Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos...

    Como devem estár a perceber, estou prestes a construir a minha casa, mas para ultimar as coisas antes de começar a construir precisava urgentemente de um medidor orçamentista para elaborar um caderno de encargos...

    Será que alguém me podia ajudar?

    Zona Centro, mais propriamente Coimbra...

    Cumps
  2.  # 2

    O seu arquitecto não lhe pode indicar ninguém?
  3.  # 3

    Colocado por: andre28para elaborar um caderno de encargos...

    Um caderno de encargos ou um mapa de quantidades?

    São coisas diferentes.

    Em principio o caderno de encargos deveria servir de base para a elaboração do mapa de quantidades, mas como costumam ser tão genéricos e tão copy&paste como os PSS, não servem para nada e elaboramos sempre o mapa de quantidades sem ele.
  4.  # 4

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: andre28para elaborar um caderno de encargos...

    Um caderno de encargos ou um mapa de quantidades?

    São coisas diferentes.

    Em principio o caderno de encargos deveria servir de base para a elaboração do mapa de quantidades, mas como costumam ser tão genéricos e tão copy&paste como os PSS, não servem para nada e elaboramos sempre o mapa de quantidades sem ele.

    Desculpe a ignorancia, mas qual é a diferença?
  5.  # 5

    No caderno de encargos diz-se genericamente quais os materiais a aplicar a que condições devem obedecer e suas caracteristicos, o mapa de quantidades diz quais as quantidade de trabalhos a executar: x m3 de escavação; y m3 de betão armado em sapatas; y m2 de azulejo do tipo XPTO a aplicar em sanitários e por ai adiante... O mais descriminado possível, depois submete esse mapa de quantidades aos empreiteiros e eles dão orçamentos dando preço a cada artigo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andre28
  6.  # 6

    Colocado por: rjmsilvaNo caderno de encargos diz-se genericamente quais os materiais a aplicar a que condições devem obedecer e suas caracteristicos, o mapa de quantidades diz quais as quantidade de trabalhos a executar: x m3 de escavação; y m3 de betão armado em sapatas; y m2 de azulejo do tipo XPTO a aplicar em sanitários e por ai adiante... O mais descriminado possível, depois submete esse mapa de quantidades aos empreiteiros e eles dão orçamentos dando preço a cada artigo.


    Então eu poderei dizer que queria um caderno de encargos com o mapa de quantidades.

    É possivel, certo?
  7.  # 7

    O caderno de encargos é da responsabilidade do projectista elaborar, sem saber que materiais estão definidos para aplicar, o MO terá que se por a adivinhar/inventar ou então terá que trabalhar em coordenação com o dono da obra para ele poder elaborar o mapa de quantidades e os empreiteiros darem preços para aquilo que o dono da obra realmente quer. Outra solução é definir tectos máximos: mosaico até X €/m2... mas isso é um desenrasco, nada como ter tudo bem definido.
  8.  # 8

    Colocado por: rjmsilvaou então terá que trabalhar em coordenação com o dono da obra para ele poder elaborar o mapa de quantidades e os empreiteiros darem preços para aquilo que o dono da obra realmente quer.

    Esta é a solução que uso, demora mais tempo, é mais cara mas evita derrapagens. geralmente elaboro um primeiro orçamento e depois peço ao dono de obra que me defina tudo, quer ele queira ou não.
  9.  # 9

    Colocado por: andre28Então eu poderei dizer que queria um caderno de encargos com o mapa de quantidades.

    É possivel, certo?

    Sim é, mas fazem parte do projecto de execução, não do projecto de licenciamento.
  10.  # 10

    Colocado por: rjmsilvaO caderno de encargos é da responsabilidade do projectista elaborar, sem saber que materiais estão definidos para aplicar


    Pensava que o caderno de encargos já indicava os materiais e o MQ indica as quantidades de cada material.
  11.  # 11

    Colocado por: LuisPereira
    Colocado por: rjmsilvaO caderno de encargos é da responsabilidade do projectista elaborar, sem saber que materiais estão definidos para aplicar


    Pensava que o caderno de encargos já indicava os materiais e o MQ indica as quantidades de cada material.


    Sim, foi o que eu disse, se não houver caderno de encargos o MO terá que perguntar ao DO o que ele quer, ou então inventa.
  12.  # 12

    Colocado por: rjmsilvaSim, foi o que eu disse, se não houver caderno de encargos o MO terá que perguntar ao DO o que ele quer, ou então inventa.

    Na realidade o caderno de encargo não diz nada. Não me lembro do último que especificava, aquilo é só generalidades. Quando muito, são as condições técnicas especiais (CTE) que especificam, mas ao nivel do mercado de moradias, nunca vi nenhum que prestasse para alguma coisa.

    Onde as coisas costumam estar melhor é nos mapas de acabamentos mas os projectos de moradias raramente trazem. Custam dinheiro e os clientes querem poupar

    Mas repare-se que não chega dizer que a telha é cerâmica na cor natural, tem de se especificar a marca, modelo e série para todos os materiais, senão é treta na mesma. Hoje respondi isto a uma pessoa:


    Dou-lhe dois exemplos agarrando no seu projecto, nos desenhos, está:

    Telha cerâmica na cor natural: Qual telha? Lusa ou marselha? Canudo? podemos começar nos 13€/m2 até aos 30€ sem entrar nas telhas especiais. Qual imagina que irá ser aplicada?

    Caixilharia de PVC na cor cinza: De 3 câmaras? de 5? qual dos perfis? 55mm? 78? 110? que tipo de vidro? 4+12+6? 6+12+8? baixa emissividade?. Comece nos 200€/m2 até aos 350€, sem entrarmos em séries xpto.

    Como os arquitectos não percebem nada de preços ou de dinheiro (costumo pensar que são como as mulheres a gastar dinheiro, mas sem a capacidade de gestão delas), ou estas coisas são todas perfeitamente definidas adequando a qualidade ao dinheiro disponível, ou você descobre tarde demais que o valor derrapou. Na verdade, ele não derrapou, esteve sempre lá, estava era escondido



    PS: Apesar do que disse, gosto mais de trabalhar com arquitectos que com engenheiros (excepto um do Norte que não gosta de mouros)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  13.  # 13

    Pelo que entendi, o mapa de medições já inclui o caderno de encargos...
  14.  # 14

    Colocado por: andre28Pelo que entendi, o mapa de medições já inclui o caderno de encargos...

    Na prática sim, embora eu entenda o caderno de encargos como a peça jurídica da empreitada
 
0.0182 seg. NEW