Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Estou a remodelar um apartamento com 5 assoalhadas e nas divisões do Hall, Corredores, WC e Sala Comum vou instalar tectos falsos.

Como tal, aproveitarei os tectos falsos para encastrar downlights de Led e iluminação indirecta também de Led (a luz indirecta será para proporcionar ambiente nas divisões em causa).

O orçamento que tenho para o efeito, indica que os downlights de Led têm 5W e projecção de luz com 45º. E para a iluminação indirecta, contempla fitas de Led com 900Lm ou 450Lm.

Os downlight serão distribuídos da seguinte maneira:
    - 5 unidades na zona de estar (18m2) da Sala Comum (26m2)
    - 2 unidades na Hall (4m2)
    - 2 unidades em cada WC (3,5m2 cada WC)
    - 6 unidades nos Corredores (6,5m de comprimento)

As fitas de Led para iluminação indirecta serão distribuídas da seguinte maneira:
    - 8 metros na Sala Comum
    - 1,4 metros numa WC e 2 metros noutra WC
    - 3 metros num Corredor
    - 5,5 metros sob os armários superiores da Cozinha

Sou leigo nestes assuntos, por isso, posto o cenário, as minhas dúvidas são:

1. Há alguma tabela de equivalência de watts entre Led e lâmpadas fluorescentes economizadoras?

2. O que é isso dos 900Lm ou 450Lm?

3. Entre Led com as características acima indicadas e lâmpadas fluorescentes economizadoras, qual a melhor solução para o cenário descrito?

4. A poupança em custos energéticos do Led comparativamente a lâmpadas fluorescentes economizadoras, compensa o investimento em Led?

Peço a ajuda possível e agradeço antecipadamente o esclarecimento das minhas dúvidas.

Cumprimentos.
  2.  # 2

Boas,

A iluminação de LED é fantástica em termos de economia ou poupança de energia. O que deve pedir é o seguinte:
    1. equivalência em watts das lâmpadas LED e consumo das mesmas
    2. temperatura das mesmas (não deixe que lhe ponham LEDs cor fria, ficaria horroroso)
    3. as fitas de LED é uma boa aposta (para quem gosta)! Eu, particularmente gosto, mas luz igualmente quente.

As lâmpadas fluorescentes economizadoras são muito boas tb, mas terá uma menor poupança para o mesmo rendimento luminico.

Nota: Lm são Lumens - é uma unidade de medida do fluxo luminoso.
    Agora fala-se muito nisso pq? Porque posemos ter 2 lâmpadas distintas que imitem os mesmos Lumens, ou possuem rendimento luminico igual, mas têm um consumo diferente, ou seja: uma lâmpada de LED de 3x1w possui um consumo de 3w e nos dá lumens equivalentes a uma fluorescente que consome 7w (atenção que isto é um mero exemplo que não pode ser levado á risca. Tudo depende do calor de cada uma e marca, blá, blá... só para explicar)
  3.  # 3

cuidado com os lumens nos focos, pois a quantidade de luz emitida é medida pontualmente. ou seja se tivermos um foco com 450 lumens , mas com 30º d e abertura, ele vai fazer uma bola de luz relativamente pequena, mas nessa bola temos 450 lumens. Outra lampata com os mesmos 450 lumens e 120º , vai projectar uma bola muito maior mas nessa bola temos os mesmo 450 lumens. Mas a segunda lampada vai produzir muito mais luz pois vai iluminar muito mais area.
  4.  # 4

tenho focos com casquilho GU10 para instalar (+/- 60 ) como não especifiquei que seriam lampadas de baixo consumo o electrecista vai meter das de halogénio .

para mandar meter de baixo consumo pede-me mais 540 euros ( 9 € cada uma ) que me aconselham : por pouco mais coloco tudo a leds (micro leds )

...não houve já outro tópico com esta conversa...???
  5.  # 5

mande vir da alemanha que em quantidade vale a pena! ( tem por ai uma loja online)
    Concordam com este comentário: callinas
  6.  # 6

Colocado por: macostenho focos com casquilho GU10 para instalar (+/- 60 ) como não especifiquei que seriam lampadas de baixo consumo o electrecista vai meter das de halogénio .

para mandar meter de baixo consumo pede-me mais 540 euros ( 9 € cada uma ) que me aconselham : por pouco mais coloco tudo a leds (micro leds )

...não houve já outro tópico com esta conversa...???

Lâmpadas de Baixo consumo de quantos watts? de que marca?
    Lampadas LED para que watts?
    Cuidado com a escolha porque as GU10 fluorescentes são lâmpadas altas e se forem focos fechados (com caixa) pode não caber
  7.  # 7

A minha principal dúvida prende-se com isto:

- Há alguma tabela de equivalência de watts entre Led e lâmpadas fluorescentes economizadoras?

De outra maneira como se pode aferir a equivalência entre estes dois tipos diferentes de iluminação?
  8.  # 8

Atenção que comprar led's decentes, e por decentes leia-se led's para iluminar e não apenas para spotlight decorativo que pouco ilumina, sai caro, muito caro.

E lojas/vendedores/sites que digam que têm led's bons a 9 ou 10€...Não acreditem...

A tecnologia led ainda está em desenvolvimento, e na verdade poderá vir a mudar a concepção de iluminação porque podem vir a ter uma vida útil/durabilidade semelhante a uma habitação [ou pelo menos até esta necessitar de profunda renovação]. Mas por enquanto lâmpadas led decentes são poucas e as que há são caras..

Apesar de consumirem mesmo muito pouco, não justificam em termos de preço o consumo menor face a uma lâmpada de baixo consumo, pois saem bem mais caras..
  9.  # 9

Alguém sabe onde posso obter informação sobre como distribuir a luz por uma divisão da casa?

Por exemplo, numa wc é aconselhável que a iluminação debite X lumens. O mesmo para a sala comum, cozinha, etc.

Obrigado.
    • altar
    • 21 setembro 2010 editado

# 10

Eu substitui todas as minhas lâmpadas GU10 de 50W por Leds de 5W e de 3W

Usei as de 5W para os corredores, existe à venda em pacotes de 2 por 10 euros no AKI

não dão assim muita luz porque não têm um grande ângulo de foco, mas é o suficiente para os corredores

para as casas de banho meti umas de 3W com um ângulo muito maior, dão muito boa luz...mas custam 20 euros cada

para os WC comprei deste género de 3 W :

http://www.tekbit.pt/product_info.php?cPath=37&products_id=387

para os corredores foram deste género :

http://www.tekbit.pt/product_info.php?cPath=37&products_id=102

São lâmpadas muito caras daí que dependa muito das bolsas, eu fiquei bastante satisfeito.

nessa loja fazem :

Em compras em quantidades (Superior a 5 unidades tem desconto de 10%, 10 Unidades 15%, 20 Unidades 20%)

não compensa comprar poucas unidades, eu comprei as minhas no AKI
  10.  # 11

Altar, obrigado pelo seu testemunho.

Mas pelo que estive a ver, os leds que pôs em casa têm poucos lumens e um baixo ângulo de projecção. Eu até considero esses leds baratos, tendo em conta o que tenho andado a ver - leds de alto rendimento.

Mas obrigado pela contribuição.
  11.  # 12

Desde os Led Zeppelin que fiquei fã.
    • eu
    • 21 setembro 2010

# 13

Colocado por: macalDesde os Led Zeppelin que fiquei fã.

LOL
    • altar
    • 21 setembro 2010 editado

# 14

Colocado por: goliverAltar, obrigado pelo seu testemunho.

Mas pelo que estive a ver, os leds que pôs em casa têm poucos lumens e um baixo ângulo de projecção. Eu até considero esses leds baratos, tendo em conta o que tenho andado a ver - leds de alto rendimento.

Mas obrigado pela contribuição.

Eu tinha 23 lâmpadas GU10 de 50W, até abri um tópico sobre isso porque fiquei escandalizado com o consumo energético

https://forumdacasa.com/discussion/13124/poupanca-de-energia/#Item_12

Mudar tudo para alto rendimento era bastante dispendioso para mim, assim montei leds de 5W - pack de 2 por 10 euros - para os corredores, e garanto-te que depois de estranhar no início ( convenha-se que vais estranhar sempre em relação às de halogéneo, nem tenhas qualquer dúvida sobre isso ), depressa me habituei e dá luz suficiente nos corredores.

Nas casas de banho é diferente, convém serem de alto rendimento, não gosto de fazer a barba com pouca luz. Por isso comprei umas de 3W de 20 euros ( curiosamente gastam menos mas têm maior ângulo de foco, e é o que mais interessa nas Leds )...e dá luz Q.B., estou bem satisfeito. No corredor noto assim um halos no chão, nos WC já não

Aquela loja que disse dá descontos em grandes quantidades, mas só comprei 1 lá de 3 W ( o que não compensa em nada, ficou-me mais cara com os portes + 6 euros )....estava com pressa para resolver a iluminação da minha casa e porque também estava com medo de dar luz fraca tipo de presença, daí comprar tudo no AKI

portanto não sei bem qual o ângulo das 3W do AKI, sei que custam quase 20 euros ( 19...qualquer coisa ), e as de 5W ( pack de 2 ) uns 10/11 euros

Depende da tua bolsa, é relativo ao dinheiro que possas despender, 500 euros por 23 lâmpadas que teria que dar é muito para mim, se conseguires poupar nos corredores e coisas assim e investir mais onde é necessário...porque não ? fica a experiência, inclusive a mudança de potência que efectuei
  12.  # 15

Estive a ver e para dar mais detalhes, aquela única lâmpada que comprei na tekbit é uma lâmpada de 3 leds - 3W

Casquilho: GU10
    Tensão de Funcionamento: 230V ac
    Tempo de vida: 50000 h
    Tipo de carcaça: Alumínio
    Diâmetro: 50mm (tamanho comum)
    Nº de Leds: 3
    Consumo Energético: 3W
    Angulo de abertura de luz: 40º
    Quantidade de luz: 135lumen
    Cor: Branco Quente

http://www.tekbit.pt/product_info.php?cPath=37&products_id=378
  13.  # 16

Este candeeiro é lindissimo mas é caro. Alguem conhece um canddeiro de outra marca parecido com este?

http://www.designboom.com/snapshots/milan06/ingo.html
    http://www.ingo-maurer.com/

0.0202 seg. NEW