Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá!

Tenho andado a ver casas de madeira e fui dar a este link que aqui deixo: (ver)

Embora o espaço me agrade (e o preço ainda mais), noto alguma insistência no facto de ser uma casa para fim-de-semana e de isso estar relacionado, aparentemente, com a espessura da madeira (58mm).

A minha pergunta é: exatamente que problemas poderão surgir de as paredes terem a espessura indicada e não serem "duplas"?

Trata-se "apenas" de, no verão, sentir-se muito calor e, no inverno, muito frio?

A localização que pretendo é na zona da Serra de Aire/Candeeiros e, muito sinceramente, a ideia é mesmo, um dia usar a casa para viver... sem dívidas! :)

Já agora, alguém tem indicações sobre a empresa em questão?
  2.  # 2

Deverá dscobrir casas já feitas por essa empresa e falar c\ os donos.
  3.  # 3

está a 15minutos de distância das empresas mais representativas do País em construção de casas de Madeira, tire as dúvidas pessoalmente e veja porque é tão barata.

Procure pela Monjolo / Casema ....etc
  4.  # 4

[pub]HOFHOUSE Portugal

Construimos casas com estrutura em madeira, o exterior e interior pode ter o acabamento que o Cliente pretender.
    Construção com a qualidade Alemã, amiga do ambiente, totalmente ecológica, garantido que a construção é classe A na classificação energética.

www.hofhouseportugal.com

fotografia de um corte de uma parede exterior, tem aproximadamente 32cm.[/pub]
      corte da parede.JPG
  5.  # 5

Caros,

Para mim é muito simples: casas a 50.000 ou a 100.000 euros estão fora do meu alcance. Para dívida, já me basta a referente ao inferninho lisboeta, portanto, ou é uma coisa barata ou não é coisa alguma :|

O meu interesse aqui é perceber exatamente qual a extensão da diferença de isolamentos, até que ponto isso pode afetar a qualidade de vida, etc. No fundo, se puserem alguém dentro de uma casa com paredes simples de 58mm ou xpto de 320mm, qual é a diferença? Calor e frio terríveis ou apenas incomodativos?

Quanto ao isolamento sonoro, isso não é problema porque os passarinhos não me incomodam :)

Agradeço eventuais opiniões "técnicas". Quanto às comerciais - compreendo o natural empenho -, mas são desnecessárias.

Abraço!
  6.  # 6

Bom dia,

Aproveitando o seu post, venho desta forma apresentar-me.
    Sou um jovem arquitecto com alguma experiência em estrutras de madeira (cerca de 2 anos) nomeadamente casas, bangalows, quiosques, entre outros.
    Assim sendo, caso tenha interesse poderei enviar-lhe o meu Curriculum + Portfolio, com uma breve apresentação de alguns trabalhos realizados em colaboração com diversas entidades.

Gostaria também de realçar que ao contrário do que se pensa este tipo específcio de estruturas não são baratas como se pensa.
    Talvez fosse melhor vereficar que muito provavelmente terá de acrescentar ao valor unitário que referiu a deslocação dessa mesma moradia num camião de transporte especial, fazer o pedido das infraestruturas normais (água, luz, gás, entre outros), o licenciamento / autorização ás autoridades competentes entre outros procedimentos.
    Escusado dizer que todos estes procedimentos tem um determinado valor a acrescentar ao valor unitário da casa.

Relativamente ao método constructivo e suas espessuras, o que apresenta em cima de facto é valido, embora a fachada ventilada seja uma mais valia.
    Por norma o arrefecimento e ventilação deste tipo de construção, são o maior problema ao contrário do aquecimento que é relativamente fácil.
    Um possível isolamento que lhe garanta um melhor controlo da temperatura interior será lã de rocha com cerca de 4 a 8 cm de espessura.

O meu contacto: [email protected]

Sem outro assunto,
    Com os melhores cumprimentos,

José Ferreira, Arqt.º
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catinga
    •  
      FD
    • 1 junho 2010 editado

# 7

Leu isto?

5- Material fornecido/excluído

A electricidade, canalização, etc., estão incluídas na casa?

Não. O kit incluí, piso, tecto, janelas, portas, vidros, divisões para a sala se quiser, mas não fornecemos electricidade nem canalizações.

As casas estão equipadas para instalar electricidade e canalizações?

Não. As casas de madeira são feitas de madeira maciça, e não há lugares previstos para colocar a electricidade, o WC, etc. O cliente deverá fazê-lo por si próprio. Todas as casas têm uma base de travessas de madeira para que possa subir o chão de 40 mm sobre o cimento; assim existe sempre espaço debaixo da estrutura do piso para colocar os cabos e a canalização de agua mas não o suficiente para um esgoto.

Podem equipar as casa com instalação eléctrica e canalização?

Não, em nenhum caso podemos organizar a instalação de electricidade, canalização, etc.

http://www.casasdemadeira.com/faq/
  7.  # 8

Sim FD, já li as perguntas frequentes e sei bem que a instalação da casa não inclui essas coisas. Mas isso não me parece ser problema até porque não creio que seja a necessidade de fazer uns buracos para passarem uns canos ou pregar uns fios à parede que justifique as colossais diferenças de preços. Conforme já escrevi, para mim, ou é uma coisa barata (que eu possa ir complementando com calma) ou nem vale a pena pensar no assunto.

No limite (e enquanto discussão "académica"), a casa poderia ser usada em modo de "campismo" :)

O que me preocupa - e é sobre isso que gostaria de ter alguma informação -, é a questão da espessura das paredes e eventuais problemas a ela associados.
  8.  # 9

Um conselho sincero:

Não quer investir/pedir crédito, esqueça a ideia de fazer uma casa.
    Não vá em conversa de tanga e venda de banha da cobra..

Uma casa decente para viver, seja em madeira, LSF, ou outra 'tecnologia'/técnica de construção que lhe 'vendam' como muito barata na verdade vai sempre sair a uma preço semelhante a uma casa de construção 'tradicional'.

É que não há milagres, e por mais que lhe prometam que tem qualidade mínima a um super preço, acha que é mesmo verdade?
    E que todas as outras pessoas andam enganadas ao investir e gastar bastante numa casa como deve ser?

Esse tipo de 'casas' só mesmo para uns dias/curto período, não tem condições para ser uma casa habitada por tempo prolongado.
    Claro que sem mais alternativas é melhor que viver na rua, mas....
  9.  # 10

Exatamente, Mk Pt, mas, aquilo que eu gostaria MUITO mesmo de saber era quais são as diferenças. Repare que a empresa em questão não tenta vender banha por cobra porque eles chamam, precisamente, a atenção para o facto de as casas deles não serem para habitação permanente. E é aí que entra a minha curiosidade: porquê? :)
    Concordam com este comentário: Nuno Mendes
  10.  # 11

Colocado por: catingaExatamente, Mk Pt, mas, aquilo que eu gostaria MUITO mesmo de saber era quais são as diferenças. Repare que a empresa em questão não tenta vender banha por cobra porque eles chamam, precisamente, a atenção para o facto de as casas deles não serem para habitação permanente. E é aí que entra a minha curiosidade: porquê? :)

Eu referi vender banha da cobra, porque há alguns [quase todos] sites de casas de madeira que é um bocado isso:
    Prometem preço muitos baixos, contabilizam áreas de cobertos/alpendres como de construção, o preço muito bom não inclui transporte e/ou preparação do terreno, ou isto ou aquilo,.....

Quanto à sua pergunta: condições de habitabilidade, salubridade e segurança..
  11.  # 12

O preço dessa casa de madeira ficará pouco abaixo de uma casa de alvenaria para a mesma área e já c/ canalozação e electricidade.

Ou será que o problema é licença de construção (p. ex. terreno em reserva agrícula)?
  12.  # 13

Não, Paramonte, a questão de licença não é para considerar no âmbito desta discussão.
    Há um sítio e há a vontade de ter lá uma casa. Você acha que uma casa clássica se faz por... EUR 15.000 ? Com 60m2?
  13.  # 14

~Mas não são só 15000 que você vai pagar. É bastante mais. Se você está numa de bricolage, mande fazer a casa em alvenaria até ao nível do reboco e c\ o tempo vá dando as pinturas, instalando a cozinha etc vai ver que o preço vai bater no mesmo e fica c\ uma casa paa a vida. Conheço uma casa dessas de madeira que cerca de 15 anos depois precisou de ripas novas e o tratamento anual da madeira não é barato
  14.  # 15

Se fizer uma construção optimizada, sem necessidade de movimentos/contenção de terra e sem muitas exigências deve conseguir fazer uns 60/65m2 por uns 40.000€.
    Não dá para muito, nem para grandes espaços, mas ainda à pouco tempo fiz um estudo de uma casa com sala, cozinha, i.s., quarto, pequena dispensa e cumprindo acessibilidades com 58.40m2 brutos..

Menos que os 60m2 e 37/38.000 a 40.000€ torna-se complicado fazer alguma coisa decente [área bruta conta com área de paredes, e paredes exteriores de 35/36cm roubam alguma área...].

E este valor que falo não inclui o preço de projectos e de licenciamentos...

Essa casa de madeira, além de necessitar de mais manutenção, não tem isolamento que permita condições térmicas [tanto no inverno como no verão] agradáveis para se tornar habitável durante tempo prolongado...
  15.  # 16

Colocado por: catinga... a questão de licença não é para considerar no âmbito desta discussão.
    Há um sítio e há a vontade de ter lá uma casa.

note que a questão da licença é igual a uma construção tradicional...Entendo que se fizer as contas bem feitas, não verá ganhos na opção pela construção em madeira...e muito menos na venda (se um dia essa opção se colocar).
  16.  # 17

Colocado por: catingaExatamente, Mk Pt, mas, aquilo que eu gostaria MUITO mesmo de saber era quais são as diferenças. Repare que a empresa em questão não tenta vender banha por cobra porque eles chamam, precisamente, a atenção para o facto de as casas deles não serem para habitação permanente. E é aí que entra a minha curiosidade: porquê? :)
    Concordam com este comentário:Nuno Mendes

Boas,

Sou novo aqui no forum, mas este tópico chamou-me a atenção.

Penso que a grande diferença no preço deve-se ao facto da casa vir em kit de montagem, ficando o restante a cargo do cliente.

Estas casas são sem dúvida uma excelente oferta nos dias de hoje, e penso que apenas tem interesses comerciais dirá o contrário.
    Já vivi numa casa destas, com paredes maciças de 90mm e são perfeitamente habitáveis, desde que tenham um bom isolamento no soalho e tecto (lã de rocha por ex).

Mesmo que se gaste 10.000€ em materiais, é sem dúvidas uma excelente escolha para habitação permanente!

Já agora, chegou a avançar com a obra?

Cumprimentos,
    Nuno Mendes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Squirrel

0.0210 seg. NEW