Uma porta de 200 é mais fácil por causa da altura de trabalho. eu tenho 174 e para montar uma porta de 210 já quase tem de ser em bicos de pés e para a guarnição é mesmo no limite, por vezes tenho de recorrer ao escadote. Tenho colegas que são mais baixos e ainda é pior. Isto significa mais tempo de montagem e um acréscimo do nível de perigosidade para acidentes. Mas também existem carpinteiros mais altos do que eu.Não é por isto que eu digo que as portas de 200 são que se usam mais e que chegam para a maior parte dos casos.
Chamo a atenção aos arquitectos dos seguintes pormenores que já encontrei em obras com portas de 210 ( medidas passagem úteis): Caixilharia de 190/200 (não é grave). Portas em vidro temperado 200. As portas de corta-fogo/saídas de emergência em madeira eram em 210 e as metálicas eram em 200! Porque? Não sei. As portas dos elevadores eram entre 190/200. Se as medidas eram para uns deviam de ser para todos! Acho que vocês devem concordar comigo. Não cometam estes erros.
A empresa ao qual pertenço está sediada da zona de Leiria.