Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

Colocado por: Pedro Azevedo78A colocação do XPS aqui foi pq?
    Pq não aumentou à espessura do PU com o mesmo dinheiro?

Boas Pedro,

Ainda foi equacionado, mas como sabe há limitações a espessura do PU, em função da densidade do mesmo.

Se aumenta-se a densidade do PU, estaria a aumentar a rigidez e a limitar a capacidade de jogo dos materiais.

Em termos de execução, existe também a dificuldade de manter camadas uniformes e deixar o pano minimamente direito.

Como nem sequer criei pendente, em certos locais de irregularidade da laje, o PU atingiu vários centímetros acima da camada mínima de 5cm; Acrescer aqui mais espessura, com esta densidade, seria errado.

Atendendo a que quis manter o isolamento previsto (12cm) a solução foi o XPS, como se de uma cobertura invertida tradicional se tratasse.
  2.  # 222

Colocado por: pc ferreiranão meteram geotextil entre o xps e o calhau?
    Concordam com este comentário:Expat

Boas,

Este sistema nem sequer necessita do XPS. Foi opção.

O godo pode ser aplicado directamente sobre a Polyurea.
  3.  # 223

Colocado por: gpessoaO godo pode ser aplicado directamente sobre a Polyurea.

Eu nem godo apliquei....
  4.  # 224

Acredito que possa aplicar directamente, mas aplicando xps ou o que seja deve haver uma proteccao mecanica e uma separacao dos finos.
  5.  # 225

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Eu nem godo apliquei....

Eu também só apliquei o godo ao fim de +- 1 ano
    Quis ter a certeza que não havia problemas com o sistema antes de o cobrir…

No entanto, constatei que a não cobertura, pontualmente, pode originar o descolar da Polyurea do PU.
    No meu caso aconteceu em dois locais muito confinados. Em dias de muito sol, o ar aquece e o Polyurea empola.

Como o objectivo é não haver ar entre o substrato e a Polyurea, para não haver sequer a possibilidade de condensação, e como o sistema já estava testado, cobri-o!

Não seria imprudente dar uma vista de olhos neste particular nesse sistema!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78
  6.  # 226

Colocado por: pc ferreiraAcredito que possa aplicar directamente, mas aplicando xps ou o que seja deve haver uma proteccao mecanica e uma separacao dos finos.

Boas,

No meu caso, dado que não tenho pendente, e dada a grande resistência da Polyurea, não é necessário.
    Por outro lado, como a protecção térmica esta por baixo, não há lugar a criar condensação, mesmo que a água fique residualmente empossada.

No caso das telas asfálticas, em sistema de cobertura invertida, diria que é mesmo imprescindível, pois há a necessidade de manter a zona da tela limpa para a água não empossar.
    Não esquecer que no caso das telas asfálticas, a pendente também é imprescindível, dado que a protecção térmica esta por cima e o objectivo é escoar a agua da cobertura o mais rapidamente possível para não haver a possibilidade de criar condensação.
  7.  # 227

O pendente e sempre preciso e importante, excepto em piscinas.

Mete calhau, tem que proteger o que esta em baixo seja em TNT ou com a troba.
    Concordam com este comentário: ncarvalho74
  8.  # 228

Colocado por: gpessoaBoas ao fórum,
    Embora não fosse necessário, optei por cobrir toda a área com 3,5cm de XPS e cobrir com godos.

Não sei se é possivel, mas não custa nada perguntar ...
    ... não dá para colocar o XPS directamente na placa antes do Poliuretano e da Poliureia?
  9.  # 229

Tambem optei por poliureia (na semana passada), parece-me uma boa opção, mas tal como tudo o que existe para coberturas, só os anos podem confirmar isso mesmo.
  10.  # 230

Colocado por: rnja4Real
    Não sei se é possivel, mas não custa nada perguntar ...
    ... não dá para colocar o XPS directamente na placa antes do Poliuretano e da Poliureia?

Devemos dizer não,
    embora dar ate daria, mas seria extremamente complicado…

Caso assim não fosse, pura e simplesmente meteria o XPS na espessura desejada e esqueceria o PU.
  11.  # 231

Video interessante sobre a resistência da poliureia.
    http://www.youtube.com/watch?v=nkAQlBhkjxM&feature=player_embedded
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PMMA
    • DJSL
    • 8 novembro 2011

# 232

bom dia,

estou a construir a minha casa e precisava de uma ajuda relativamente à inclinação da cobertura plana.
    qual é a inclinação aconselhável para este tipo de cobertura?

obrigado!
  12.  # 233

Boas DJSL.
    A que estiver definida no seu projecto. Se não está definido deveria estar, e depende de diversas condicionantes, incomode o Coordenador de Projecto, O Arquitecto ou o eng.º do projecto de ARP.
    • DJSL
    • 8 novembro 2011

# 234

Boas Pedro Barradas,
    Desde já um obrigado por responder à minha questão.
    O problema é mesmo esse de não estar referido no projecto, já contactei algumas empresas para me fazerem a cobertura e umas dizem que a inclinação tem de ser 3% outras dizem que 1% dá, que é a inclinação que tem no momento.
  13.  # 235

1% é pouco.. depois faz poças pois nunca fica perfeito..
  14.  # 236

Colocado por: DJSLqual é a inclinação aconselhável para este tipo de cobertura?

geralmente 1 a 2 %
    depende também da zona, da quantidade de chuva que cai
  15.  # 237

Pode ter zero% de inclinação, mas quando chove ficam poças de água que só desaparecem com evaporação. Teoricamente 1% serve, mas ninguém consegue executar de modo a não ficarem poças. O ideal é 2% a 2.5%, mas se for mais não faz mal nenhum, a não ser que isso provoque enchimentos exagerados, e as cargas previstas para a cobertura sejam ultrapassadas.

Off Topic: Parece-me que os técnicos responsáveis pelas obras e pelos projectos só são necessários para assinar os papeis.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ncarvalho74, Expat, J.C
  16.  # 238

Colocado por: Fernando Gabriel Arqdepende também da zona, da quantidade de chuva que cai

Pois... aí é que está o problema...
    E em é que os técnicos se baseiam para os cálculos?
    Como poderemos ter a "certeza" da quantidade máxima de precipitação num local?
  17.  # 239

Nos meus projectos coloco de 1,5% a 3%... valores que dependem dos MEUS motivos ;)
  18.  # 240

Colocado por: jfsmoreiraComo poderemos ter a "certeza" da quantidade máxima de precipitação num local?

Existem dados do INE sobre a pluviosidade por região onde os técnicos se baseiam, e isto não tem qualquer interesse para as inclinações dos terraços.

Editado: Talvez não seja do INE mas do Instituto de Metereologia. Não tenho a certeza.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0814 seg. NEW