Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    olá boa noite.
    sou nova por cá mas cheia de dúvidas.
    1ª- é possível fazer a divisão da casa como está na imagem,o que está riscado a azul ficar legalmente para mim, e o que está a amarelo ficar para um irmão?
    2ª- o meu pai quer mudar o telhado, pois está a ceder por ter vigas em madeira, ao colocar um novo todo em cimento é possível aumentá-lo um pouco para que se possa construir mais um quarto no sótão? ou já vai implicar licenças?
    3ª a casa é no norte de Portugal, então humidade é o que não lhe falta (ao ponto da roupa da cama e cortinas ficarem molhadas), qual será o melhor método para parar esta humidade (paredes falsas)? já que a canalização existente tem que ser renovada pois está podre e em alguns cómodos nota-se que os canos têm fugas dentro das paredes.
    agradeço quem me possa esclarecer as dúvidas
      casa.jpg
  2.  # 2

    olhe isso até parece que o melhor mesmo é aproveitar apenas o alpendre pois parece ser a unica coisa de boa no que se vê, e aproveitar todo os euros que vão gastar nesse "aparente cancro" e deitar tudo abaixo e fazer uma moradia bifamiliar talvez geminada em condições.
    Isto é apenas a minha opinião mas deveria contactar um profissional ( arquitecto ou engenheiro ou mesmo um empreiteiro ) para lhe dar uma opinião, pois segundo o que disse só a remodelar o telhado e rectificar todo o isolamento da casa e toda a tubagem parece realmente uma intervenção profunda.
  3.  # 3

    Se a casa tem apenas pouca mais de 30 anos, se tiver fundações e estrutura (vigas, pilares e placas) em betão armado, parece-me que é de manter o essencial da casa.

    Os canos de água, deverão ser em ferro "galvanizado", pelo que é "normal" terem de ser substituídos.

    Convém ver de onde vem essa humidade. Se é só dessas canalizações ou se é algo pior. Poderá ser por o telhado ou as paredes exteriores serem permeáveis ou/e não isolarem devidamente. Para as paredes, existem várias soluções possíveis (capotto, tinta membrana,...).

    Parece-me bem subsituir a estrutura do telhado em madeira por vigotas em betão pré-esforçado. Mas isso vai obrigar a fazer uma viga em betão armado na cumeeira (onde irão apoiar as vigotas), e subir pilares para sustentar essa viga.
    Esta alteração - independentemente de subir ou não a altura do telhado - já implica um projecto de licenciamento na Câmara.
    Aproveite para fazer uma lage aligeirada (vigotas e abobadilhas), devidamente isolada e impermeabilizada, na cobertura.

    A divisão da casa em duas, como sugere, desde que consiga que ambas tenham entradas independentes, é perfeitamente possível. Para legalizar tudo (registo na Conservatória do Registo Predial e nas Finanças) também irá precisar de um projecto na Câmara.
  4.  # 4

    1ª - A ideia é a sara ficar com o 1º andar e o seu irmão com o r/c, correcto?
    A casa tem dois apartamentos separados, ou é uma moradia com 2 pisos?

    2ª - Não vai poder subir muito mais o telhado sem colocar um projecto de licenciamento.
    Quanto à estrutura é possível alterar, embora exista outras opções além das vigas e vigotas, pode optar por estrutura metálica.

    3ª - Com casas com 30 anos as canalizações devem ser totalmente renovadas, assim como a parte eléctrica, para fazer isso terá de colocar novos azulejos na casa de banho e cozinha, novos pavimento.
    AS humidades só vendo no local é que se pode ajudar, mas colocando um novo telhado com isolamento térmico e pintando a moradia já deve resolver o problema.
  5.  # 5

    luis K.W.

    já reparou: tem que fazer estrutura na parte da cobertura, as paredes não tem ( não devem ter) isolamento térmico, a canalização terá que ser substituida quer por patologias quer por alteração da arquitectura face á nova organização para duas habitações( e ainda novas janelas etcc...), Enfim o que se aproveita ??? a estrutura?? talvez e a partir do "esqueleto"
    desenvolver uma remodelação total.
  6.  # 6

    Boa noite.

    Se me é permitida uma opinião muito sincera, opte por "encomendar" um projecto em condições. Com essas alterações que quer fazer nunca irá escapar-se de "Licenças", e sempre fica assegurada uma casa (ou duas) em condições.
    "Desenrascanços" nestes casos são perigosos, porque pode estar a deitar dinheiro fora, e no final vai ter que pagar a alguém "ás pressas" para lhe resolver meio problema. Acredite, que já vi este filme antes. Vá pelo seguro.

    Cumprimentos
  7.  # 7

    obrigado por todos os que me responderam a estas duvidas.
    as obras irão ser grandes, e como já me informei irei precisar de fazer projecto até para fechar uma janela. por isso o mais certo irá ser fazer um projecto novo pra casa toda. aproveitar a estrutura e deitar a baixo tudo o que for preciso.
    mais uma vez obrigado a todos.
 
0.0123 seg. NEW