Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Venho aqui ver se alguém me consegue aconselhar da melhor forma.
    Tenho um contrato de promessa compra e venda de um T2 de 112500€. Seria para estar pronto em Fevereiro, mas as obras estão super atrasadas e talvez ainda tenha de esperar alguns meses.
    Tenho um pedido de empréstimo com uma certas condições, que aguardava a avaliação, mas cujo prazo termina no dia 22 de Junho. Obviamente que a casa não estará pronta nessa altura, pelo que terei de pedir novamente o empréstimo, desta vez com condições não tão boas, pois sei que os spreads vao subir bastante.
    A minha dúvida é: Que devo fazer? Seria legal pedir outro empréstimo com as mesmas condições enquanto estas não se alteram, antes deste pedido caducar? Ou será melhor avançar com a avaliação, mesmo não estando a casa terminada?
    Que outro tipo de opções tenho?
    Obrigado.

    Ana
    •  
      FD
    • 28 maio 2010

     # 2

    Colocado por: butterfly_sdOu será melhor avançar com a avaliação, mesmo não estando a casa terminada?

    Não sei se o banco vai nessa...

    Colocado por: butterfly_sdQue outro tipo de opções tenho?

    Repare: o banco comprometeu-se com algo. Entretanto, o panorama mudou, os empréstimos interbancários ficaram mais caros.
    O banco vai pagar mais pelo seu dinheiro do que aquilo que esperava pagar.
    Acha que o banco vai facilitar e deixar fazer outro empréstimo, seja com a casa em construção, seja renovando o pedido, com as mesmas condições?

    Com isto quero dizer que acho que está "lixada". Ou a casa está pronta no prazo certo ou não tem outro remédio que não renovar o pedido do crédito.
    Esta renovação é que deverá ser passível de negociação - é aí que tem de concentrar os seus esforços e não na protelação do actual prazo, pois acho que tal não irá acontecer.
    Mas, de qualquer forma, vá ao banco e tente em primeiro lugar pedir o adiamento do prazo a ver se facilitam... mas, prepare-se para o pior.

    O que pode tentar é, se no contrato de promessa de compra e venda estavam acautelados prazos certos para a conclusão da obra, pedir uma indemnização ao construtor (um desconto) que lhe permita atenuar o dinheiro perdido no crédito.
    Mas, se não tem prazos, esqueça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: butterfly_sd
  2.  # 3

    Os bancos são tão "simpáticos" que mesmo que a casa estivesse pronta a tempo iriam propor novo spread. Já vi isto acontecer a 3 dias da escritura em pelo menos 2 casos diferentes com bancos diferentes.

    A minha sugestão seria procurar já outras alternativas noutros bancos, e confrontar o seu banco com estas condições. No entanto isto tem custos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: butterfly_sd
  3.  # 4

    Obrigado pelas informações.
    FD:
    Em relação à sugestão de fazer já a avaliação, esta foi feita por um amigo que trabalha no banco em questão. Pelo que percebi é uma situação que por vezes ocorre. A casa está adiantada, falta apenas pormenores como pinturas e madeiras.
    Tenho medo é que o valor da avaliação seja baixo e nesse caso torna-se complicado.
    Quanto à indemnização não terei essa opção, não tenho qualquer prazo no contrato.
    prfrn:
    Já tinha pensado nessa opção, mas quando fala de custos refere-se a quê? Eu estava a pensar pedir apenas simulações e confrontar o meu banco.
 
0.0106 seg. NEW