Iniciar sessão ou registar-se
    • macos
    • 27 maio 2010 editado

     # 1

    Boas a todos ,pesquisei mas não encontrei...

    Coloquei na minha moradia a carpintaria :Portas ,apainelados e rodapés em wenguê folha natural figurada.
    Já deram o tapa poros de 2 componentes e agora vão dar a 1.º demão de verniz , começaram a dar verniz e este secava muito rápido e "farfalhava "(designação que encontrei para defenir que ao esfregar com a mão saiam gromos brancos ) perguntei e disseram-me que era verniz celuloso ao que eu retorqui -então já se sabia que verniz celuloso não é aconselhavel dar a rolo ,pois seca muito rápido.

    Trocaram e passaram para verniz sintético e agora é que surge a minha questão :

    Sempre defeni que queria meio-brilho mas o verniz marca "verniz cera" - mais uma vez questionei :

    verniz cera = verniz mate
    verniz satinado = verniz meio brilho
    verniz acetinado = verniz brilhante

    estarei errado ? confirmem se puderem .

    E aceito opniôes sobre o melhor verniz a aplicar neste meu caso.
  1.  # 2

    ajudas e experiências , têm ?
  2.  # 3

    Verniz cera = pouco brilho, suave ao toque. Verniz mate = sem brilho.
  3.  # 4

    A "farfalhação" poderá ter quatro razões: Secagem insuficiente do tapa-poros, incompatibilidade de verniz com tapa-poros, falta de passagem de lixa em tapa-poros (verniz não fixa), falta de secagem do verniz. O verniz celuloso pode ser aplicado a rolo.

    O meu site aqui
  4.  # 5

    Colocado por: AlexMontenegroVerniz cera = pouco brilho, suave ao toque. Verniz mate = sem brilho.


    Ok. Mas tenho uma ideia de que a madeira wengê folha natural ,por partir muito, precisa de ser revestida com um verniz que cause uma pelicula dura. Fico bem servido com o verniz cera (pois até gosto da amostra que já fizeram em obra) , ou será melhor colocar sintético satinado?

    Colocado por: AlexMontenegroA "farfalhação" poderá ter quatro razões: Secagem insuficiente do tapa-poros,
    pode ser pois tinha sido dado apenas 24 horas antes.

    incompatibilidade de verniz com tapa-poros,
    Como prever e resolver essa incompatibilidade?


    falta de passagem de lixa em tapa-poros (verniz não fixa),
    tinha sido tudo lixado e o pó bem limpo.

    falta de secagem do verniz.
    Esperou-se 12 horas e continuava o problema.
  5.  # 6

    Como já referi em outro tópico, quanto mais brilho mais resistente e em relação ao partir muito, todas as folhas de madeira natural, partem com facilidade. eu aconselhava, pelo menos, três envernizamentos com passagem a lixa GR150/200 entre demãos. O verniz cera tem tendência a ser menos resistente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: macos
  6.  # 7

    considerarei então o verniz cera como verniz de meio brilho .

    Acho que fica muito bem (pelo menos neste tipo de madeira) , tal como eu queria , não muito brilhante (questão de gosto) e não mate (quer pela resistência quer pelas dedadas que ficam marcadas nas muitas portas de tic-tac que tenho).

    Este será o encontro de ideias que proponho ao construtor : 1 mão de tapa poros de dois componentes (já está dada) - lixar ( já está) - e três demãos de verniz sintético cera com passagem a lixa entre demãos (se bem que acho que a passagem de lixa antes da ultima demão de verniz deva ser feita com esponja de lixa(mais suave)).

    obrigado pelos conselhos

    e já agora os arquitectos não comentam , ou não costumam colocar nos projectos de execução e ou cadernos de encargos este tipo de defenições?

    ou será tudo copy paste...
  7.  # 8

    e já quse me esquecia :com este verniz cera já não acontece os "farfalhos".

    -ou o tapa poros secou melhor

    - ou não existe incompatibilidade entre este verniz e o tapa poros

    uma destas duas coisas aconteceram ou até as duas ...
  8.  # 9

    Quero apenas realçar que a última passagem de lixa, executo sempre com folha de lixa, rende mais, mais barato, resultado final igual. A passagem de lixa só é necessária para retirar o vidrado existente e para a nova camada de verniz fixar.

    Bons trabalhos
  9.  # 10

    obrigado e boa noite ...
 
0.0136 seg. NEW