Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a Todos,

    Como o preço da habitação nova em Lisboa é proibitivo, pensei em construir p/ mim, mas não sou construtor. Tenho um terreno de 200m2 em vista, com uma casa térrea devoluta de 130m2. Será uma perfeita loucura? :-) A ideia-base é:
    - demolir a casa existente
    - (re)construir um prédio de apartamentos c/ 2 pisos
    - dar uma das fracções ao dono do terreno, em permuta
    - ficar com outra p/ m/ habitação própria permanente

    Qto é q acham ficaria a "brincadeira"? (Além das situações kafkianas q já vi aqui no fórum). Eis mais algumas ideias:
    - construir com a mma área de implantação, com as mmas 2 frentes
    - casa actual ladeada por um prédio de 2 e outro de 3 pisos
    - acho q não teria de manter a fachada: tem pouquíssimo valor aquitectónico, não tem azulejos nem nada a ver com as restantes.
    - não sei de dá para entrar máquina de rastos... são 10 m de frente de rua
    - paredes exteriores em SIS. MO? Pelos vídeos parece bastante fácil e rápido de utilizar. Enchimento em betão leve (+ barato)?
    - acabamentos de qualidade média a boa, não luxo
    - revestimentos paredes: exteriores argamassa cimento projectado + duracril, interiores estuque projectado.
    - possivemente AQS e sistema solar fotovoltaico (painéis + baterias + inversor)
    - possivelmente incluir uma fracção extra p/ venda, p/ minorar o 'estrago' financeiro

    Tentei ser exaustivo tendo em conta o q é pedido em posts deste género.
    Obrigado desde já por todas as respostas e dicas!
  2.  # 2

    Talvez compense pois se fosse sózinho e ter de comprar um terreno com essa localização e depois construir ( uma habitação), poderia ficar se calhar mais caro do que aquilo que está a pensar fazer ( construir duas habitações excluindo o custo do terreno )
    No total seriam duas fracções ? não é?
    Convem mesmo é acautelar esse negócio em termos juridicos com a outra parte, não descurando nenhuma situação, inclusive em termos de projecto como outro "dono" vai querer a sua fracção.
  3.  # 3

    pois, de facto tenho visto bastantes comentários a acentuar a atenção à parte jurídica.
    A minha dúvida maior, e onde pedia mais a participação do fórum, era no custo em que uma coisa destas poderia ficar (projecto + construção + burocracias). Daí ter tentado ser "exaustivo" (acentuo as aspas :)

    Colocado por: marco1
    No total seriam duas fracções ? não é?


    estou a pensar em três fracções, uma no térreo e 2 no 1º piso.
  4.  # 4

    FD,
    Então ninguém me liga? :-)
    Vi tantos posts a perguntar coisas semelhantes e tanta a gente a dizer "depende do que quer fazer", que tentei ser mais abrangente... será que pequei por excesso? :-)
    Só queria uma estimativa do preço por m2.....
    Obrigado!
    •  
      FD
    • 7 junho 2010

     # 5

    Colocado por: hmspiderQto é q acham ficaria a "brincadeira"?

    130m2 * 2 pisos = 260m2 * 800€/m2 = 208.000€
    130m2 * 3 pisos = 390m2 * 800€/m2 = 312.000€

    Alguém que por aqui anda, reconstruiu uma casa, que me parece estar no mesmo contexto dessa, por 900€/m2.
    Como quer algo um pouco mais barato que a que estou a referir, baixei o valor para 800€/m2.

    Projectos + taxas + outras despesas avulsas = 20.000€

    Conte com 250.000€ para duas fracções e 350.000€ para três fracções.
    1 fracção para si, 1 fracção para o dono do terreno e 1 fracção para arrendar/vender.
 
0.0118 seg. NEW