Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    sand...

    está dificil imaginar isso, então se a outra habitação é por cima da "sua" como é que essa entrada para o 1º andar tem frente para ter um jardim??
    Não quer por aqui um esquema??
  2.  # 2

    Colocado por: marco1sand...

    está dificil imaginar isso, então se a outra habitação é por cima da "sua" como é que essa entrada para o 1º andar tem frente para ter um jardim??
    Não quer por aqui um esquema??

    Portas lado a lado, jardins separados por muro. Onde moro, conheço vários casos desses.
    • cc121
    • 30 maio 2010 editado

     # 3

    Pois, veja lá o que é que lhe pertence cá em baixo. Arrisca-se a eles usufruírem e você depois limpar! Veja essa questão dos tapetes, se vai levar com lençóis pendurados a taparem-lhe a visibilidade das janelas... Moradias bi-familiares soam-me a uma grande família, só que sem ser a nossa real família. Eu dispensava. Mil vezes apartamento. As questões que tiver a colocar, não as coloque aos vizinhos. Nomeadamente essa questão de ter que ficar sem lareira. Se ela lá está tem mais é que se informar com quem realmente sabe, para ver se tem condições de a pôr a funcionar. Se eles não tiverem interesse em mudar-se tb não devem ter interesse em ter vizinhos para estarem à vontade.
  3.  # 4

    A casa é a do esquema.
  4.  # 5

    Se eu comprar a casa em causa, quero abrir uma porta no local onde está a janela da sala, para fazer essa alteração terei de pedir uma licença à Câmara Municipal?
  5.  # 6

    Colocado por: SandrinapmSe eu comprar a casa em causa, quero abrir uma porta no local onde está a janela da sala, para fazer essa alteração terei de pedir uma licença à Câmara Municipal?

    É alteração de fachada. Sim.
  6.  # 7

    Não existe ninguém no Fórum que more numa bi-familiar, para me relatar, boas ou más experiências.
  7.  # 8

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: SandrinapmSe eu comprar a casa em causa, quero abrir uma porta no local onde está a janela da sala, para fazer essa alteração terei de pedir uma licença à Câmara Municipal?

    É alteração de fachada. Sim.


    Pois já calculava.
    E isso dá muito trabalho?
    Quais os passos principais?
  8.  # 9

    Colocado por: SandrinapmNão existe ninguém no Fórum que more numa bi-familiar, para me relatar, boas ou más experiências.
    Cada caso é um caso.

    Faça uma análise de risco.

    Se o risco de ter problemas com a vizinhança for de 50%, no caso de uma moradia bifamiliar poderá não ter problema NENHUM, ou poderá vir a ter um problema PERMANENTE.

    No caso de um apartamento com 12 vizinhos, poderá ter meia-dúzia de pestes e meia-dúzia de gajos porreiros.
    :-)
  9.  # 10

    Colocado por: SandrinapmQuais os passos principais?
    O costume:
    contratar arquitecto, reunião na câmara com o técnico, pedido de licenciamento, pagar TAXAS na Câmara, pedido de orçamentos, escolha de empreiteiro com alvará e seguros, etc. etc.

    Como já sussurrei por aí, num caso recente que foi imposta a transformação de uma janela numa porta, um cliente meu pagou quase DOIS MIL EUROS de taxa à Câmara (e a alteração na arquitectura é mesmo só essa, para além de transformar um r/chão de habitação em comercial).
    •  
      FD
    • 24 junho 2010

     # 11

    E ponderar sempre que o vizinho actual pode não ser eterno... imagine que ele amanhã tem que vender a casa.
    Aparece uma família pouco integrável/amigável que a compra. Está-se a ver viver com uma dessas famílias?
  10.  # 12

    Colocado por: SandrinapmNão existe ninguém no Fórum que more numa bi-familiar, para me relatar, boas ou más experiências.




    Colocado por: marco1Bem, uma moradia bifamiliar tanto pode ser o r/c com uma habitação e o 1º andar com outra, como pode ser duas moradias pegadas ( geminadas) cada uma com tres fachadas livres.


    Como a minha de bifamiliar só tem as letras na caderneta predial, pois na prática é totalmente geminada, não lhe posso opinar com fundamento ao seu caso, porém, nesse molde de bifamiliar, penso que mais valeria um apartamento! Se você desejar pintar/reparar/etc... a casa e o seu vizinho não quiser/puder...este é um dos principais inconvenientes, entre outros por aqui já descritos. Ao invés, terra num apartamento, só nos vasos! :P
    Saudações.
  11.  # 13

    Fui ao banco no qual tenho actualmente o crédito habitação, para pedir uma simulação da compra da casa referida acima, fiquei surpreendida com 2 questões:
    1ª- O Gerente perguntou se a casa já tem o certificado energético. Disse que não. – Então o proprietário terá de arranja, porque será mais um custo para vocês. Referi-o o gerente. (A minha questão é: – A casa já tem mais de 20 anos actualmente não está habitada. Nós vamos fazer algumas obras, tetos falsos, janelas e portas novas….-Esta casa necessita mesmo deste certificado?

    2ª – Nós já temos crédito da nossa actual casa na referida instituição bancária e será para manter pois não pretendemos vender a casa e sim arrendar. Fizemos, à cerca de 1 ano renegociação de Spread, com amortização e aquisição de novos produtos. – O Banco pode alterar o Spread, desse crédito?
  12.  # 14

    Colocado por: SandrinapmFui ao banco no qual tenho actualmente o crédito habitação, para pedir uma simulação da compra da casa referida acima, fiquei surpreendida com 2 questões:
    1ª- O Gerente perguntou se a casa já tem o certificado energético. Disse que não. – Então o proprietário terá de arranja, porque será mais um custo para vocês. Referi-o o gerente. (A minha questão é: – A casa já tem mais de 20 anos actualmente não está habitada. Nós vamos fazer algumas obras, tetos falsos, janelas e portas novas….-Esta casa necessita mesmo deste certificado?

    2ª – Nós já temos crédito da nossa actual casa na referida instituição bancária e será para manter pois não pretendemos vender a casa e sim arrendar. Fizemos, à cerca de 1 ano renegociação de Spread, com amortização e aquisição de novos produtos. – O Banco pode alterar o Spread, desse crédito?


    1ª- Necessita!

    2ª- Não!

    Saudações.
    •  
      FD
    • 13 julho 2010

     # 15

    Colocado por: Sandrinapm2ª – Nós já temos crédito da nossa actual casa na referida instituição bancária e será para manter pois não pretendemos vender a casa e sim arrendar. Fizemos, à cerca de 1 ano renegociação de Spread, com amortização e aquisição de novos produtos. – O Banco pode alterar o Spread, desse crédito?

    Arrendar - o banco deixa? e banco e arrendamento.
    • eu
    • 13 julho 2010

     # 16

    Uma moradia bi-familiar junta o pior de dois mundos: a manutenção de uma vivenda com os barulhos/vizinhos dos apartamentos.

    Para mim, moradia tem que ser isolada. Se é para aturar vizinhos, vale mais um apartamento.
  13.  # 17

    ainda se fosse geminada....
  14.  # 18

    Colocado por: euUma moradia bi-familiar junta o pior de dois mundos: a manutenção de uma vivenda com os barulhos/vizinhos dos apartamentos.

    Para mim, moradia tem que ser isolada. Se é para aturar vizinhos, vale mais um apartamento.


    Colocado por: marco1ainda se fosse geminada....




    Colocado por: Ugabista
    Colocado por: SandrinapmNão existe ninguém no Fórum que more numa bi-familiar, para me relatar, boas ou más experiências.




    Colocado por: marco1Bem, uma moradia bifamiliar tanto pode ser o r/c com uma habitação e o 1º andar com outra, como pode ser duas moradias pegadas ( geminadas) cada uma com tres fachadas livres.


    Como a minha de bifamiliar só tem as letras na caderneta predial, pois na prática é totalmente geminada, não lhe posso opinar com fundamento ao seu caso, porém, nesse molde de bifamiliar, penso que mais valeria um apartamento! Se você desejar pintar/reparar/etc... a casa e o seu vizinho não quiser/puder...este é um dos principais inconvenientes, entre outros por aqui já descritos. Ao invés, terra num apartamento, só nos vasos! :P
    Saudações.


    Há bi-familiares geminadas!
  15.  # 19

    Entre ter 20 vizinhos e 1 vizinho acho que prefiro o segundo...
  16.  # 20

    Colocado por: marco1sand...

    está dificil imaginar isso, então se a outra habitação é por cima da "sua" como é que essa entrada para o 1º andar tem frente para ter um jardim??
    Não quer por aqui um esquema??
 
0.0233 seg. NEW