Iniciar sessão ou registar-se
    • ES
    • 25 maio 2010 editado

     # 1

    olá ao forum,
    Peço as v/ opiniões sobre o seguinte problema:
    comprei 50m2 de tijoleira numa grande superfície de Bricologe bem conhecida no mercado em meados de Março/2010 , entregaram-me +/- 3semanas + tarde.. para revestir o meu pátio traseiro, entretanto em finais de abril decidi continuar a obra pelo pátio lateral e comprei + 120m2 para esse efeito.. como já tinha sido alertada por um familiar "entendido" de que as tijoleiras qd vêm de lotes diferentes podem ter tonalidades ligeiramente diferentes, adverti o funcionário da loja para a situação de que já tinha aplicado 50m2 e pedi se podiam mandar os restantes 120m2 de um mesmo lote, ao q responderam q do mesmo lote não seria possivel. efectivei no entanto a encª . entretanto 2 a 3 semanas depois recebi os 120m2 e não haviam quaisquer diferenças que se notassem na tonalidade, começaram a sua plicação ... e qual o nosso espanto quando entretanto chegam ao ponto de convergência com o outro pátio verifcam que as tijoleiras não têm a mesma medida !!! ora nas caixas de ambos os lotes está escrita a medida 33,3x33,3, mas no 1º lote diz calibre 18 e no segundo diz calibre 20, entretanto verifica-se que umas medem os 33,3 e outras 33 ou 33,1 .. ao fim de várias tijoleiras aplicadas a diferença começou a ser de varios mm e as tijoleiras não ficam "encontradas" !!! fui reclamar à loja e respondem-me que eu deveria ter reparado que estava a aplicar calibres diferentes e nada podem fazer!!! Peço a v/ opinião sobre este assunto, ora se na caixas todas diz 33,3 não deveria ter essa medida?? estamos a falar de material de 1ª, não de qualquer refugo!! estamos indignados com a loja por nem sequer nos ter advertido para tal situação nem assumir nada.. tão pouco nos apresentam a norma a provar que as tijoleiras apesar de estar escrito na caixa 33,3 podem ter uma tolerância de vários mm .. pois quem me aplicou a tijoleira diz que nunca viu tal coisa .. podem sim senhora, variar milesimos e vão disfarçando com as juntas + ou menos largas ... o que sabem sobre esta história do calibre ser diferente ?? tem algo a ver com a medida das tijoleiras ?? e se sim, como é que o cliente adivinha ???? obg !cmpts ES
  1.  # 2

    Colocado por: ESestamos a falar de material de 1ª,

    Na caixa devem indicar qual a tolerância máxima e minima, tipo +/- 2mm. Diz alguma coisa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ES
  2.  # 3

    O calibre da peça nada tem a haver com a qualidade do material, é normal o calibre da peça ser diferente, consoante a "fornada", basta haver uma diferença mínima de temperatura para haver 1mm de diferênça na dimensão da tijoleira.
    Na 2ª encomenda deveria ter especificado qual o calibre que pretendia. Podendo o fabricante ter disponível, ou não.

    Deveria ter efectuado a encomenda das peças necessárias todas de uma só vez. O ladrilhador também deveria ter avisado para este problema e tomado as devidas medidas de minimização durante o planeamento do assentamento do revestimento.

    A meu ver não tem razão para reclamar, mas compreendo a sua indignação ;)

    POR exemplo, em mosaico técnico da CINCA 20x20cm, os lotes tem diversos calibres.. Sendo comum os seguintes calibres 197; 198 ou seja, o mosaico terá 19,7cm2 ou 19,8cm2, permite ter, consoante o calibre colocado em obra juntas de 2 ou 3mm, por forma a ter uma metrica de 20cm.
    Um dos problemas com os calibres, prende-se com a utilização de mosaicas de diversas cores num memso plano de parede, por exemplo. ( portanto de fornadas e lotes diferentes) A encomenda, neste caso em particular, deverá explicitar muito bem que todas as referências deverão ter o mesmo calibre, pois senão será impossivel haver um correcto assentamento dos mesmos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ES
    • ES
    • 25 maio 2010

     # 4

    na caixa não indicava qualquer tolerância .. apenas a medida 33,3x33,3 ..
    • ES
    • 25 maio 2010

     # 5

    Mas acham 3mm de diferença em algumas peças, aceitável ???
    e não deveria ser a loja a avisar o cliente que podiam vir de calibres diferentes ??

    e ao eu informar a loja que já tinha os 1ºs 50m2 , não deveriam ter tido esse
    cuidado de pedir com o mesmo calibre .. estamos a falar de uma grande superfície
    de bricolage que vende ao cliente final .. não seria justo informarem e adverterem
    o cliente para esta situação ?? pois se nem sequer me perguntaram de que calibre era o 1º lote !!

    ou então consultavam na ficha de venda deles do mês anterior .. acho que apesar de tanto reclame e programas de TV a afirmarem-se profissionais, afinal não são assim tão profissionais, pois mandaram vir de 2 calibres diferentes sem qualquer informação ao cliente !!
    • ES
    • 25 maio 2010

     # 6

    .. não comprei os m2 todos no mesmo mês, porque inicialmente só ía repavimentar o pátio traseiro .. ao fim de 3 semanas mudei de ideias e achei que valia a pena investir + uma pipa de massa e pôr tudo igual !!
    antes me tivessem informado que podiam vir de medidas diferentes que decerto não gastava + tostão !!
    • ES
    • 25 maio 2010

     # 7

    Ninguém + tem opinião sobre os calibres das tijoleiras ???
    obg !
  3.  # 8

    De facto seria da responsabilidade dos lojistas fornecerem essa informação, mas a verdade é que as medidas de material têm sempre uma tolerância que penso que vem definida nas fichas de conformidade, essas sim que pode pedir na loja em que comprou, onde são obrigados a entregar-lhas e vêm definidas algumas informações importantes sobre o material que comprou.
    É facto que essa disparidade de medidas é comum no material. Em termos gerais, poderia ainda dizer que apenas o material rectificado poderá ter medidas de tal forma homogéneas que mal se notarão essas diferenças de calibre.
    A verdade é que também houve descuido ao encomendar material pela segunda vez, porque não só deveriam ter-lhe pedido a tonalidade como o calibre do material já instalado. Por sua vez o próprio ladrilhador podia muito bem ter resolvido o problema tornando as diferenças de calibre quase imperceptíveis.
    Entornado que está o caldo, agora pouco ou nada há a fazer. Da parte da fábrica, deve existir nas caixas uma advertência que não aceitam reclamações de material já instalado.
    Para disfarçar pode sempre enveredar num perfil de transição, mas só vai disfarçar um bocadito, porque o problema está lá na mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ES
    • ES
    • 26 maio 2010

     # 9

    MrRip,
    agradeço-lhe o comentário.
    qt ao perfil, temo não ser grande opção porque envez de disfarçar, acho que só vai chamar ainda + a atenção para o defeito ...
    Pelo comentários, já percebi, que quem se mete a comprar em grandes superfícies de bricolage arrisca-se a sarilhos porque não têm formação profissional suficiente para aconselhar o cliente final (que não entende patavina do assunto !!) e deveria haver esse cuidado uma vez que somos o cliente alvo deles.
    Com eles envez de poupar dinheiro, saiu-me bem + caro, por exemplo para repavimentar o pátio traseiro 50m2 disseram-nos p/ comprar um cimento cola caríssimo (acho q 28Eur/saco 25kgs) e no final das contas venho a saber que não era preciso um tão caro, bastava um que custa 6,50€/saco 25Kgs .. !! Enfim, estamos sempre a aprender e eu deixo aqui o conselho de quem estiver a fazer obras, comprar mas é o material todo nas casas especializadas a sério ou até na v/ drogaria, no final sairá + barato concerteza !!!
  4.  # 10

    Colocado por: ESMrRip,
    agradeço-lhe o comentário.
    qt ao perfil, temo não ser grande opção porque envez de disfarçar, acho que só vai chamar ainda + a atenção para o defeito ...

    Pois, dependendo da obra é bem capaz de ser mais um atractivo do que um disfarce...

    Pelo comentários, já percebi, que quem se mete a comprar em grandes superfícies de bricolage arrisca-se a sarilhos porque não têm formação profissional suficiente para aconselhar o cliente final (que não entende patavina do assunto !!) e deveria haver esse cuidado uma vez que somos o cliente alvo deles.

    Em parte isso é bem verdade. Essas organizações dão alguma formação aos seus funcionários, mas nada que lhes permita saber esses detalhes. Não tenha no entanto dúvidas de que esse problema não só acontece nas grandes superfícies como nas lojas da especialidade. Basta apanhar um funcionário com menos conhecimento, ou alguém menos competente ou até mesmo alguém com um dia difícil.

    Com eles envez de poupar dinheiro, saiu-me bem + caro, por exemplo para repavimentar o pátio traseiro 50m2 disseram-nos p/ comprar um cimento cola caríssimo (acho q 28Eur/saco 25kgs) e no final das contas venho a saber que não era preciso um tão caro, bastava um que custa 6,50€/saco 25Kgs .. !! Enfim, estamos sempre a aprender e eu deixo aqui o conselho de quem estiver a fazer obras, comprar mas é o material todo nas casas especializadas a sério ou até na v/ drogaria, no final sairá + barato concerteza !!!

    Não sei que tipo de aplicação fez, mas se colou essa cerâmica sobre outra cerâmica, sobre tinta ou sobre um cimento de qualidade mais duvidosa, em locais exteriores e expostos ao clima ou em situações de esforço (passagem de carros), então de facto teria que usar uma cola especial de corrida, que em alguns casos é bem capaz de chegar a valores desse género. Mas se pelo contrário estava a colocar esse material em cimento novo, abrigado e com poucas probabilidade de aplicação de grandes esforços, então um cimento cola normal, com valores próximos dos 2,5€ servir-lhe-ia na perfeição.
    Não se esqueça é que cada caso é um caso e nada melhor do que procurar ajuda especializada (e não estou a falar dos ladrilhadores, porque mesmo esses fazem grandes asneiras mesmo com anos de experiência).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ES
 
0.0174 seg. NEW