Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros, este é um off topic mas que creio ser importante!

Eu até pensava que percebia alguma coisa de bancos e empresas financeiras, mas hoje sinto que me passaram a perna!
    Talvez alguns dos foristas possa dizer-me se é procedimento habitual em outros leasings...

Contratei um leasing automóvel para uma viatura de 30.000 eur. tendo dado de entrada 15.000 eur.
    Ora para qualquer leigo o meu capital em dívida seria de 15.000 eur certo? não no BPI...

O BPI o que fez foi abater 10.000 eur ao capital em dívida e guardar 5.000 como "depósito caução" que serviria para amortizar o Valor Residual (que eu pensava ser 0 eur, mas afinal é de 5.000 eur).

Isto implica que ao longo do leasing eu andei a pagar juros sobre 20.000 eur (30.000 - 10.000) quando deveria ser juros sobre 15.000 eur.
    grosso modo dá 520 eur pagos a mais em juros...

Já dizia o Raúl Solnado: "MALANDRISSE...!"

PS.: apanhei esta ontem à noite, e hoje o leasing já foi liquidado
  2.  # 2

Colocado por: moraisdd Eu até pensava que percebia alguma coisa de bancos e empresas financeiras, mas hoje sinto que me passaram a perna!
    Talvez alguns dos foristas possa dizer-me se é procedimento habitual em outros leasings...

Contratei um leasing automóvel para uma viatura de 30.000 eur. tendo dado de entrada 15.000 eur.
    Ora para qualquer leigo o meu capital em dívida seria de 15.000 eur certo? não no BPI...

O BPI o que fez foi abater 10.000 eur ao capital em dívida e guardar 5.000 como "depósito caução" que serviria para amortizar o Valor Residual (que eu pensava ser 0 eur, mas afinal é de 5.000 eur).

Isto implica que ao longo do leasing eu andei a pagar juros sobre 20.000 eur (30.000 - 10.000) quando deveria ser juros sobre 15.000 eur.
    grosso modo dá 520 eur pagos a mais em juros...

Já dizia o Raúl Solnado: "MALANDRISSE...!"

PS.: apanhei esta ontem à noite, e hoje o leasing já foi liquidado

Leu o contrato antes de assinar ?
  3.  # 3

Colocado por: luisvvLeu o contrato antes de assinar ?

já fez um leasing automóvel?
    o habitual é o contrato só chegar uns dias depois para assinar em triplicado e devolver uma cópia por envelope RSF... o carro é entregue com uma autorização de "levantamento"...

tenho uma simulação vinculativa com entrada de 15.000 e VR de 2%

A questão não é se o BPI pode ou não fazê-lo, pois não duvido que o contrato contenha letras pequeninas suficientes para o BPI se "respaldar", e não tenho intenção de reclamar.

A minha questão é se se trata de um procedimento habitual nos contratos de leasing (BES, Millenium, Totta, ...) ou se é uma forma de publicidade "malandra" do BPI (queria dizer enganosa, mas isso tem subjacente uma ilegalidade que não sei se é o caso)...
  4.  # 4

Colocado por: moraisdd já fez um leasing automóvel?
    o habitual é o contrato só chegar uns dias depois para assinar em triplicado e devolver uma cópia por envelope RSF... o carro é entregue com uma autorização de "levantamento"...

Por acaso, fiz, com a Caixa Leasing e Factoring - e não assinei nada sem ler primeiro. Mas a minha pergunta era no sentido de perceber a lógica de funcionamento desse contrato específico.

E os valores coincidem com os cobrados?

A minha questão é se se trata de um procedimento habitual nos contratos de leasing (BES, Millenium, Totta, ...) ou se é uma forma de publicidade "malandra" do BPI (queria dizer enganosa, mas isso tem subjacente uma ilegalidade que não sei se é o caso)...

O que dizia a simulação ? Fazia alguma referência a essa caução ?
  5.  # 5

Colocado por: luisvv

E os valores coincidem com os cobrados?

pois essa é que é a coisa que me mõe o juizo... tudo cruza direitinho, renda mensal, taxa de juro, etc...

Colocado por: luisvv
    O que dizia a simulação ? Fazia alguma referência a essa caução ?

Não, nada. Apenas descobri isto quando pedi o mapa de cash flows e percebi que o capital em dívida não era o que eu tinha calculado. Depois fui ver a pagina de rosto do contrato (as condições particulares) e aparecia numa linha à parte este depósito caução...

Desabafo:
    Já vi que fui enrolado... não tenciono fazer novo crédito tão cedo, mas fogo!... já não dá para confiar em nada ou ninguém...

Colocado por: luisvvPor acaso, fiz, com a Caixa Leasing e Factoring - e não assinei nada sem ler primeiro.

eu fiz dois, e sempre decorreram assim... (por mero acaso ambos foram com o BPI, que não é o meu banco...)
  6.  # 6

Se gostou da simulação e se os valores coincidem, não pode considerar-se enganado, pois estava a pagar o combinado.

Agora, se internamente eles fazem essas maroscas: parece-me estranho, pois tenho o BPI como um Banco bastante transparente, e já fiz bastantes negocios com eles.
  7.  # 7

Nos leasings que fiz não dei entrada, por isso não posso ser de grande ajuda.

Essa prática parece-me pouco transparente, mas em boa verdade também creio que não possa dizer que foi embarrilado - digamos que não lhe deram os detalhes do cálculo do valor, mas apresentaram-lhe um determinado valor, com base no qual você decidiu.
  8.  # 8

Colocado por: system32Se gostou da simulação e se os valores coincidem, não pode considerar-se enganado, pois estava a pagar o combinado.

Colocado por: luisvvmas em boa verdade também creio que não possa dizer que foi embarrilado

Concordo com vocês.
    Não me recordo como tomei a decisão (basicamente seria o menor valor dispendido), mas pelo menos descobri mais uma forma que os bancos têm de "inventar" uma taxa baixa. eu contratei uma taxa fixa de 3,42 em 2007 (muito bom!) mas afinal a taxa de juro real deve ter ficado perto do 5%...
    •  
      FD
    • 2 junho 2010

# 9

Por isso é que agora todos os créditos têm que mencionar o encargo total...

0.0131 seg. NEW