Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Podem me informar a diferença de custo média entre uma parede em alvenaria ou betão armado?
  2.  # 2

Betão: 400€/m3 *0.15 = 60€/m2
    Alvenaria 15 = 15€/m2
    Bloco de 15 = 18€/m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisPereira
  3.  # 3

Colocado por: PauloCorreiaBetão: 400€/m3 *0.15 = 60€/m2
    Alvenaria 15 = 15€/m2
    Bloco de 15 = 18€/m2

Estas pessoas agradeceram este comentário:LuisPereira

Paulo,

Pode me explicar que valor é o 0.15 no muro de betão?
  4.  # 4

15cm de espessura
  5.  # 5

Colocado por: PauloCorreia15cm de espessura

Obrigado.
    A diferença é enorme :-(
    Mais uma conversa a ter com a equipa projectista...
    Que vantagens e desvantagem (para além do custo) entre cada uma delas?
  6.  # 6

Colocado por: LuisPereiraQue vantagens e desvantagem (para além do custo) entre cada uma delas?

Não me parece que possam ser comparadas a esse nível. Em principio, não se fazem paredes de caves enterradas em alvenaria, nem paredes divisórias em betão, a opção é sempre por razões estruturais ou estéticas, nunca funcionais já que são soluções completamente diferentes.

Seriam usadas onde?

Colocado por: LuisPereiraMais uma conversa a ter com a equipa projectista...

Não fale e não verifique, não.... ainda este fim de semana foi um projecto de uma moradia todo para trás. Ninguém fala com ninguém e faltavam lá 70.000€ em trabalhos que se tinham esquecido de desenhar e calcular. Não havendo dinheiro para tudo, o resto do projecto (provavelmente a cave terá de ser suprimida) terá de ser revisto. Mas neste caso ainda fomos a tempo, noutros casos, só se detectaria tarde demais (€€€€)
  7.  # 7

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: LuisPereiraQue vantagens e desvantagem (para além do custo) entre cada uma delas?

Não me parece que possam ser comparadas a esse nível. Em principio, não se fazem paredes de caves enterradas em alvenaria, nem paredes divisórias em betão, a opção é sempre por razões estruturais ou estéticas, nunca funcionais já que são soluções completamente diferentes.

Seriam usadas onde?

Colocado por: LuisPereiraMais uma conversa a ter com a equipa projectista...

Não fale e não verifique, não.... ainda este fim de semana foi um projecto de uma moradia todo para trás. Ninguém fala com ninguém e faltavam lá 70.000€ em trabalhos que se tinham esquecido de desenhar e calcular. Não havendo dinheiro para tudo, o resto do projecto (provavelmente a cave terá de ser suprimida) terá de ser revisto. Mas neste caso ainda fomos a tempo, noutros casos, só se detectaria tarde demais (€€€€)

A sugestão que tenho da equipa projectista e arquitecto é de colocar paredes de betão na cave (parcialmente subterrada) e as paredes exteriores também toda em betão.
    Tenho conversado muito com a equipa, todos os dias falamos e trocamos opiniões, e muito tem contribuído este forum para isso :-)
    A área em betão são 140m2. O valor por m2 que apresentou mantém-se?
  8.  # 8

Colocado por: LuisPereiraA área em betão são 140m2. O valor por m2 que apresentou mantém-se?

São valores tipo, não substituem um orçamento a sério
  9.  # 9

Colocado por: LuisPereiraA área em betão são 140m2. O valor por m2 que apresentou mantém-se?

São valores tipo, não substituem um orçamento a sério

sim, naturalmente, o que pretendia saber era se o valor que apresentou é um valor unitário de referencia que depois num orçamento para a estrutura de uma habitação irá variar e se sim se varia muito ou pouco.
  10.  # 10

Colocado por: LuisPereirairá variar e se sim se varia muito ou pouco.

Impossível responder sem ver o projecto, mas se sofrer alterações é para cima
  11.  # 11

Boas

A área em betão são 140m2. O valor por m2 que apresentou mantém-se?

Atenção à espessura da parede exterior de betão, duvido que vá ter apenas 15 cm de espessura

cumps
    José Cardoso
  12.  # 12

Colocado por: j cardosoAtenção à espessura da parede exterior de betão, duvido que vá ter apenas 15 cm de espessura

Mais?

No Porto medi um edifício com 40.000m2 e com fachadas em cantaria grampeada cuja parede exterior em betão tinha 12cm
  13.  # 13

No meu caso o proposto penso ser 15cm mas logo terei confirmação.
  14.  # 14

Antes de estarem a trabalhar com ideias bonitas, sabem se têm dinheiro para fazer isso?

Não se fazem projectos e depois se vê se o dinheiro chega, mas faz-se o projecto para o orçamento disponível.

(é para não andarmos a criticar o Governo por gastar sem pensar e depois fazermos o mesmo)
  15.  # 15

Colocado por: PauloCorreiaAntes de estarem a trabalhar com ideias bonitas, sabem se têm dinheiro para fazer isso?

Não se fazem projectos e depois se vê se o dinheiro chega, mas faz-se o projecto para o orçamento disponível.

(é para não andarmos a criticar o Governo por gastar sem pensar e depois fazermos o mesmo)

É por essa razão que estou a discutir isso com o arquitecto e aqui no forum, para ter a noção dos custos envolvidos de cada uma das soluções, para optarmos pela melhor (custo/qualidade/arquitectura)
  16.  # 16

Colocado por: LuisPereiraÉ por essa razão que estou a discutir isso com o arquitecto e aqui no forum, para ter a noção dos custos envolvidos de cada uma das soluções, para optarmos pela melhor (custo/qualidade/arquitectura)

Vai-me desculpar mas essa era a função da equipa projectista. A sua era a de informar qual o orçamento.
    • eu
    • 26 maio 2010

# 17

Colocado por: LuisPereirae as paredes exteriores também toda em betão.

Qual é a ideia de fazer as paredes exteriores em betão? Só vejo inconvenientes...
  17.  # 18

Colocado por: LuisPereiraÉ por essa razão que estou a discutir isso com o arquitecto e aqui no forum, para ter a noção dos custos envolvidos de cada uma das soluções, para optarmos pela melhor (custo/qualidade/arquitectura)

Vai-me desculpar mas essa era a função da equipa projectista. A sua era a de informar qual o orçamento.

Vamos tomando opções de acordo com as opiniões deles e as minhas... é o tira aqui e coloca acolá que acho ser normal.
    Se gastar mais numa determinada solução terei de gastar menos numa outra.
    Pensoq ue o importante aqui é ter tudo bem definido quando for pedir orçamentos e não andar a efectuar estas alterações durante a construção.
  18.  # 19

Colocado por: eu
    Colocado por: LuisPereirae as paredes exteriores também toda em betão.

Qual é a ideia de fazer as paredes exteriores em betão? Só vejo inconvenientes...

Quais?
  19.  # 20

Boas

Atenção à espessura da parede exterior de betão, duvido que vá ter apenas 15 cm de espessura

Mais?

No Porto medi um edifício com 40.000m2 e com fachadas em cantaria grampeada cuja parede exterior em betão tinha 12cm

A sugestão que tenho da equipa projectista e arquitecto é de colocar paredes de betão na cave

Duvido muito dos 15 cm para paredes da cave sujeitas a impulsos do terreno.

cumps
    José Cardoso

0.0219 seg. NEW