Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    quais os passos/orientações/ que devo ter para iniciar um credito habitaçao?

    sou novo nisto por isso precisava d ajuda....
    •  
      FD
    • 21 maio 2010

     # 2

    Para obter crédito à habitação:
    -> divide o rendimento mensal total (seu e de quem vive consigo que também entrará no crédito) por 4
    -> o resultado será a prestação máxima que deve conseguir suportar
    -> se quiser correr mais riscos, divida por 3 (em vez de 4)
    -> só a título de exemplo, por cada 35€/mês a 40 anos, com a taxa de juro (Euribor + spread) a 3% (42€ a 4%, 48€ a 5%), pode pedir 10.000€
    -> os bancos estão a emprestar apenas 80% a 90% do valor da casa ou da avaliação, por isso, tem sempre que ter um pé de meia para dar cobrir essa diferença e pagar as despesas

    Exemplo: ganham 750€/cada, o que dá 1500€/mês
    1500 (o que ganham) / 4 (a taxa de esforço, 25%) = 375€ de prestação mensal máxima
    375 (prestação) / 35 (o valor referência que uso acima) = 10 * 10000 = 100.000€ o que podem pedir ao banco
    Ou seja, podem pedir ao banco 100.000€ para comprar uma casa de 120.000€.

    Se as taxas subirem para os 5%:
    375 (prestação) / 48 (o valor referência que uso acima) = 7,8 * 10000 = 78.000€ o que podem pedir ao banco

    Por isso sugeria, neste caso, que comprassem uma casa entre os 78 e os 100 mil euros, 90.000€ seria o ideal.

    -> com estes valores em mente, pega na declaração do IRS e na nota de liquidação do mesmo
    -> vai a todos os bancos que tiver paciência para ir e pergunta: "com este IRS, para uma casa de 90.000€, qual é a prestação que me fazem a 40 anos"?
    -> os bancos dar-lhe-ão uma simulação impressa que deve guardar
    -> chega a casa e analisa todas as propostas, lado a lado
    -> se houver empate no melhor negócio, vai aos balcões e pergunta se conseguem melhorar a oferta face ao outro concorrente
    -> decide pelo melhor negócio e vai ao balcão fazer a pré-aprovação
    -> começa à procura de casa dentro dos valores estabelecidos

    Acho que não me esqueci de nada. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: serramalheiro
  2.  # 3

    Muito obrigado mesmo....fiquei bastante esclarecido!

    eu tenho em vista um apartamento t2duplex novo por 98 mil euros.....tenho um banco que me consegue financiar a 100% com uma taxa de juro de 2.2%

    fiz uma simulação nesse banco e fico a pagar 372 euros/mes a 39anos...acha que ta dentro dos valores normais??
  3.  # 4

    ah e o emprestimo era de 105mil euros pa dar esse valor da prestação!!!
  4.  # 5

    Boa tarde!
    Também sou novato nestas andanças!
    Podiam esclarecer se ainda existem as contas poupança-habitação?
    Em caso negativo, existe algo no mercado actual, comparável?
    Obrigado
    •  
      FD
    • 25 maio 2010

     # 6

    Colocado por: alexpaulo8fiz uma simulação nesse banco e fico a pagar 372 euros/mes a 39anos...acha que ta dentro dos valores normais??

    A taxa é 2,2%? Se sim, tem um spread de 1,2% o que não é nada mau...
    •  
      FD
    • 25 maio 2010

     # 7

    Colocado por: serramalheiroPodiam esclarecer se ainda existem as contas poupança-habitação?

    Existem mas não servem praticamente para nada.
    Tem um pequeno desconto na conservatória... de resto, benefícios = zero.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: serramalheiro
  5.  # 8

    Colocado por: FD

    -> divide o rendimento mensal total (seu e de quem vive consigo que também entrará no crédito) por 4
    -> o resultado será a prestação máxima que deve conseguir suportar

    ...

    Se as taxas subirem para os 5%:



    Os grandes culpados do sobreendividamento das famílias são os bancos e outras empresas de crédito

    Aposto que as taxas de esforço que eles determinam são sobre taxas de juro muito baixas, eles agora são obrigados a simularem um agravamento de 1% e 2% na taxa de juro. Porque não são obrigados a simular pelo valor mais alto do histórico da euribor desde a sua existência ? a euribor a 6 meses bateu um recorde de 5.4 %...porque não usar esta taxa para avaliar a taxa de esforço ? facilmente faz disparar a taxa de esforço dos 30% para 40% ou mais...

    E os seguros do empréstimo ?

    Este é um momento muito mau para comprar casa porque as familias vão obter spreads em média de 1%, quando subirem as taxas o agravamento será enorme, e neste momento não há noção disso

    o que vale é que a subida será gradual e pode dar algum tempo para amortizar alguma coisa no empréstimo

    quando a Euribor subir para os 5% ou 6% vai ser lindo
  6.  # 9

    Colocado por: FD
    Colocado por: alexpaulo8fiz uma simulação nesse banco e fico a pagar 372 euros/mes a 39anos...acha que ta dentro dos valores normais??

    A taxa é 2,2%? Se sim, tem um spread de 1,2% o que não é nada mau...


    simm eu tambem penso que seja bom...amnha vou saber mais umas simulaçoes pra saber qual o melhor banco....
 
0.0124 seg. NEW