Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos

    Ainda sobre a minha saga da compra de um terreno, descobri agora que o mesmo é rústico. Apesar de no anúncio da imobiliária dizer Terreno Urbano, com Xm2 de área bruta, Xm2 de área de construção, com possibilidades de construção de moradia XPTO, este é rústico...pelos vistos a imobiliária ainda percebe menos disto do que eu...
    Ele está legalizado, pode construir-se mas sobre terrenos rústicos o banco não empresta...
    A questão é que ele está com um preço excelente e gostava mesmo de aproveitar. Na próxima semana temos uma reunião na câmara para saber se esta transição, legalização de rústico a urbano ainda vai demorar e saber em que ponto estão as coisas. Dependendo da resposta, avanço ou não; se fôr rápido, ainda tento "desenrascar" o dinheiro. Faço um sacrificiozinho e aguento, se vir que demora, desisto.
    Agora pergunto: Sejamos realistas, estes processos arrastam-se ou são rápidos? Em que consistem? E (a pior parte) têm custos? Pode-se fazer alguma coisa para acelerar o processo?
    Posso acrescentar que é um terreno de 300 m2 e a Câmara é a de Loures.
    Acham que vale a pena o sacrifício?
    Naquela zona há uma série de terrenos que estão a ser urbanizados. Até podia ir perguntar à Comissão de Moradores, só q tenho a certeza q diriam q é um processo rápido...é q a maioria tem terrenos nestas condições p vender...
    Agradeço a v/ opinião.

    Cumprimentos,
    Rita Pereira
  2.  # 2

    Introduz muitas questões complexas. A questão aí é que os bancos para emprestarem sobre terrenos SEM parte urbana, ou seja, sem casa, exigem-lhe uma serie de procedimentos, tais como fazer projecto, dar entrda dele na camara, esperar pela sua aprovação e libertar o dinheiro em tranches. SIM, é um processo bastante demorado, e com alguma complexidade.
  3.  # 3

    Rita,

    Pouco poderei ajudar, sómente a experiencia q tive com a CM Loures. Em 1978 compramos um terreno com situação previligiada (Qta da Paradela) e já rodeado de alguma construção. Nunca nos foi dado a licença para construção de moradia. Razão? Tb não nos foi dado conhecimento. Em 1989 vendemo-lo. Não voltei a passar naquele local, pois moro noutro Concelho. Em 1999 continuava tudo igual. Se conseguir concretizar seus desejos força. Gostei de lá residir.
    • RJ
    • 1 julho 2008

     # 4

    Rita, é um terreno rustico AUGI 8pela dimensão parece-me) tem cuidado, eu tenho 2 em Loures queria fazer uma casa e tive que comprar um rustico mas que da para construir.
    Onde fica? Freg de Loures? localidade? eu conheço pois andei á procura na zona norte, sei de muitos e qual o estado de legalização.
    Sobre a Paradela posso dizer que é dos melhores bairros já urbanizados de loures (SA), bons lotes em media boa area de construção e agora muito caros ou mais baratos mas com condicionantes.
  4.  # 5

    Olá a todos!

    Muito obrigado a todos pelas respostas.
    RJ, fica na freguesia de santa iria de azóia, bairro da salvação. Na Câmara de Loures dizem que apesar de ser rústico e estar em avos, dão autorização e licenças para construir/habitar...mas lá está, mesmo com estas licenças o banco não deve emprestar na mesma. Segundo sei, só emprestam para terrenos urbanos, já em lotes... E esta transição de rústico a urbano parece demorar...aliás nem sabem dizer para quando, até porque agora pôe-se o problema do TGV passar nas proximidades. Era só q faltava para ajudar à "festa". A própria câmara dá respostas pouco claras.
    Mas será q os bancos emprestam mesmo só c as licenças?
    Mais uma vez, obrigado.
  5.  # 6

    Colocado por: ritapereira2005Olá a todos!

    Muito obrigado a todos pelas respostas.
    RJ, fica na freguesia de santa iria de azóia, bairro da salvação. Na Câmara de Loures dizem que apesar de ser rústico e estar em avos, dão autorização e licenças para construir/habitar...mas lá está, mesmo com estas licenças o banco não deve emprestar na mesma. Segundo sei, só emprestam para terrenos urbanos, já em lotes... E esta transição de rústico a urbano parece demorar...aliás nem sabem dizer para quando, até porque agora pôe-se o problema do TGV passar nas proximidades. Era só q faltava para ajudar à "festa". A própria câmara dá respostas pouco claras.
    Mas será q os bancos emprestam mesmo só c as licenças?
    Mais uma vez, obrigado.


    Já foi dito atrás, que os bancos emprestam sobre terrenos SEM parte urbana. Os terrenos não passam de rusticos a urbanos assim por "aquela razão".

    Esse lote que é urbano, é-o pois está dentro do perimetro urbano. Mesmo sem casas.
    • RJ
    • 8 julho 2008

     # 7

    Rita, é uma AUGI, devem ter feito um pressing no ano passado para tentar a legalização dentro da lei das Augis que terminava em Dezembro 2007, mas foi prolongada até 2015 acho, ou seja, em final de 2014 vai andar tudo a correr outra vez até esta tudo parado. A Rita tem uma parte nesse bairro (X avos), vá falar com o arq na CML responsável por esse bairro (e falar com o presidente dessa associação de Moradores agora presidente da AUGI) e tente saber o que pode fazer. Sobre empréstimos, parece-me que os bancos só emprestam para terrenos se já tiver projecto aprovado na Câmara, o seu será sempre condicionado mesmo que a C;L autorize a construção (ou seja nunca terá licença ou alvará).
 
0.0135 seg. NEW