Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos!

    Estou em fase de construção da minha moradia, as paredes têm as seguintes características:

    - Parede Interior de 15cm + Wallmate de 5cm + Caixa-de-ar de 3cm + Parede Exterior 11cm + Capoto 6cm
    - Janelas e Portas em PVC com vidro duplo

    Será necessário algum tipo de sistema para aquecer ou arrefecer o ambiente da casa, ou com estas características consigo manter um bom ambiente e autonomia da temperatura dentro da casa de verão e/ou inverno?

    Obrigado.
  2.  # 2

    E isso fica em Ponta Delgada ou em Mirandela? É que ambas são Portugal, mas o clima é ligeiramente diferente.
  3.  # 3

    Boas

    Acho que só o autor do projecto tem os dados que permitem dar a resposta

    Off topic: a continuar assim esta resposta ainda se vai tornar um padrão, tal como aquela "contrate um arquitecto"

    cumps
    José Cardoso
  4.  # 4

    Colocado por: AugstHillE isso fica em Ponta Delgada ou em Mirandela? É que ambas são Portugal, mas o clima é ligeiramente diferente.


    Fica em Santo Tirso!
  5.  # 5

    Colocado por: j cardosoBoas

    Acho que só o autor do projecto tem os dados que permitem dar a resposta

    Off topic: a continuar assim esta resposta ainda se vai tornar um padrão, tal como aquela "contrate um arquitecto"

    cumps
    José Cardoso


    Obrigado!
  6.  # 6

    Colocado por: Dr. FeelgoodBoas a todos!

    Estou em fase de construção da minha moradia, as paredes têm as seguintes características:

    - Parede Interior de 15cm + Wallmate de 5cm + Caixa-de-ar de 3cm + Parede Exterior 11cm + Capoto 6cm
    - Janelas e Portas em PVC com vidro duplo

    Será necessário algum tipo de sistema para aquecer ou arrefecer o ambiente da casa, ou com estas características consigo manter um bom ambiente e autonomia da temperatura dentro da casa de verão e/ou inverno?

    Obrigado.


    Depende do que é para si um bom ambiente/temperatura. Agora, se quiser ter 22/23 graus dentro de casa em pleno Inverno, vai ter de aquecer; e se quiser os mesmos 22/23 no pico do verão vai ter de arrefecer. Claro que depende de muitos factores, mas é só a minha opinião.

    Já agora, só para dizer que este fim de semana, estive numa moradia ao lado da minha, com bloco termico de 29cm + capotto, com estores exteriores, com cobertura painel sandwish, e estava bastante calor lá dentro, com apenas 3/4 dias de calor á verão. A dona estava um pouco desiludida com tal facto. A casa é em Águeda.

    Abraço, Pedro
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Fernandes
    Colocado por: Dr. FeelgoodBoas a todos!

    Estou em fase de construção da minha moradia, as paredes têm as seguintes características:

    - Parede Interior de 15cm + Wallmate de 5cm + Caixa-de-ar de 3cm + Parede Exterior 11cm + Capoto 6cm
    - Janelas e Portas em PVC com vidro duplo

    Será necessário algum tipo de sistema para aquecer ou arrefecer o ambiente da casa, ou com estas características consigomanter um bom ambiente e autonomia da temperaturadentro da casa de verão e/ou inverno?

    Obrigado.


    Depende do que é para si um bom ambiente/temperatura. Agora, se quiser ter 22/23 graus dentro de casa em pleno Inverno, vai ter de aquecer; e se quiser os mesmos 22/23 no pico do verão vai ter de arrefecer. Claro que depende de muitos factores, mas é só a minha opinião.

    Já agora, só para dizer que este fim de semana, estive numa moradia ao lado da minha, com bloco termico de 29cm + capotto, com estores exteriores, e estava bastante calor lá dentro, com apenas 3/4 dias de calor. A dona estava um pouco desiludida com tal facto. A casa é em Águeda.

    Abraço, Pedro


    Obrigado pelo seu comentário!
  8.  # 8

    Colocado por: Anonimo16062021
    Colocado por: Pedro Fernandes
    Colocado por: Dr. FeelgoodBoas a todos!

    Estou em fase de construção da minha moradia, as paredes têm as seguintes características:

    - Parede Interior de 15cm + Wallmate de 5cm + Caixa-de-ar de 3cm + Parede Exterior 11cm + Capoto 6cm
    - Janelas e Portas em PVC com vidro duplo

    Será necessário algum tipo de sistema para aquecer ou arrefecer o ambiente da casa, ou com estas características consigomanter um bom ambiente e autonomia da temperaturadentro da casa de verão e/ou inverno?

    Obrigado.


    Depende do que é para si um bom ambiente/temperatura. Agora, se quiser ter 22/23 graus dentro de casa em pleno Inverno, vai ter de aquecer; e se quiser os mesmos 22/23 no pico do verão vai ter de arrefecer. Claro que depende de muitos factores, mas é só a minha opinião.

    Já agora, só para dizer que este fim de semana, estive numa moradia ao lado da minha, com bloco termico de 29cm + capotto, com estores exteriores, com cobertura painel sandwish, e estava bastante calor lá dentro, com apenas 3/4 dias de calor á verão. A dona estava um pouco desiludida com tal facto. A casa é em Águeda.

    Abraço, Pedro


    Pois então algo esta mal,porque eu tenho tijolo térmico de 30cm,mais 5cm de ETICS em todas as paredes manos nas da garagem,e quando saia da cozinha que da acesso a garagem era como o dia para a noite.


    Pois, não digo que não, mas é a verdade. Posso acrescentar que as placas de eps eram de 5cm e foram coladas por pontos, levou uma rede, e de seguida duas camadas duma massa da weber. Toda a casa está revestida, excepto 3 ou 4 palas e um terraço no piso 1 que "preenche" metade da sala no r/c. A casa tem alguns grandes envidraçados, todos com estores exteriores.

    Abraço, Pedro
  9.  # 9

    Se é possível ter conforto térmico numa casa, sem recurso a sistemas de ventilação? Sim, é possível, mas não vai lá só com massa e isolamento térmicos. Tem de recorrer a arquitectura solar passiva, e o que poupa em combustível gasta em estudos e projectos. Em teoria, Portugal tem ganhos solares suficientes no Inverno para conseguir temperaturas interiores na casa dos 18/20ºC no Inverno, na prática, tem de perguntar à Lívia Tirone, p.e.
  10.  # 10

    Claro que sem aquecimento/arrefecimento não vai ter a casa a 22º o ano inteiro.
    O que faz é que com aquecimento/arrefecimento vai gastasr bastante menos para atingir esse objectivo.

    A casa tem sempre percas. Sempre por isso tem de a aquecer/arrefecer.

    Pode por exemplo no verão abrir janelas à noite para refrigerar a casa. mas no inverno necessite mesmo de aquecimento.
    Sistemas solares para aquecer ar já existem, mas são poucos e caros, e se tiver mesmo nublado, esqueça lá isso!
  11.  # 11

    Colocado por: system32Claro que sem aquecimento/arrefecimento não vai ter a casa a 22º o ano inteiro.
    O que faz é que com aquecimento/arrefecimento vai gastasr bastante menos para atingir esse objectivo.

    A casa tem sempre percas. Sempre por isso tem de a aquecer/arrefecer.

    Pode por exemplo no verão abrir janelas à noite para refrigerar a casa. mas no inverno necessite mesmo de aquecimento.
    Sistemas solares para aquecer ar já existem, mas são poucos e caros, e se tiver mesmo nublado, esqueça lá isso!


    Obrigado pelo seu comentário!
 
0.0178 seg. NEW