Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: DJSLBoa tarde,
    Qual destes dois orçamentos acham ser o melhor:

Orçamento 1
    -Impermeabilização da cobertura
    • Fornecimento e aplicação de primário betuminoso tipo Curidan, seguido de duas
    camadas de tela de betume elastómero SBS, sendo a primeira camada de 3kg/m² e
    armadura em fibra de vidro tipo Glasdan 30P, e a segunda de 4kg/m² e armadura
    em poliéster tipo Esterdan 40P;
    -Revestimento da Cobertura
    • Fornecimento e aplicação de isolamento térmico em poliestireno extrudido com 6cm
    de espessura tipo Roofmate SL;
    • Fornecimento e aplicação de feltro separador em manta geotêxtil 150 gr/m²;
    • Fornecimento e aplicação de lajetas de cimento da Macel 300/C 40x60, apoiadas em
    apoios de PVC

Orçamento 2
    -Fornecimento e aplicação de primário betuminoso, seguido de duas camadas de tella de betume plastómero A.P.P., sendo a primeira com 3 kg/m2 e armadura de fibra de vidro, e a segunda com 4kg/m2 e armadura de poliester
    -Fornecimento e aplicação de Lajetas Grisol NP2 XX/YY ( Grisol NP2 60/25) constituídas por placa de poliestireno extrudido (roofmate) com a dimensão de 600*600*40 MM, auto protegida por camada de betonilha natural porosa, reforçada com fibras de polipropileno, com 25 mm de espessura.

Obrigado

Se for cobertura não acessível a 2ª hipotese.

Não utilize apoios entre a Grisol e a lâmina.
  2.  # 2

Colocado por: pc ferreiraE havia de ser de quê?

pensei que tivesse dados concretos, dado a certeza com que afirmava.

Assim vale o que vale...
  3.  # 3

Colocado por: pc ferreiraNão utilize apoios entre a Grisol e a lâmina.

Atenção ao escoamento, pois provavelmente a cobertura não foi projectada para isso.
  4.  # 4

Exato o conhecimento vale o que vale, analise comparativa a dados concretos.
  5.  # 5

Quando se refere a dados concretos, significa que testou os diversos materiais nas mesmas condições de aplicação e exposição?

É que se não foi assim, vale o que vale (novamente)

Não me leve a mal, não estou a duvidar de si ou da sua experiência, mas a minha (experiência) não me diz o mesmo.
    Existe até uma marca que refere que a considero de muito fraca qualidade, mas como as condições de aplicação variam, posso estar enganado.
  6.  # 6

Colocado por: C3R3J0Existe até uma marca que refere que a considero de muito fraca qualidade, mas como as condições de aplicação variam, posso estar enganado.

Qual, comparada com quais, e com base em que critérios.

Nota: neste tema nem tenho interesses mercantilistas!
  7.  # 7

As APP da Imperalum, comparadas com danosa e texsa por exemplo.

Acho que a qualidade do betume seja fraca, pois não se consegue uma junta derretida por si, tem que ser afagada e a sua colagem em remates só se consegue a temperaturas mais baixas que o normal.
  8.  # 8

Boa tarde,
    precisava de comentários sobre a seguinte solução de isolamento/impermeabilização de cobertura plana não transitável:

Trata-se de uma cobertura com alguns desníveis (fruto da necessidade de espessuras diferentes da laje) sendo esses desníveis máximos de 10cm.
    Como a zona mais baixa (com mais espessura de enchimento) se situa sobre a área dos quartos, considerei não utilizar uma solução de laje invertida aproveitando para encher com xps esse desnível e assim melhorar o isolamento térmico nesta zona.
    Assim, considero esta solução:
    - sobre a laje (maciça, espessura 25cm, betão C30/37 e regularizada)
    - aplicar XPS com diferentes espessuras (entre 6 e 15cm) para vencer os desníveis existentes,
    - sobre este isolamento realizar betonilha hidrofuga de 4 cm (armada??) com as pendentes e valas de escoamento de pluviais
    - finalizar com impermeabilização de tela líquida de base acrílica ou base de poliuretano (com resistência à exposição solar)

Agradeço vossa opinião sobre esta solução bem como sobre a necessidade de colocação de barreira de vapor entre a laje e o xps.

Obrigado
  9.  # 9

Porque é que não regulariza primeiro os desníveis?
    6cm de XPS parece-me muito pouco.
    4cms de betomilha... acho tb pouco... não irá estalar com as dilatações térmicas?

Porque é que não coloca cobertura invertida?
  10.  # 10

6cm é apenas sobre os topos da platibanda. Na área coberta propriamente dita é de 8cm.
    regularizar os desníveis primeiro implica encher 15 cms com leca ou betonilha leve, "gasto o mesmo" a encher quando podia aproveitar o espaço e o $$$ para aumentar o isolamento térmico nessa zona.
    4cms é na zona mínima, para ter a pendente a zona mais espessa será de 15cm.
  11.  # 11

Colocado por: rmoreiradesníveis máximos de 10cm

Colocado por: rmoreiradesníveis primeiro implica encher 15 cms

Afinal em que ficámos?

normalmente e se fôr possível deve-se "exagerar" nas dimensões do isolamento... porque hoje faz-se o cálculo e recomenda-se 8cms ... mas daqui a 10 anos os novos cálculos dirão que 8cms é muito pouco que deverá ser 16cms... isto tudo seguindo o que se dizia à poucos anos atrás, onde seguindo a fórmula que a DOW fornecia, 4cms eram mais do que suficientes.
    Agora não sei é se a resistência à compressão não se alterará com o tempo... ou seja, até que ponto e com os anos a passar as zonas com mais isolamento não irão "descer" mais do que as zonas com menos isolamento, criando um fissura na laje que os cobre...
  12.  # 12

Colocado por: rmoreiraBoa tarde,
    precisava de comentários sobre a seguinte solução de isolamento/impermeabilização de cobertura plana não transitável:

- sobre este isolamento realizar betonilha hidrofuga de 4 cm (armada??) com as pendentes e valas de escoamento de pluviais
    - finalizar com impermeabilização de tela líquida de base acrílica ou base de poliuretano (com resistência à exposição solar)

Agradeço vossa opinião sobre esta solução bem como sobre a necessidade de colocação de barreira de vapor entre a laje e o xps.

Obrigado

Precisa de barreira ao vapor

betonilha com juntas de fraccionamento e perimetrais.
  13.  # 13

Colocado por: jfsmoreiraPorque é que não regulariza primeiro os desníveis?
    4cms de betomilha... acho tb pouco... não irá estalar com as dilatações térmicas?

Mesmo que meta mais parte na mesma...acaba por fazer o arqueamento devido à retração química e à retração inicial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmoreira
  14.  # 14

"Mesmo que meta mais parte na mesma...acaba por fazer o arqueamento devido à retração química e à retração inicial"

pc ferreira
    considera preferível armar esta betonilha (com malhasol)?
    usar fibras texteis curtas na argamassa (normalmente fibra de vidro curta)?
    obrigado
  15.  # 15

pc ferreira

e a barreira de vapor é entre a laje e o xps, certo?
  16.  # 16

Deixem-me aqui adicional o seguinte neste mesmo tema da cobertura: aquilo que pretendo não é mais do que uma cobertura tradicional/convencional (não a invertida), tal como se fazem as coberturas transitáveis que levam cerâmica ou outro revestimento só que em vez de levar a impermeabilização sobre o isolamento e sob a betonilha essa impermeabilização é o acabamento e aparece sobre a betonilha (mesmo que esta fracture acredito que o revestimento é elástico para absorver essa fendilhação.
    -Está prevista a junta perimetral (o isolamento sobre a cobertura sob pela face interior da platibanda, cobre o topo da mesma e liga directamente ao xps do capoto que vem pela parede acima (esta previsto rufo em zinco a fechar e proteger esta zona de ligação
    - considero tb a aplicação de juntas de fracionamento ao longo da betonilha, as quais serão posteriormente colmatadas (mastique de poliuretano?? outra solução??), mas o revestimento de tela líquida é contínuo sobre estas zonas (espero que tenha elasticidade suficiente para absorver o movimento da junta...tb não será significativo este movimento...)

Apenas uma nota sobre os 10 ou 15cms de desnível: existem 2 desníveis na cobertura entre 3 níveis diferentes (10cm entre o nível mais baixo e o 2º nível + 5 cm entre o 2º e o 3º nível). Se optar pela solução em discussão posso tratar dos desniveis de forma separada e "nivelar os escoamentos das pluviais" na ultima betonilha (essa irá ter espessura diferente conforme a zona). Se optasse por uma solução invertida teria de nívelar tudo (os tais 15cm) logo no enchimento inicial.
    Agradeço toda a ajuda, obrigado.
  17.  # 17

Colocado por: rmoreira"Mesmo que meta mais parte na mesma...acaba por fazer o arqueamento devido à retração química e à retração inicial"

pc ferreira
    considera preferível armar esta betonilha (com malhasol)?
    usar fibras texteis curtas na argamassa (normalmente fibra de vidro curta)?
    obrigado

O mais importante é proceder ao esquartelamento.
  18.  # 18

Colocado por: rmoreirapc ferreira

e a barreira de vapor é entre a laje e o xps, certo?

certissimo
  19.  # 19

Colocado por: rmoreiraDeixem-me aqui adicional o seguinte neste mesmo tema da cobertura: aquilo que pretendo não é mais do que uma cobertura tradicional/convencional (não a invertida), tal como se fazem as coberturas transitáveis que levam cerâmica ou outro revestimento só que em vez de levar a impermeabilização sobre o isolamento e sob a betonilha essa impermeabilização é o acabamento e aparece sobre a betonilha (mesmo que esta fracture acredito que o revestimento é elástico para absorver essa fendilhação.
    .

Atenção que as argamassas de impermeabilização apenas absorvem fissuras até 0,2mm! Por isso apenas terem a certificação para betão à vista.
  20.  # 20

Colocado por: rmoreira- considero tb a aplicação de juntas de fracionamento ao longo da betonilha, as quais serão posteriormente colmatadas (mastique de poliuretano?? outra solução??), mas o revestimento de tela líquida é contínuo sobre estas zonas (espero que tenha elasticidade suficiente para absorver o movimento da junta...tb não será significativo este movimento...)

O melhor é aplicar uma banda elastica tipo kerdi-flex nas juntas, e aplicar o tal revestimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmoreira

0.0740 seg. NEW