Iniciar sessão ou registar-se
    • verde
    • 26 junho 2008 editado

     # 1

    Olá a todos!
    obrigada pelos vossos comentários, ainda não tomei uma decisão mas já estão sem duvida a ser uma ajuda.
    O sótão não é ventilado. Tem lage em betão por baixo das telhas, e como é de 4 aguas, algumas paredes internas necessárias para formar o telhado.
    depois tem a lage em betão que é os tecto dos quartos, entre os quais tem abertura que permite aceder ao sótaõ.
    a minha dúvida é se eu utilizar a lâ de rocha ou outro material na lage que é o tecto dos quartos, penso que foi essa uma sugestão, na zona de acesso ao sotão não ficará isolada, fazendo efeito de estufa no sótaõ algum desse calor passará para os quartos pela referida abertura, que simplesmente tem uma placa de madeira.

    Já agora outra questão, as telhas estão cheias de "verdete" queria aplicar um produto, mas não sie qual escolher.
  1.  # 2

    Boas,

    Creio que a melhor solução sera isolar por cima da placa com manta de lâ de rocha, duas camadas, perpendiculares entre si.
    É muito facil de aplicar.
    Basta comprar o material e pode você mesmo fazer isso.

    Veja mais aqui: http://forum.aglobal.com/viewtopic.php?t=501

    Cumprimentos
  2.  # 3

    Não coloque lã de rocha.... Sendo o sotão concerteza ventilado é propenso a alguma humidade, indo diminuir o desempenho da lã mineral.

    Aconselho a aplicação (mais barata e mais eficiente) de uma camada em Poliestireno Extrudido (XPS) com 4cm no mínimo. Este deverá ficar devidamente assente sobre a laje (tecto dos quartos). Deverá colocar pontualmente, alguns pesos sobre as placas, podem ser tijolos, blocos, restos de argamassa, pedras.

    quanto à remoção das telhas, as placas tem normalmente 60cm de largura, variam no comprimento... depende do acesso que tiver ao sotão não útil...
    cump.
  3.  # 4

    Boas,

    Mais eficiente porque? Normalmente os sotão estão cheios de instalações com tubos com cablagem eléctrica, tubos de isto daquilo...
    Tudo isto torna muito mais dificil a aplicação CORRECTA do XPS. Sabe com toda a certeza que se o XPS não ficar em intimo contacto com a laje o seu efeito é muito pouco.
    Já a lã de rocha, devida á sua maneabilidade não coloca qualquer tipo de problema na colocação, o que torna possível qualquer um de nós fazer essa aplicação.
    Qanto a ser mais cara a colocação da lã, não posso afirmar com toda a certeza, mas creio que está enganado... Mas sem certezas! Se tivermos em conta o que podemos poupar na aplicação, ainda mais duvidas tenho...

    Cumprimentos
  4.  # 5

    Em minha casa, removeu-se as telhas, aplicou-se um painel swandwich termico de 5 cm de espessura recolocou-se a telha por cima. Ficou um trabalho de qualidade.
    Aplicou-se uma maquina de ar condicionado, é onde passo mais tempo dentro de casa =).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anselmo
  5.  # 6

    Caro Pedro Azevedo78, neste caso em particular, penso que estamos a recomendar uma solução para uma laje de esteira em betão, ou em solução aligeirada, (ao contrário do que está recomendado no link ao post do fourmglobal, em que o caso apresenta uma laje de esteira em madeira, onde realmente as cabalagens electricas e outros normalamente assentam sobre esta) neste caso em particular, concerteza a superficie de contacto apresenta-se razoavelmente desempenada para aplicação do XPS.

    Mantenho a minha "prescrição", para a situação construtiva em causa.

    hostiasamigo, o seu caso é diferente, procedeu ao melhoramento termico e ao mesmo tempo solucionou uma forma de ter revestimento acabado para um sotão útil.
  6.  # 7

    Olá.

    Aproveitando o tópico... Os meus pais tem uma casa com cerca de 25 anos e na altura puseram da "bela" telha preta, o que fez com que o 1º andar seja quente como tudo de verão e frio como tudo no inverno.

    Como agora voltaram a morar lá a tempo inteiro, vão mudar o telhado para telha da vermelha(cerâmica). Será suficiente para a casa não ficar tão quente?

    Obrigado
  7.  # 8

    Peço desculpas... já vi q o sr. Pedro Barradas já tinha respondido a esta pergunta, noutro tópico.
  8.  # 9

    Martins disse:
    O que aconselham pra isolamento de um telhado plano? Telha tipo sandwich ou aquela outra solução que engloba 6 cm de vários tipos de material (nao sei quaís sao os nomes).
    • vg
    • 24 setembro 2008 editado

     # 10

    Anônimo

    Pra esses telhados tem um site com isolamento pra vários tipos de telhas dá uma olhada:
    [pub]Isolamento Térmico[/pub]
  9.  # 11

    #
    Olá.

    Aproveitando o tópico... Os meus pais tem uma casa com cerca de 25 anos e na altura puseram da "bela" telha preta, o que fez com que o 1º andar seja quente como tudo de verão e frio como tudo no inverno.

    Como agora voltaram a morar lá a tempo inteiro, vão mudar o telhado para telha da vermelha(cerâmica). Será suficiente para a casa não ficar tão quente?

    Peço desculpas... já vi q o sr. Pedro Barradas já tinha respondido a esta pergunta, noutro tópico.


    Eu gostava de ver o desenvolvimento deste problema e procurei a tal resposta do Sr. Pedro Barradas mas não encontrei. Podiam explicar melhor ou em alternativa, dar-me o link da resposta?

    Obrigada
  10.  # 12

    Se a casa não tem aproveitamento de sotão, além da substituição da telha, deverá e é fundamental a colocação de isolamento térmico sobre a laje de esteira, visto a casa ter 25 anos, placas de XPS com 4cm é suficiente para melhorar substancilamente o conforto térmico da casa durante o inverno e verão.
    •  
      alv
    • 8 janeiro 2009

     # 13

    Vivam!
    Só para enfatizar a ideia do Pedro Barradas
    Se vai mexer na telha não exite em colocar o XPS.
    Não torna a mudar de telha nos próximos vinte cinco anos, e se o sótão fôr habitável e se não fôr suficiente (e não deve ser) então depois trata-o pelo interior.
    "Fassam" parte.
  11.  # 14

    Obrigada desde já pela vossa resposta e desculpem a ignorância e insistência:

    - a cor da telha, desde que se tomem as providências por vós referidas, é indiferente?

    ps: o pitoresco "fassam parte" tem alguma história associada, Sr. Alv? Desculpe a cusquice (típica de mulher) ;)
    •  
      alv
    • 8 janeiro 2009

     # 15

    Vivam!
    Tem. Na minha terra diz-se "façam parte" quando se quer dizer digam aos outros, comuniquem.
    Mas erradamente, mea culpa, escrevi mal no 1º poste que aqui esccrevi, mas logo alguém teve o cuidado, que agradeço, de me corrigir, pelo que assim ficou.
    Coisas de computadores, mas muitos dos erros que todos damos são de simpatia e de tentar escrever à pressa ou quando se não tem tempo para corrigir; Outros nem por isso.
    Quanto á côr da telha é recomendável que seja o mais clara possível, mas poderá haver razões estéticas que justifiquem o uso de telhas normais.
    Na minha casa não abediquei dum telhadinho vermelho com uma enorme cimalha em toda a volta da casa, mesmo á engenheiro, para protejer. E proteje!!
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: woodhouse
  12.  # 16

    Olá
    No meu caso tenho uma cobertura em que não tem espaço de sotão. A telha está colocada uns cms acima da palca. Casa muito fria de inverno e fresca de verão. o que devo usar; lã de rocha ou a dita manta térmica( prateada)?

    Obrigado
  13.  # 17

    Tenho uma casa em que coloquei capoto em toda a dimensao para a tornar mais térmica. A placa de cobertura é cmposta por abobadilhas de esferovite e cimento. Quero isolar o telhado pela parte interior para evitar correntes de ar vindas do sotão. Quais os materias aconselhados para tal?

    Cumprimentos.
  14.  # 18

    Colocado por: alvVivam!
    Só para enfatizar a ideia do Pedro Barradas
    Se vai mexer na telha não exite em colocar o XPS.
    Não torna a mudar de telha nos próximos vinte cinco anos, e se o sótão fôr habitável e se não fôr suficiente (e não deve ser) então depois trata-o pelo interior.
    "Fassam" parte.


    Colocado por: alv
    Quanto á côr da telha é recomendável que seja o mais clara possível, mas poderá haver razões estéticas que justifiquem o uso de telhas normais.
    Na minha casa não abediquei dum telhadinho vermelho com uma enorme cimalha em toda a volta da casa, mesmo á engenheiro, para protejer. E proteje!!



    Boa noite,
    estou com uma situação semelhante relativamente ao telhado, também com telha escura, com a possível diferença de que o meu sótão é habitável. Ando à procura de soluções e encontrei este post. Mas não percebi certas coisas.

    - O que é XPS?
    - porque deve a telha ser clara? Fará assim tanta diferença?
  15.  # 19

    XPS sao placas de espuma solida para fazer isolamento de uma divisao e/ou casa.

    A telha ou telhado deve ser claro devido ao poder de reflectividade de cores mais claras dos raios solares, o que torna o sotao mais fresco.

    Telhados escuros absorvem mais o calor - geralmente mais visiveis em climas mais frios e na minha opiniao nos climas mais frios, teriam a ganhar ter telhado claro, dado que apesar de haver ganhos termicos com um telhado escuro, no inverno que eh quando o telhado escuro traz beneficios, em climas frios, geralmente o telhado tem neve ... logo, o objectivo do telhado escuro acaba por cair por terra.
    Concordam com este comentário: Mary Poppins
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mary Poppins
  16.  # 20

    Colocado por: sbcnvXPS sao placas de espuma solida para fazer isolamento de uma divisao e/ou casa.

    A telha ou telhado deve ser claro devido ao poder de reflectividade de cores mais claras dos raios solares, o que torna o sotao mais fresco.

    Telhados escuros absorvem mais o calor - geralmente mais visiveis em climas mais frios e na minha opiniao nos climas mais frios, teriam a ganhar ter telhado claro, dado que apesar de haver ganhos termicos com um telhado escuro, no inverno que eh quando o telhado escuro traz beneficios, em climas frios, geralmente o telhado tem neve ... logo, o objectivo do telhado escuro acaba por cair por terra.


    Bom dia

    Muito obrigada pela ajuda, sbcnv.

    Sobre o XPS, eu lembro-me que quando estavamos a fazer a casa, o empreiteiro usou esferovite; e que, posterioremente, se começaram a usar umas placas azuis, mais duras. O XPS é desse tipo? É mais recente?

    Sobre a cor, eu nunca gostei de telhas laranja. Mas também gostaria de resolver o problema de o sotão ou estar muito quente ou muito frio.
    Haverá alguma outra solução? ou actualmente ainda só existem estas duas hipóteses?
 
0.0215 seg. NEW