Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Volto a usar este fórum para tentar esclarecer algumas dúvidas:

    Temos um prédio completo, com várias fracções/apartamentos completamente individualizados. Para contratar e ligar Água, Electricidade e Gás teve de ser tudo separado por cada apartamento, mas gostava que assim não fosse com a Internet/telefone.

    O prédio tem instalação ITED, que ainda estou a inteirar-me do que é (com ajuda do vosso fórum). E apresenta um armário destes em cada apartamento:
    http://yfrog.com/j531936600018152330f2bbj
    (a foto é já antiga, e ainda não estava tudo ligado. Posso depois enviar fotos do actual)

    Não tenho acesso aos armários do hall de entrada do prédio, pois estão fechados e só as empresas têm a chave :-@
    Por isso não vos posso mostrar...

    Mas o que queria era basicamente, por prioridade:
    - saber se e como seria possível inter-ligar todos os fios de cobre do prédio. Para que houvesse uma rede única entre todas as fracções.
    - até que ponto alterações nisto tudo já aprovado pode trazer problemas. E / ou "impossibilidades" para contratar um ISP. Isto deveria ser feito antes ou depois da instalação dum ISP?
    - como contratar a um ISP net (e talvez telefone, tv) e "injectar" o "sinal" na rede de todo o prédio? (claro que me vão dizer que WiFi é uma solução, mas para mim é de último recurso)
    - a nível formal, legislativo, o mesmo cliente teria que ter vários acessos duplicados por vários apartamentos do mesmo prédio?? (esta é apenas a retórica de quem está indignado com chupistas...)

    Muito Obrigado,
    J

    p.s. depois da net podemos falar em telefone ou tv.
  2.  # 2

    Hum? Eu também tenho essa caixa, e como vc disse, a do hall de cada andar, só as empresas têm acesso.
    Não sei se percebo muito bem as suas questões.

    Porque razão são chupistas?
    Queriam ter uma só conta de internet e afins para todo o prédio??
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta,

    tal como eu disse, o ponto chave do meu caso é que somos proprietários de TODO o prédio.

    Ora, já no último ponto desabafo (depois de pergunta um pouco retórica) que me faz sentir "chupado" por ter de pagar vários acessos net.
    Isto porque, claro está, um acesso xDSL ser já uma "divisão" em que o ISP lucra em quanto mais dividir. E sabendo eu que POSSO evitar tudo isto partilhando um acesso via wireless.
    Agora, implícito nas minhas anteriores questões, eu quero é aproveitar a cablagem já instalada e já paga por mim! Portanto é só saber como...

    Muito Obrigado,
    J

    Saindo um pouco do meu caso (e sem querer desfocar),
    acho que é reflexo do deficit comunitário ser "estranho" um condomínio querer partilhar acesso net (e falo dum com diferentes condóminos)! Excepto para evitar "queimarem-se" numa época em que os IP são cada vez mais monitorizados, acho que só traria vantagens a todos... mas enfim, estamos num país de ricos.
  4.  # 4

    Não consigo encontrar lógica no que está a dizer.
    Vou passar a palavra a alguém que queira vir aqui ajudá-lo e que não lhe meta tanta confusão como me está a meter a mim. É que nunca ouvi ninguém com ideia parecida !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedalOfilO
  5.  # 5

    Boas

    o vizinho do r/c pede internet, depois mete um router com o nº de saidas igual ao nº de apartamentos e passa um cabo de sua casa para cada uma delas.


    cpts
    kakai
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedalOfilO
  6.  # 6

    Agradeço à MartaD a paciência ...
    Compreendo que faça confusão, e que seja a primeira vez. Mas precisamente por isso estou aqui a pedir ajuda, senão já tinha resolvido ;)

    Kakai,
    Obrigado pela tentativa de resposta, mas... fazer assim, não vinha perguntar. Isso é uma hipótese de última linha (perto do desespero) e "à desenrasca".
    Qual é o sentido de estar a "passar cabos" quando eles já estão dentro da parede!? é porque assim pergunto: a QUEM serve o ITED? aos providers ou aos proprietários?

    Só peço algum sentido de abertura para uma questão rara, bem certo. E também um apurado sentido crítico de perceber a incoerência de tais regras, que se tornam estanques e estéreis quando postas à prova na heterogeneidade do mundo real.

    É como se houvesse alguém com dois computadores e quisesse ter net em ambos, e deparar-se com todos a recomendarem-lhe comprar um segundo modem... Se bem que a metáfora já foi bem real, e deu-se a volta com software e routers.
    Quero acreditar que também é possível ultrapassar este "problema" com alguma "lógica" e inteligência...

    Muito obrigado pelas respostas,
    e fico à espera de alguém que tenha tb tocado no imprevisto OU queira "pensar fora da caixa"
    J
  7.  # 7

    Eu nunca faria isso devido a dois factores:
    - Privacidade. Não quero partilhar a minha linha com vizinho nenhum. Prefiro ser chupada (salvo seja) e ter tudo controlado só por mim.
    - Questões legais. Não ia resultar, ia haver muita confusão nas partilhas e quando quisessem chamar um técnico ou resolver alguma questão, era só sarilhos. Além disso, iam verificar que algo estava mal, por causa dos IP's de acesso.

    É um caso bicudo e raro. Eu não gosto de agir à margem da lei, apesar de enriquecerem à nossa custa (aplica-se a diferentes áreas).
    • eu
    • 27 maio 2010

     # 8

    Colocado por: MartaDPrefiro ser chupada

    LOL...
  8.  # 9

    Colocado por: eu
    Colocado por: MartaDPrefiro ser chupada

    LOL...


    Pegando ali nos "chupistas" que são aqueles que nos chupam.
    Bem... não ficou lá muito bem :D Mas deu para entender :)
  9.  # 10

    Penso que quer colocar um só ISP para todos os moradores, é isso? Aproveitando a cablagem existente no edifício, correcto? Não sei se algum ISP terá capacidade para isso. E os seus vizinhos, querem? Veja que são diversos clientes, "pendurados" num cabo de ligação à rede e que no máximo terá 100/200 Mega. Com todos os vizinhos a utilizar o PC, TV e afins isso vai dar uma bela salada de reclamações. Mas é exequível. Bastidor com as ligações dos apartamentos e ligação do ISP. Se ligam hospitais do tamanho do Santa Maria, um prédio é fácil.
  10.  # 11

    Mas nenhum ISP vai fazer esse trabalho. Nem nenhum técnico, visto tratar-se de algo ilegal. Partilha da mesma conta por todo o prédio. É que não vai dar bom resultado e vai ser tudo descoberto em pouco tempo.
    •  
      FD
    • 28 maio 2010 editado

     # 12

    Isso até é muito simples de fazer.

    Chama um técnico para instalar a internet num apartamento. Se apanhar um porreiro, deixa-o sair a porta, tirar o casaco/colete da empresa e convida-o a entrar novamente.
    Nem imagina o que eles fazem se não tiverem o colete vestido.

    Como é lógico, estará a violar o contrato porque nenhum ISP fornece o serviço nessas condições. Se é apanhado, arrisca-se a nunca mais ter internet nesse prédio (já imaginou se eles partilham informação sobre os incumpridores?).

    Eu, sinceramente, acho que era muito mais preferível dar acesso wireless a todos os condóminos do que essa confusão toda... uma antena exterior com uma boa potência, acesso condicionado por MAC address e estava a festa feita.
  11.  # 13

    Há outro problema FD. Ao partilharem o sinal, vai ficar bastante lento se estiverem todos a usar a net, e se forem pessoas que usam e abusam dos downloads, o ISP vai notar grande tráfego. Apesar de dizerem sempre que os downloads são ilimitados, a coisa não é bem assim. Se houver abusos, eles avisam. E um prédio todo a usar a mesma conta, vai dar grande molho. E o ISP vai notar que algo está errado.

    E sim, por wireless, tinha este que ter uma grande potência para todos poderem apanhar o sinal.

    Mas não vejo grande lógica em partilhar a internet por um prédio inteiro.
    •  
      FD
    • 28 maio 2010

     # 14

    Colocado por: MartaDMas não vejo grande lógica em partilhar a internet por um prédio inteiro.

    Lógica económica. :)
  12.  # 15

    Não meto a economia à frente da legalidade.
    Mas isso sou eu, que sou demasiado honesta. Sem dinheiro, mas honesta.
 
0.0164 seg. NEW