Tenho uma janela de sótão Velux 114x140 mm, que para além dos benefícios tem a particularidade de no Verão "recolher" quantidades massivas de calor (está virada para Sudoeste).
Estou em dúvida entre aplicar o estore exterior em alumínio da Velux ou o toldo exterior também da Velux. CAda um custa 370 e 74 euros respectivamente. O estore tem a particularidade de além de providenciar isolamento térmico (frio e calor) e acústico, também adiciona uma segurança extra.
Vi no entanto, estes filtros solares e de protecção anti-estilhaço que se aplicam nos vidros. São baratos (para o meu caso cerca de 28 euros já com a aplicação) e dizem eles que cortam cerca de 75% do calor com apenas 10% de opacidade extra.
Colocado por: paulomsVi no entanto, estes filtros solares e de protecção anti-estilhaço que se aplicam nos vidros. ...O que acham desta solução? É realmente efectiva?
É bastante efectiva, é. Usa-se muito nas fachadas de vidro dos escritórios. Mas não se esqueça que passará a ver o céu de outra cor.
O window algarve está enganado.
Um estore em alumínio ao sol é uma FRIGIDEIRA. Mesmo os que alegam serem estores «térmicos» (por terem uns milímetros de espessura de espuma lá dentro), têm exactamente a mesma temperatura na face virada para o sol, e na face virada para o vidro. Portanto, estes estores só protegem da incidência directa do Sol ("radiação"). Mas, como acumulam calor, acabam por não proteger grande coisa por causa da "condução+convecção".
Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
Pois, mas só o filtro será suficiente? É que aquela janela recebe sol desde a manhã até ao fim da tarde...
A questão do estore é também mais por causa da segurança. Acho que qualquer "profissional" que possa aceder ao telhado, o que neste caso é possível pelas casas contiguas, consegue cortar com os acessórios próprios, o vidro normal sem grandes problemas. Creio que mesmo com as telas de segurança que também existem para serem aplicadas nos vidros isso não o vai evitar.