Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: j cardosoImagine-se o que ia acontecer!

Engenheiros, pá, que falta de sensibilidade. Então não se está mesmo a ver que a pedido do arquitecto, o que foi projectado foi apenas uma moradia de geometria variável num tecto curvo?

Já imaginou o jogo de luzes que aquilo permite? a beleza das curvas?
  2.  # 22

Boas

Então não se está mesmo a ver que a pedido do arquitecto, o que foi projectado foi apenas uma moradia de geometria variável num tecto curvo?

Grande Paulo que veio esclarecer a questão: só agora percebi que era uma tentativa para replicar a famosa pala do pavilhão na Expo. É o que faz a falta de sensibilidade que noutra discussão já me empurrou para fora da classe média :-(

cumps
    José Cardoso
  3.  # 23

Colocado por: PauloCorreia

he he
    Este fórum é uma desgraça! Vejam só como um conceituado técnico acabou de perder toda a credibilidade com este comentário.
    Eu sempre defendi que a convivência com os arquitectos só dá maus resultados.

:))
  4.  # 24

eheheh, não virem o bico ao prego, pois neste caso o sr.eng. é que não pos pilares "ao meio" em 8 metros e tal
    :)
  5.  # 25

alguma coisa aqui que tá mal contada, esclarecida....

O eng. lembra-se que é melhor por 2 pilares assim a olho e pronto...?!...

Veja lá bem isso porque isso não funciona assim... pelo menos para os lados de Fátima... de onde é você? :)
    Concordam com este comentário: josealmeida
  6.  # 26

Boas

não virem o bico ao prego, pois neste caso o sr.eng. é que não pos pilares "ao meio" em 8 metros e tal

Claro, e não adianta estar com paninhos quentes.

Apesar de tudo continuo com dúvidas, e lamento que o Vitorfonseca não tenha fornecido mais indicações - nomeadamente as solicitadas no #7. E porque acho que devemos ter em conta todas as possibilidades, passo a explicar:

- Embora tenhamos partido do princípio que as lajes tinham aquele vão, eu continuo a achar muito estranho que alguém indicasse aquele tipo de laje para aquele vão, seria um erro realmente grave.
    - A outra possibilidade é o autor do projecto de estabilidade ter definido lajes com vão menor. Isso seria possível com a introdução de vigas com 8,5 m de vão a delimitar panos de laje com vão menor, e assim as lajes indicadas poderiam ter cabimento. Neste caso o que haveria que avaliar com cuidado seria as características dessas vigas mas, havendo pé direito suficiente, seria uma hipótese a considerar.
    Por outro lado, e referindo-me a esta última hipótese, haveria que ter em conta as características do solo de fundação; uma fundação perimetral pode ser incompatível com solos menos capazes, caso em que é de toda a conveniência aumentar o nº dos elementos de fundação, portanto o nº de pilares, de modo a conseguir uma distribuição mais uniforme das cargas.
    Desculpem o alongamento mas não ficava bem se não admitisse todas as hipóteses possíveis e estivesse para aqui a fazer críticas ao trabalho de alguém sem admitir todas as possibilidades.

Posto isto, não posso deixar de dizer o seguinte: acontece por vezes algum user colocar aqui as suas dúvidas e, quando se pedem mais elementos para responder com cabimento ao que nos é perguntado, não só o user não fornece esses elementos - o que até pode ser perfeitamente compreensível e legítimo - como ainda por cima não tem sequer a atenção de responder nem que fosse qualquer coisa do género: " Não quero (ou não posso) expor publicamente esses elementos". Mas eles lá sabem.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1, aquapego
  7.  # 27

Colocado por: j cardosoPosto isto, não posso deixar de dizer o seguinte: acontece por vezes algum user colocar aqui as suas dúvidas e, quando se pedem mais elementos para responder com cabimento ao que nos é perguntado, não só o user não fornece esses elementos - o que até pode ser perfeitamente compreensível e legítimo - como ainda por cima não tem sequer a atenção de responder nem que fosse qualquer coisa do género: " Não quero (ou não posso) expor publicamente esses elementos". Mas eles lá sabem.

Ou então vão olhar com mais atenção o projecto e afinal não era bem aquilo
  8.  # 28

Colocado por: filipospelo menos para os lados de Fátima...

Mas ai, é a terra da Nossa Senhora, não é preciso milagres
  9.  # 29

Olá Marco 1,
    Pelo seu comentário deve ser arquitecto? Felizmente nem todos os arquitectos são assim. Se não tem pilares ao meio é que está bem, pois permite mais organização dos espaços interiores. Mas se a lage apresentar deformações e fissuras e cair em cima dos utilizadores, isso não interessa para nada. O que interessa é que pode transformar uma simples moradia, num eventual salão de festas, ou até numa igreja, porque não? a imaginação é fértil e isso é que dá gozo brincar com o dinheiro dos outros.
  10.  # 30

qual é o seu problema???

conhece alguêm que ande a brincar com o dinheiro dos outros?? se conhece e teve uma má experiência então pelo menos não generelize pois se quer atirar alguma pedra olhe que eu se calhar tenho muitas para atirar para todos os lados.
    As pessoas tem é de ser sérias e competentes e exigir dos profissionais e clientes correção, rigor no que fazem e bom senso, ALIÁS como em todas as outras actividades.
  11.  # 31

Bom dia,

As estrutura da laje foi reduzida com a inclusão de dois pilares, passou de vigas duplas para vigas simples.

O projecto inicial estava com as lajes duplas (conforme anexo), no entanto o Empreiteiro informou que com um vão de 8,85 mts, a estabilidade não era das melhores. Falei com o Engº e ele concordou em alterar o projecto.

Obrigado a todos.
    Vitor Fonseca
  12.  # 32

VitorFonseca.

A imagem que anexou à ultima mensagem é de quê?

Sem conhecer o projecto não consigo dizer se os dados estão correctos, mas acho estranho não haver cargas concentradas (paredes).
    O que é que o j cardoso diz disto?
  13.  # 33

Boas

Vamos pôr de lado o facto de não terem sido consideradas cargas concentradas, o peso das paredes foi considerado como uma carga distribuída o que é permitido pelo RSAEEP:

- A carga distribuida relativa às paredes é mais baixa que o estipulado (1,5 KN/m2 e 1,0 KN/m2). Valores demasiado baixos.
    - A carga provocada pelos revestimentos é ridiculamente baixa - 0,5 KN/m2. No mínimo 1,0 KN/m2 (ainda assim abaixo do real)
    - O momento apresentado foi calculado com o factor 9 (pl2/9), ou seja, as lajes foram consideradas como parcialmente encastradas, o que não é aconselhável neste tipo de lajes (pelo menos nesta amplitude de vãos)
    - As flechas apresentadas não correspondem ao cálculo. Os valores para as condições do cálculo (cargas minoradas e coeficiente = 9) seriam:
    L1: flecha instantânea = 1,05 cm; flecha a longo prazo = 2,97 cm
    L2: flecha instantânea = 1,12 cm; flecha a longo prazo = 3,36 cm

Palavras para quê?

cumps
    José Cardoso
    Concordam com este comentário: josealmeida
  14.  # 34

Boas

No meu projecto que está em curso está previsto uma laje de 7,5 m x 5,5 m o que me pareceu muito grande e não seguro.
    Será que virei a ter problemas no futuro?

Obrigado
  15.  # 35

A sua aventura com o empreiteiro/engenheiro/cantoneiro ainda vai correr muito mal. Cuidado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RBarros
  16.  # 36

.
  17.  # 37

Colocado por: RBarrosBoas

No meu projecto que está em curso está previsto uma laje de 7,5 m x 5,5 m o que me pareceu muito grande e não seguro.
    Será que virei a ter problemas no futuro?

Obrigado

Depende da laje. Depende da viga. Depende da categoria de utilização da laje.
    Um bom engenheiro sabe que (quase) tudo é possível fazer. Basta ver esta maravilha:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RBarros
  18.  # 38

Colocado por: josealmeidaA sua aventura com o empreiteiro/engenheiro/cantoneiro ainda vai correr muito mal. Cuidado!

Porque diz isso?
    Que cuidados devo ter?
  19.  # 39

Colocado por: RBarros

Porque diz isso?
    Que cuidados devo ter?

Este comentário era destinado ao tópico original, mas de qualquer forma...

O primeiro cuidado que deve ter é saber se o engenheiro realmente percebe de estruturas, iria ficar espantado com a quantidade de engenheiros civis que não percebem patavina de betão armado.
    Fale com ele, se ele estiver seguro do seu projecto ele sabe o que está a fazer.

Se conseguir enviar uma foto ou uma digitalização do projecto eu posso tentar dar-lhe uma opinião mais concisa.

0.0221 seg. NEW