração de IRS, por exemplo, não se pode decidir pela construção de uma casa sacudindo a água do capote pensando que com €€ se pode transferir toda a responsabilidade para os técnicos... não?
  14.  # 34

Num mercado "perfeito", o cliente final é que se devia preocupar com a compra de materiais em conformidade com a legislação.

Não posso discordar mais dessa afirmação, eu substituiria por: num mercado perfeito não devem existir materiais ilegais no mercado
  15.  # 35

Colocado por: Pedro2A verdade é que a falta da marcação CE já dá para embargar obras públicas...

Tem exemplos em que tenha acontecido?
    Em que se baseia?
  16.  # 36

Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,

Se não estou em erro existe na ficha de segurança contra incêndio a entregar pelo técnico responsável ( engenheiro ou arquitecto) um campo onde atesta que os materias utilizados estão de acordo com a lei em vigor. Para alguns materiais onde se aplicam os ETA existe legislação especifica.

Cumprimentos

Se está a referir sobre janelas,está em erro,a norma europeia não contempla obrigatoriedade sobre apresentação de segurança contra incêndio.
  17.  # 37

Colocado por: Pedro2Num mercado "perfeito", o cliente final é que se devia preocupar com a compra de materiais em conformidade com a legislação. Mais, devia denunciar quem lhe oferece alternativas ilegais.
    Se a obra envolve um arquitecto, ele é que devia ter essa responsabilidade. Ou já será assim?

Muitas vezes a qualidade para o cliente é o barato,cada vez que se normalizam os produtos tais como as janelas,a tendência é serem mais caros,porque no futuro por este andar,as janelas começam a ser todas iguais,e como sabem os complôs existirão que em nada beneficiará os clientes,nem sequer os profissionais que se meteram nesta arte porque se faz tudo diferente,e não é aborrecido,basta olhar para as gasolineiras a venderem gasóleo a 1,199€...(todas pelo mesmo preço alto)
  18.  # 38

Colocado por: Pedro2Da mesma forma que todos os cidadão devem conhecer (ou pelo menos situar-se) as suas obrigações relativamente aos impostos - preencher um declaração de IRS, por exemplo, não se pode decidir pela construção de uma casa sacudindo a água do capote pensando que com €€ se pode transferir toda a responsabilidade para os técnicos... não?

Cada vez que se ouvem notícias tais como aumentar 10% de IRS,e 3% sobre os impostos bancários,leva cada vez mais pela desonestidade de quem nos governa,tentar sacudir a água do capote,afinal somos então labregos?
  19.  # 39

Colocado por: PBarata
    Colocado por: Pedro2A verdade é que a falta da marcação CE já dá para embargar obras públicas...

Tem exemplos em que tenha acontecido?
    Em que se baseia?

Relativamente a outros produtos (não me refiro a caixilharias) isso já aconteceu.
    Faz sentido, já que é uma imposição legal. Lei é lei: Directiva dos Produtos de Construção (DPC), de 21 de Dezembro de 1988, transposta para a ordem jurídica portuguesa através de dois diplomas: o Decreto-Lei nº 113/93, de 10 de Abril, e a Portaria nº 566/93, de 2 de Junho, do Ministério da Indústria e Energia.
    O Estado deve dar o exemplo...
  20.  # 40

"A DPC estabelece que, para serem colocados no mercado, os produtos de construção - definidos, de acordo com o artigo 1.º da DPC, como todos os produtos destinados a ser permanentemente incorporados numa obra de construção, incluindo as obras de construção civil e de engenharia civil -, devem estar aptos ao uso a que se destinam, devendo por isso apresentar características tais que as obras onde venham a ser incorporados satisfaçam às seguintes exigências essenciais:

* resistência mecânica e estabilidade
    * segurança em caso de incêndio
    * higiene, saúde e protecção do ambiente
    * segurança na utilização
    * protecção contra o ruído
    * economia de energia e isolamento térmico "

0.0258 seg. NEW