Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a vender um apartamento por conta própria.

Já solicitei a ajuda de uma imobiliária de renome, contudo, o responsável pela venda não foi justo e correcto comigo, pelo que tive de rescindir o contracto.

Penso que o valor da residência em causa foi achado pelo valor que me convinha no momento e não pelo valor real da casa, pois fiquei com a impressão de que o que interessava era ficar com a casa e depois quando fosse oportuno aconselhavam a baixar o valor.

Neste momento tenho a casa à venda pelo valor que acho adequado, tendo sido achado entre o valor que devo ao banco e o valor de venda de casas similares nas imobiliárias.

Contudo, gostaria de saber, caso alguém tenha passado por um processo similar, se existe alguma forma de saber o valor aproximado das avaliações bancárias, ou se é possível fazer a avaliação por uma entidade isenta e essa avaliação depois ser utilizada pelos bancos.

Sei que se pedir uma avaliação a um banco, se o credito for feito nesse banco essa avaliação está dispensada (dentro de alguns requisitos), no entanto também já ouvi falar que as avaliações são feitas por entidades externas, será que essas entidades trabalham só para um banco????
    •  
      FD
    • 24 maio 2010

# 2

Colocado por: Celso Santospois fiquei com a impressão de que o que interessava era ficar com a casa e depois quando fosse oportuno aconselhavam a baixar o valor.

Não é impressão... é um estratagema comum. Essa e a do "temos um comprador à procura de uma casa como a sua que quer mesmo comprar e já tem crédito aprovado".

Colocado por: Celso Santosse existe alguma forma de saber o valor aproximado das avaliações bancárias,

Existir, existe mas, um cidadão normal não tem acesso a essa informação. Segundo sei, os bancos guardam todas as avaliações numa base de dados e as novas avaliações são confrontadas com essas, daí que às vezes essa é uma das razões para que os balcões cortem a avaliação feita pelo avaliador.

ou se é possível fazer a avaliação por uma entidade isenta e essa avaliação depois ser utilizada pelos bancos.

Duvido.

Colocado por: Celso Santosno entanto também já ouvi falar que as avaliações são feitas por entidades externas, será que essas entidades trabalham só para um banco????

Tanto banco quanto avaliador têm a sua política de funcionamento própria. Ou seja, não há nenhuma regra, tanto pode haver exclusividade como não.

Colocado por: Celso SantosNeste momento tenho a casa à venda pelo valor que acho adequado, tendo sido achado entre o valor que devo ao banco e o valor de venda de casas similares nas imobiliárias.

O valor que deve ao banco em nada deve influenciar o valor de venda.
    Por outro lado, não deve encontrar a média de preços pela qual as casas estão à venda. Deve encontrar a média de preços pela qual as casas foram vendidas.
    É mais difícil fazer mas, é uma questão de acompanhar todas as casas à venda na sua zona, criar um histórico simples e ver quais são as que são vendidas e o preço a que são vendidas.
    Por exemplo, no site da Remax é fácil porque as casas vendidas ainda ficam durante algum tempo online com uma informação de "VENDIDO".
    A única coisa de que deverá ter noção é que às vezes esse não é o preço de venda. O comprador faz uma proposta e essa proposta pode ou não ser aceite, daí que o preço do site pode não ser efectivamente o preço de venda.

O problema de vender uma casa hoje em dia coloca-se por outros lados... excesso de oferta e crédito difícil são os principais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Celso Santos
  2.  # 3

Bem, eu já tinha a certeza de ser um negócio com muitas variavéis..... hehehehehehe

Obrigado pelas dicas, vou ver o que o mercado dá.
  3.  # 4

Posso tentar dar uma sugestão:

No seu banco, fale c/ o seu gerente de conta. Equacione com ele quanto mais poderia hipotecar a casa (ou seja aumentar a divida)

Dessa forma vai necessitar vai obter uma avaliação da sua actual casa. Normalmente o banco não cobrará esse valor uma vez que é cliente.

Contudo pergunte antes!

0.0101 seg. NEW