Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa noite a todos
    vou remodelar uma casa com 100m2,e estou a pensar isolar com o sistema ETICS pelo exterior.PROBLEMA!!!
    uma das paredes fica a menos de 3 metros do muro do vizinho e como a casa ainda não tem licença de habitação ( estou a tratar ) não posso colocar o etics nessa parede.
    qual será a melhor maneira de isolar termicamente essa parede para assim evitar as pontes térmicas e ficar o mais parecido com as outras 3 com o etics

    obrigado
    pedro abreu
  2.  # 2

    Boas...

    Quanto ao "ETICS" é sem duvida uma exelente opção, quanto á distancia de 3 mts não vejo onde esta o problema...
  3.  # 3

    .. acha que alguem vai levantar problemas por ir "comer" 5cm?!
  4.  # 4

    Tanto quando me é dado a entender, os 3 metros são respeitantes à distância dos vãos. Mas pode contactar o responsável pela área urbanística da sua câmara e explicar-lhe a questão. Penso que não devem colocar entraves.
  5.  # 5

    obrigado pela vossa opinião
    mas a arquitecta da camara de almada diz não ser possivel, pois pode existir problema com o vizinho do lado, por não respeitar as distancia correcta entre a parede da minha casa e o muro do vizinho.
    tambem acho que 6cm do etics não é problema mas...
    agora como isolar bem essa parede sem o etics, e não ter pontes termicas?
  6.  # 6

    qual é a distância actual??
    • eu
    • 26 maio 2010

     # 7

    Acha que alguém vai medir ? ;)
  7.  # 8

    boa tarde
    a distancia da parede ao muro são 3mt.
    como vai ser dificil mexer na parede pelo exterior, faço isolamento pelo interior ( lã de rocha,pladur ). sera boa opcção ?
    existe alguma tinta ou outro tipo de produto que possa fazer esse isolamento?
    preciso de ideias
    obrigado pela ajuda
    • P+V
    • 27 maio 2010

     # 9

    Colocado por: pedroabreuboa tarde
    a distancia da parede ao muro são 3mt.
    como vai ser dificil mexer na parede pelo exterior, faço isolamento pelo interior ( lã de rocha,pladur ). sera boa opcção ?
    existe alguma tinta ou outro tipo de produto que possa fazer esse isolamento?
    preciso de ideias
    obrigado pela ajuda


    Homem, isto tudo é uma grande treta: está-se a complicar a vida para nada: embrulhe lá a casa toda com o cappotto e não pense mais nisso.
  8.  # 10

    bem sei que isto não tem logica .
    mas a arquitecta da cma diz que não pode ser devido a lei e tambem com o vizinho,que pode levantar problemas.
    gostava de saber se existe alguma boa solução para este caso?
  9.  # 11

    meter o tal capoto e fazer a medição com uma fita com menos cerca de 5 cm

    A sério, acho que este caso é de um preciosismo absurdo, e até mesmo a arquitecta da câmara não mostrou sensibilidade para estas coisas, pois se por um lado hoje em dia se está a promover a recuperação de edifícios antigos e a tentar torná-los mais sustentáveis em termos energéticos, por causa do "engrossar" uma parede com revestimento em 5 cm ( que seja),
    não me parece uma infracção grave ao RGEU, e penso que a câmara tem autoridade para o permitir e até mesmo com um vizinho complicado isso seria autorizado tendo em face que se trata de uma recuperação e melhoramento do existente e não uma obra de raiz ou mesmo uma ampliação da área útil da habitação.
  10.  # 12

    a solução era não dizer nada e fazer...
    agora quem tenha um bom"" e verdadeiro vizinho até um centímetro pode ser discórdia em tribunal.
  11.  # 13

    boa noite
    mas se C.M.Almada não deixa colocar o ETICS, qual a melhor solução para isolar a parede? Estou a espera do projecto Termico,mas enquanto não chega gostava de ouvir opiniões para posteriormente confrontar o tecnico com as duvidas que possa ter.
  12.  # 14

    talvez valesse a pena ir mais alto na camara, ou seja a técnica, limita-se a dar o seu parecer técnico rigorosamente de acordo com o regulamento para não se comprometer ( aceita-se) mas isso passa por uma decisão de um chefe de departamento ou quem sabe mais alto. é que como já disse é uma contradição, pois está precisamente a fazer um melhoramento no sentido das tendências actuais de casas mais sustentáveis e não está propriamente a fazer um aumento da área habitável e quanto muito serão os tais 5 ou 6 cm.
    Estar a descontinuar o isolamento ao fazer pelo interior nessa parede, não me parece grande coisa.
  13.  # 15

    E que tal perguntar ao vizinho se ele se incomoda com isso?
  14.  # 16

    Olhe lá... tem mesmo a certeza do afastamento mínimo relativamente à extremidade do terreno do vizinho?
    O RGEU diz que a distância é regulamentada em regulamento próprio da autarquia mas desconheço a sua realidade... Não pode abrir janelas/varandas ou vãos abertos. A construir aberturas terão que ser do tipo de "seteiras" e que distem de uma altura superior a 1,80m da cota de soleira do piso em que se abrem. Quanto a afastamento do limite do terreno não tenho muito a certeza que sejam os tais 3 metros. Na minha autarquia podemos construir até ao limite do terreno (cuidado que em loteamentos há que respeitar as áreas de implantação e de construção dos lotes) e podemos abrir as tais "seteiras" na parede virada para o vizinho... áhhh e tome lá em atenção que aínda há uma forma muito fácil de ultrapassar esse problema... depois quando estiver mais aflito/a eu digo-lhe como!!!!!! ;)
    Tente ver lá na sua câmara se é mesmo assim ou se está a ser levado/a por um técnico que não está para se aborrecer com o assunto!
 
0.0168 seg. NEW