Iniciar sessão ou registar-se
    • JATG
    • 24 maio 2010 editado

     # 1

    Viva!

    Tenho tido um problema no meu painel solar (Solahart 300l) sobre o qual o instalador diz que é normal acontecer.

    O painel já está instalado mas ainda não estou a habitar a moradia. O que acontece é que a cada 3/4 dias o painel faz uma descarga de água (cerca de 100/150 litros - penso eu) no telhado. Falei com a pessoa que me instalou e ele referiu-me que é normal isto acontecer, pois como a água quente não está a ser utilizada e tem que ser "expulsa" devido à pressão que vai acumulando no depósito (e também devido às altas temperaturas que se têm feito sentir).
    Disse-me ainda que quando a casa for habitada e a água começar a ser consumida normalmente, deixará de haver as referidas descargas.

    Pergunto aos entendidos nesta matéria se isto é mesmo normal ou não, pois além de estar a gastar água sem necessidade a mesma (como vem muito quente) poderá estar a "estragar" a pintura da casa (uma vez que está a cair numa varanda).

    Caso seja normal, o que poderei fazer para evitar este gasto desnecessário de água?

    Obrigado!
  1.  # 2

    peça para colocar um balão

    ab
  2.  # 3

    E que tal se fechar a água ? :)

    O meu diário de aproveitamento de um sótão
  3.  # 4

    desligue o painel solar e feche a agua
  4.  # 5

    O meu problema é pensar se esta situação se poderá colocar mesmo depois do consumo ser o normal.

    Falaram-me que deveria colcoar uma bomba de vácuo ou um dissipador de calor. Já alguém ouviu falar nisto?
  5.  # 6

    só se consumir pouca agua.Isso acontece para não explodir com o cilindro se isso não acontece-se iria se gerar uma grande pressão dentro do cilindro e depois buuuummmm.podia era aproveitar a água que sai do respiro para outras coisa.
  6.  # 7

    Por exemplo, poderia aproveitar a água para a rega do quintal.
    Mas como o posso fazer?
    Alguma ideia?
  7.  # 8

    É normal.
    Pode tembém fazer uma coisa que é tapar o 2º colector durante o Verão para minimizar essa situação.(veja no manual de instruções ou pergunte ao seu instalador) ou se não está em uso, tapar completamente os colectores.
    Não lhe explicaram isto quando montaram o sistema?!

    Atenção que a agua expelida vem com temperaturas perto dos 100ºC.
  8.  # 9

    Boas, realmente isso é normal, como não tem consumo a temperatura do acumulador vai aumentado e a pressão do acumulador também depois o sistema tem uma válvula de segurança de pressão e/ou segurança de pressão e temperatura de actua quando chega aos valores limites que é o que está a acontecer ao seu sistema, depois o colector solar como não pode continuar a aquecer o acumulador entra numa fase de "estagnação" com temperatura muita alta dependendo do tipo de colector, (existe colectores que chegam ao 180ºC ou mais) se estiver muitos dias em estagnação os colectores ao logo do tempo vão entrar em fadiga dos seus materiais e vão se danificando, também em dependendo da qualidade dos colectores, no seu caso Solahart é um bom colector. Se não está a ser utilizado é de facto melhor tapar os colectores, não aconselho a desligar a água se não tapar os colectores, há marcas que não admite que os seus sistema estejam em vazio expostos ao sol. Se os sistemas solares tem muitas vantagens também têm desvantagens, essa é de uma delas. O sistema solar bem dimensionado raramente entra em estagnação, no seu caso é diferente que não está a habitar a moradia.
 
0.0128 seg. NEW