Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,
    Apesar das dificuldades do terreno, foram surgindo vários projectos que se foram evoluindo até este. Agradeço as vossas opiniões/criticas para perceber se está alguma coisa menos funcional.

Filipe
  2.  # 2

Aqui vai o projecto em anexo.
  3.  # 3

nova tentativa...
      imagem arquitectura.jpg
  4.  # 4

A cave
      cave.jpg
  5.  # 5

Interessante.

PORTA DE ENTRADA/HALL INCLINADO
    Quando se entra, as pessoas são «empurradas» para os quartos, quando na maioria das vezes, quando uma pessoa entra em casa quer ir para a sala/cozinha.
    No mínimo, abrir a porta para a direita.

DISPOSIÇÃO DOS ROUPEIROS
    Como os roupeiros aumentam o isolamento acústico entre quartos devia, talvez, trocar a disposição dos roupeiros do 1.º com o do 2.º quarto (de forma a ter uma parede de roupeiro entre o 2º quarto e a suite).

CAVE
    Ao lado do estacionamento é uma lavandaria? Preveja uma tulha na casa de banho do piso superior de forma a «atirar» a roupa suja por um tubo vertical (evita um trambolhão ao descer com a roupa suja por aquela escada pouco regulamentar).
    • P+V
    • 21 maio 2010

# 6

Yep, a porta de entrada é mesmo um erro de palmatória.
    Boa a ideia do Luis acerca da tulha ou hotte para a roupa suja.
    Achava interessante haver maior permeabilidade entre a cozinha a sala, aumentando a dimensão da porta de correr até metade da largura da parede; quase que podia prescindir da "meseca" de jantar na cozinha e usar só a da sala. Até digo-lhe mais: se fosse para mim, punha uma porta de correr entre o corredor e a sala, e fazia um open space sala-cozinha.
    Este projecto promete.
  6.  # 7

porquê essa torção no corredor que liga os dois módulos?
    está mal resolvido esse aspecto
  7.  # 8

A porta abrir para a direita é um óptimo aspecto. Vou apontar.
    O "torção" entre os módulos são circunstâncias do terreno... está a 1,5m do murro. Esse torção tb permite ter janela quando se sobe as escadas e na entrada principal.
    A questão da hotte tb é bem visto. Vou apontar.
    Os quartos com 12,6m e 11,4m e a suite com 11,7, parece-vos pequenos?? ou suficientes?
  8.  # 9

eu podia ficar calado mas , enfim, o esqueleto ( organigrama da casa ) já lá está no entanto a interligação, forma e relação interior exterior e até dimensão dos espaços, continua a meu ver deficiente. por exemplo: a não comunicação de todo o corpo da sala com o exterior da zona de entrada ( ao menos uma janelinha para ver quem chega). o local para os currascos está um pouco forçado, na zona do hall para fazer o efeito que pretende não era preciso fazer uma diagonal e até permitir uma comunicação á cozinha sem passar pelo hall.
    já agora para que lado fica o norte
  9.  # 10

Para quem gosta de acompanhar as evoluções.
    O link para o post inicial deste Projecto.
    https://forumdacasa.com/discussion/9727/este-projecto-sera-funcional/
  10.  # 11

Colocado por: filcarrO "torção" entre os módulos são circunstâncias do terreno... está a 1,5m do murro. Esse torção tb permite ter janela quando se sobe as escadas e na entrada principal.

isso não é motivo suficiente...há outras formas de dar volta a afastamentos
  11.  # 12

A varanda da suite está a nascente e o alpendre da sala está a Poente.
    Mas a área dos quartos, parece-vos bem?
  12.  # 13

Colocado por: filcarr Os quartos com 12,6m e 11,4m e a suite com 11,7,...
    Em vez de áreas, diga-nos quais são as medidas, largurasxcomprimentos.
  13.  # 14

a falta de criticas é positivo... fico contente.
  14.  # 15

Colocado por: filcarra falta de criticas é positivo... fico contente.

você já teve uma critica apontada por mim e por outros, e é um erro grave que depois vai notar quando a casa estiver construida...
  15.  # 16

aceito a critica.... e estou aberto a sugestões.... se quiser mandar um rascunho com outra opção ...
  16.  # 17

ja agora..as medidas dos quartos....
    3,60m por 3,60
    3m por 3,60

e a suite 3,3m por 3,60m ...mas este será o espaço apenas para a cama e as mesas de cabeceira pois o vestiario tem 5,25m2,e a casa de banho 5,02m2.
  17.  # 18

Colocado por: filcarr3,60m por 3,60
    3m por 3,60
    e a suite 3,3m por 3,60m ...mas este será o espaço apenas para a cama e as mesas de cabeceira pois o vestiario tem 5,25m2,e a casa de banho 5,02m2
    Essas dimensões (quartos) não incluem os roupeiros, pois não?

São pequenitos, mas depende da função a que se destinam. Se for só para dormir e mudar de roupa, ou se incluem uma zona de trabalho (crianças/estudantes). Suponho que esses quartos não terão apenas uma cama de casal...

Convinha desenhar os quartos à escala, com toda a mobília que REALMENTE prev~e colocar em cada quarto (escrivaninha, mesa(s) de cabeceira, cómoda, etc.) para "ver" o efeito.
  18.  # 19

pois já estive a fazer isso mas tenho sempre algum receio....parece me tb areas demasiado pequenas.

E quanto à entrada sugestões...
  19.  # 20

filcarr

afinal quem é que está a fazer o seu projecto???

0.0205 seg. NEW