Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva a todos os foristas!

Primeira discussão aqui no Forum da Casa após a compra de uma habitação no inicio do ano.

Permitam-me uma breve resenha histórica das nossas aventuras para encontrar o "nosso ninho".

Aventura começou em agosto de 2009.

Pensamos primeiro em comprar terreno, usámos aqui o forum para tirar ideias e pensar em preços. super útil.
    depois o proprietário do terreno baldou-se e virámos-nos para compra de casa nova.
    novamente recorremos aqui ao forum e encontrámos montes de ajuda e simpatia nas principais dúvidas.
    depois desistimos de novo ( $$$$ ) e apostamos em comprar usado.
    novamente recorremos aqui ao forum para saber que pontos analisar (fugas, rachas,etc).
    por fim, para a papelada, novamente aqui o forum, para saber as legalidades, papeladas e afins.
    escusado será dizer que poupei valentes trocos e chatices por acautelar as principais dicas dadas pelos experts do forum.

Assim, desde já o nosso mto obrigado e uma valente vénia a todos os que escrevem neste forum, sem segundas intenções e sem nada a ganhar, que por puro altruismo, gostam de ajudar. Obrigado!

off-topic END.

Na casa que comprámos, temos uma cave e a antiga proprietária aconselhou-nos a comprar um gerador eléctrico, pois à largos anos atrás, houve um inverno que faltou a luz vários dias e a cave inundou por completo.

Bem sei que são daquelas raridades, mas estavamos a pensar comprar um gerador que servisse de desenrasque quando falte a luz da rede, para pôr a bomba da cave a funcionar.

Encontrei este:

http://aki.pt/2009/index.php?id=1862&tbl=registos&id2=191&pesq=1

Alguém tem alguma recomendação, dica, cuidados a ter.

É uma área que estou a leste...

cumprimentos,
  2.  # 2

Olá,

Estou a construir e também tenho uma cave, este ano encheu e de que maneira!!
    O construtor chegou ao ponto de abriu um buraco numa divisão para a água não rebentar o solo, isto numa fase em que a parte exterior não estava feita e as águas (não estavam encaminhadas) entravam por todo o lado.
    Nesta altura já estão feitas as drenagens exteriores e já colocamos na fossa 2 bombas para bombar as águas pluviais.
    Para prevenção de falhas de energia e para prevenir inundações na cave (sem luz as bombas não funcionam) vamos colocar um gerador.
    Ainda não sabemos qual, falaram-me apenas no valor, cerca de 1.000€, por isso estarei também atenta às respostas de forma a tentar escolher a melhor opção.

Alice
  3.  # 3

Não me parecem que existem grandes milagres relativamente a preços...devem ter apenas em atenção a potência da soma de todas as bombas que vão colocar, e verificar que o gerador adquirido suporta essa potência. Se calhar, podem aproveitar também para alimentar também a casa, ou parte da casa, com a potência debitada pelo gerador, se tal estiver disponivel, perante uma ou outra pequena alteração no vosso quadro electrico, como por exemplo a iluminção, e/ou o frigorifico, uma tv, etc...cuidados a ter, os básicos...manutenção ocasional, ter combustivel em quantidade necessária para o ter a funcionar pelo periodo desejado( não tem que ser bidões, podem sempre ir ao posto de abastecimento mais proximo), e certificarem-se que o gerador está no exterior, devidamente ventilado.
  4.  # 4

Em relação a geradores, só conheço Honda e Yamaha. São os dois fantásticos e trabalhavam horas seguidas. Para a sua situação, essa marca, pelo menos em ferramentas, deixa muito a desejar.
  5.  # 5

A principal dúvida que me atravessa é a forma de fornecer energia à rede caseira quando falta a luz.

Ligo à tomada? Devo ligar comprar algum disjuntor?
  6.  # 6

Normalmente as empresas de venda de geradores, as especializadas, têm um comutador, ligado no quadro, que em caso de falta de corrente, ligam o gerador e vice-versa. Se for para fornecer as bombas de água, será um gerador de pouca potência mas também podem criar um sistema eléctrico, sobretudo iluminação mais bombas, que funcionasse no caso de falta de corrente. Pensem nisso.
  7.  # 7

Aspecto fundamental a acautelar é a ventilação dos gases de escape, ainda recentemente aconteceu uma tragédia devido a uma situação de um gerador mal montado (noticiado nos telejornais).
  8.  # 8

obrigado a todos pelos comentários.

vou questionar numa loja de electricidade sobre esse disjuntor.

Tal como referido, estava mesmo a pensar comprar algo que para além da função principal ( backup para a bomba da cave), também servi-se para acender uma lâmpada ou duas, ou por exemplo, mantivesse o frigorífico aceso.
  9.  # 9

Tenho um pequeno gerador (5cv acho eu) para abastecimento de energia eléctrica a uma bomba de água em pomar que não tem acesso a electricidade. Para aquilo que foi comprado funciona na perfeição, um depósito dá-me cerca de uma hora e meia de trabalho, o que chega perfeitamente para encher o tanque de rega. No caso concreto do FullShot só faço uma recomendação, é que o gerador tenha uma de duas coisas: arranque automático ou arranque eléctrico. É que o meu tem arranque manual, daqueles de "esticão na corda" o que inviabiliza que a parte feminina lá de casa o meta a trabalhar. E se a rega pode esperar por um braço mais forte, já a iminência de uma inundação na cave...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alice Gonçalves
  10.  # 10

Em caso de utilização do referido "comutador", o arranque é sempre eléctrico e automático. Em caso de falta de corrente da "rede" o gerador arranca automaticamente.
  11.  # 11

obrigado pela dica do arranque automatico. vou pesquisar por geradores com essa caracteristica.
  12.  # 12

Boa tarde ,
    Li a sua mensagem, e eu trabalho numa empresa que representa em Portugal e nos PALOPS uma marca de geradores que é a pramac, www.pramac.com
    Não sei se conheçe, nem que seja pela nossa mota no MOTO GP.

Vi que precisa de um gerador, nao hesite em contactar mos, temos os melhores preços, qualidade do mercado e uma assitencia tecnica capacitada pos venda, garantia de 1 ano.

obrigado

com os melhores cumprimentos

Ricardo Rendeiro

[email protected]

0.0134 seg. NEW