Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Pois é, aqui está um tema tabu: fugas ao IVA, subornos de arquitectos, de responsáveis pelas compras nas empresas, etc... Jantaradas, prendas a afins...
    No meio desta malta toda, lá anda o desgraçado na esperança de que corra tudo bem. Não é assim?
  2.  # 2

Boas

Pois é, aqui está um tema tabu: fugas ao IVA, subornos de arquitectos, de responsáveis pelas compras nas empresas, etc... Jantaradas, prendas a afins...
    No meio desta malta toda, lá anda o desgraçado na esperança de que corra tudo bem. Não é assim?

Não.
    - Fuga ao IVA: Se estamos a generalizar então tem de ser para todos: o cliente (cliente final) é em geral o primeiro a dizer que não quer facturas no valor global. A desculpa geralmente usada é do género "não estou para dar de mamar a ninguém", ou outra pérola do género.

- Subornos aos arquitectos: Esta não percebo muito bem. Refere-se a quê mais precisamente?

- De responsáveis pelas compras nas empresas, etc... Jantaradas, prendas a afins...: Pois é, uma pouca vergonha. Porém, se pensar um pouco vai ver que esta pouca vergonha só é possível porque alguém se dispõe a subornar. O curioso da questão é que não vejo quase ninguém a protestar contra os que subornam.

Conclusão? Generalizando, não há "desgraçados" nesta história.

cumps
    José Cardoso
    • eu
    • 22 maio 2010

# 3

Não há dúvidas que a fuga ao IVA é generalizada. É tão vulgar que os intervenientes até falam disso abertamente sem qualquer pudor.
  3.  # 4

Colocado por: j cardosoO curioso da questão é que não vejo quase ninguém a protestar contra os que subornam.

Nem o Estado!!!
    o fisco tem uma tributação autónoma de 75% sobre as despesas indocumentadas/confidenciais
    até contabilisticamente existe e é aceite essa rubrica...
  4.  # 5

Os negócios escuros são como o adultério, são precisos pelo menos 2 e todos são culpados
  5.  # 6

"- Subornos aos arquitectos: Esta não percebo muito bem. Refere-se a quê mais precisamente?"

Não percebe, como?
    Selecção de materiais de determinada marca/fabricante. Obviamente que não são todos os arquitecto...
    Tem dúvidas disso?
  6.  # 7

Boas

Percebi, só que não devia referir-se apenas aos (alguns) arquitectos, há mais profissionais envolvidos nisso.

cumps
    José Cardoso
  7.  # 8

Que façam como o irmão do vereador no caso braga parqs... Pode ser que um dia resulte.
  8.  # 9

Há demasiadas pessoas a querer enriquecer depressa.
  9.  # 10

Sim, mas isso são os outros, nós somos todos pessoas sérias.
  10.  # 11

Colocado por: AugstHillSim, mas isso são os outros, nós somos todos pessoas sérias.

Há diferenças entre uma pessoa com "comportamentos normais" e um criminoso.
  11.  # 12

Colocado por: AugstHillSim, mas isso são os outros, nós somos todos pessoas sérias.

Claro. É como os gajos que recebem fortunas - são sempre os outros, porque nós recebemos menos que o merecido.

Colocado por: Johny2 Há diferenças entre uma pessoa com "comportamentos normais" e um criminoso.

Ui... esta dá pano para mangas.
  12.  # 13

Colocado por: Johny2Há diferenças entre uma pessoa com "comportamentos normais" e um criminoso.

Ui... esta dá pano para mangas.

Pois dá, e cala muita gente.
    Verdadeiramente, conhecem a fronteira mas não conseguem resistir aos chamamentos da luxúria... vai daí, arranjam desculpas esfarrapadas para se auto-justificarem. Está assim a vida.
  13.  # 14

Colocado por: Johny2Pois dá, e cala muita gente.
    Verdadeiramente, conhecem a fronteira mas não conseguem resistir aos chamamentos da luxúria... vai daí, arranjam desculpas esfarrapadas para se auto-justificarem. Está assim a vida.

Acho que não me percebeu. É que se entramos pelos comportamentos "normais", definidos por oposição aos "criminosos", começamos a andar em círculos.
  14.  # 15

Acho que também não me percebeu. Não se trata de definir comportamentos por oposição aos "criminosos". Trata-se, isso sim, de tentar manter uma integridade moral.

0.0117 seg. NEW