Olá! Estou à nora!!! Agora que quase me tinha decidido pela solução de piso radiante, lembrei-me que queria por no chão laminado quickstep. Já li, li e li e fiquei na mesma! Já percebi que a madeira demora mais tempo a aquecer que a ceramica! Mas.... e estas coisas dos laminados tipo quickstep, são eficazes a transmitir calor para cima, ou nem por isso? Também já percebi que não pode levar espuma/cortiça por baixo, mas sendo assim... Cola-se à betonilha e já não é flutuante? Deixa de fazer sentido aquela coisa do encaixe entre duas tábuas... Ou seja, se estragar uma, não é só ir lá tira-la a colocar outra! E aquilo colado não vai parecer uma sinfonia, ao caminharmos em cima? Vou deitar o meu dinheiro à rua e nunca vou conseguir aquecer a casa? Ai grande confusão vai na minha cabeça!!! Help me!!!
"Pode-se usar o Quick-Step® com aquecimento por baixo do pavimento? O Quick-Step® é ideal para aquecimento por baixo do pavimento. O pavimento também é assente com o método flutuante. É importante que escolha o subpavimento Quick-Step® correcto.
Continua a ter as vantagens da instalação fácil e rápida Quick-Step® Uniclic® e tem também a vantagem de:
Ser evitada uma possível condensação pela barreira anti-humidade, o que não é possível com a colagem de toda a superfície. A instalação flutuante e a resistência das juntas Uniclic® garantem que as juntas se abrem quando o aquecimento está ligado. Importante: Siga sempre as directrizes especiais para o aquecimento por baixo do pavimento e peça instruções ao seu revendedor.
Observação: Um sistema de aquecimento utilizado para refrigerar a sua casa durante o Verão não é compatível com o pavimento laminado,o parquet ou outro tipo de revestimento de soalho orgânico."
Há já algum tempo que sigo várias discussões neste fórum, as quais têm sido muito úteis pois comprei um apartamento em "tosco" e tenho estado envolvido na escolha dos materiais e sistemas a aplicar. De qualquer forma, esta é a primeira vez que participo activamente.
A habitação a que me referi tem aquecimento com piso radiante hidráulico e agora estou na fase da escolha do pavimento. Gostei muito do Tarkett Oak Fine Line (código do artigo 7870008). No entanto, a dona da casa que vai aplicar o revestimento alertou para o facto de a minha escolha ser feita de madeira e que, por isso, pode estar mais sujeita a deformações causadas por dilatação/contracção térmica. Assim, de acordo a mesma opinião, talvez fosse mais adequado optar por um laminado.
Alguém me pode esclarecer relativamente às seguintes dúvidas?: 1- Existe um risco elevado de deformação dos pavimentos em madeira e afins quando associados a piso radiante ? 2 - Será que os laminados possuem um menor risco de deformação que o mencionado Tarkett (creio que este é um estratificado pois vi-o e possui várias camadas de madeira coladas perpendicularmente com um acabamento em madeira de cerca de 3 mm)? 3- Tendo o Tarkett mencionado uma espessura de 14 mm, esta não influenciará sobre-maneira o tempo necessário para aquecer a casa, relativamente a outros pavimentos de menor espessura?