Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Que acham das monomassas para rebocos exteriores? Apresentam resultados melhores a nível de fissuração que um reboco tradicional? Ou são semelhantes? (estou a comparar dois serviços bem feitos...)
    O eu receio é que em obra não sejam capazes de fazer um "reboco tradicional" bem feito! Água a mais, traços incorrectos, essas coisas...
    Será que com as monomassas é mais difícil fazer "asneira"?
    E em termos de custos? São equivalentes?

    Obrigado
  2.  # 2

    Os rebocos monomassa são sempre mais caros que os tradicionais. Um custa cerca de 8€ e o outro 11€. Mas aqui o custo determinante no cálculo do preço da argamassa tradicional é a areia. S em lisboa a compro a 8€ a tonelada e ai consigo aquele preço, se comprar areia a 15€ a tonelada, já fica ela por ela se passar esse preço, mais vale argamassas prontas. No Algarve por exemplo não vale a pena argamassa tradicional. è uma questão de fazer contas à areia.

    Em relação á qualidade, a monomassa é sempre melhor ao ter um traço constante, mas também é necessário usar a argamassa adequada e não aquela que o vendedor quer. Também se porta melhor na fissuração, porque uma das causas da fissuração, é o excesso de cimento, que torna as argamassas muito rígidas, o que numa argamassa pré doseada não acontece. Claro que uma rede de PVC faz maravilhas (especialmente nas uniões entre betão e alvenaria) e custa cerca de 1€/m2.

    Existem ai muitos fabricantes de argamassas secas: Ciarga, Secil Martinganca, Lena, maxit, etc. è fazer consultas e comparações de preços (Ito de se armarem em empreiteiros dá mais trabalhoo do que parece eheh)

    Cumps
  3.  # 3

    Boas,

    É bem verdade... :) Mas também dá o "gozo" de podermos escolher boas soluções em consciência, e não apenas porque nos dizem que isto ou aquilo é o melhor que há! Mas trabalhoso também! O que vai valendo são assim pessoas como o Sr. Paulo Correia que vai dando umas boas dicas... ;)

    Escolhendo uma monomassa, a aplicação pode ser aplicada pelo construtor facilmente, em vez do reboco? Ou convém contratar empresas habituadas a esses procedimentos?
    Já agora, nas paredes interiores entre as monomassas para interiores ou um gesso projectado tipo PROYALBI-PLUS, que acham melhor?
    As monomassas dão acabamento final, ou é preciso algo mais? (isto quem não percebe...)
    Cump.
  4.  # 4

    Os rebocos monomassas são apenas argamassa pré doseadas, pleo que podem ser aplicadas de forma tradicional ou projectada. Consoante a forma de aplicação, escolhe o tipo de argamassa a comprar, porque algumas são preparadas para serem projectadas e outras para serem aplicadas de forma tradicional.

    deverão ser escolhidos aplicadores habituados especialmente no caso das argamassas projectadas, porque exigem equipamento próprio. O grande problema deste tipo de argamassas serem aplicadas de forma tradicional, estão na amassadura, porque cada saco é +ara ser amassado com 4.5lt de água (por ex), e os nossos pedreiros-projectistas, além de terem a mania de que eles é que sabem, gostam das argamassa mais húmidas para lhes facilitarem o trabalho, mas ao adicionarem mais água, estragam a argamassa, por isso, caso opte por auto construção, tenha muito cuidado com isto (se tiver tempo para estar em obra continuamente)

    No caso do monomassas com acabamento final, é suposto não levar mais nada, mas na prática é difícil não ter de pintar, excepto nos casos em que têm acabamentos granulados, porque como são feitos numa fase inicial de obra, acabam sempre por se sujar, durante a execução do resto do trabalho, dado o muito pó que anda no ar assim como pequenos (e grandes toques) que as paredes apanham. Quando se repara, nota-se os remendos, obrigando a uma pintura. Este é um custo que naqueles comparativos de preços deste tipo de argamassas não aparece.

    Para paredes exteriores, o melhor que já vi, foi feito numa obra nossa (á custa da qual, ganhámos uma série de outras). Fez-se um reboco normal e antes de se desmontar os andaimes, fez-se um barramento (como se fosse estuque) á espátula com Duracril da Matesica, É caro, custa 18€ do barramento + 8€ do reboco, mas fica muito liso (nem o Sol do meio dia estraga) e o aspecto final é extraordinário. É o único tipo de reboco que não envergonha quem o faz actualmente.

    Cumps

    Cumps
  5.  # 5

    Boas,

    Sr. Paulo, mais uma hipótese para baralhar mais... ;)
    Quando me referi ao acabamento final estava a falar das paredes interiores. Com as monomassas fica com aquela textura tipo o estuque ou gesso?
    Que acha que fica melhor?
    E a nível de preços, a solução monomassa para interiores ou a solução gesso projectado. Que preços médios?

    Mais uma vez obrigado
    Cump.
    • Mac
    • 1 julho 2008

     # 6

    Pedro
    O meu cunhado acabou de contratar o acabamento interior a um estucador.
    Recomendou a aplicação de uma monomassa substituta da massa de estuque tradicional alegando que tem melhor comportamente perante eventuais humidades e o acabamento é igual.
    Contratou a 6€ m2 + IVA, aplicação incluida. O estucador recebe as paredes em tijolo.
    Cumprimentos
  6.  # 7

    Boas,

    Mac, quando essa aplicação terminar podia dar aqui ao fórum o seu "parecer" de como ficou e que produto foi aplicado... ;)
    Claro que a "arte" do aplicador não dá para replicar, mas fica sempre a ideia de como funcionou o produto aplicado.
    Já agora onde é a obra? Não aqui para o Norte? :) É que o preço parece interessante...

    Cump.
    • Mac
    • 1 julho 2008

     # 8

    Viva
    Por acaso a obra é em Ponte de Lima. O estucador também. Só vai ser aplicada, a monomassa, em Setembro. Ele levou o meu cunhado a ver um trabalho de género que ele tinha feito lá perto.
    Se a achar que a sua casa está localizada ao alcance do estucador e quiser contactar o indivíduo disponha. Depois de feito o trabalho para o meu cunhado eu faço umas fotos e envio para o mail.
    Cumprimentos
  7.  # 9

    Boas,

    Bem não sou tão a Norte (Braga), mas nada de impossível...
    Se me poder dar o contacto e se possível a indicação de qual o pruduto que vai ser aplicado agradecia.
    [email protected]

    Cump.
  8.  # 10

    Boas!
    Ora aqui está um tema pelo qual bati muito com a cabeça pelos últimos meses.... :P

    No meu caso, foi uma construção tipo "particular" com um pedreiro amigo, por desconhecimento meu de técnicas modernas, o reboco nos quartos fez-se "normal". Resultado: muitas fissuras e uma acabamento areado, o qual não gosto.
    Solução por mim adoptada: pasta de estanhar! Fica um acabamento completamente liso, parecendo estuque mas mais resistente ao tacto. É uma argamassa de acabamento que deve ser aplicada sobre rebocos areados em idade jovem. A aplicação é feita por meio de uma liçosa de inox. Como é de aplicação mais ou menos simples, eu mesmo a estou a aplicar. Depois de seca, basta passar uma lixa para tirar as imperfeições das passagens.

    Na sala e hall de entrada, já não vou cair no mesmo erro, pois vou aplicar reboco hidráulico pronto, na esperança de não haver fissurações como houve. E depois ainda tenho outro problema que é viver sobre uma mina em actividade, em que os disparos de explosivos abanam as paredes de uma casa :x

    De entre os orçamentos que pedi, optei pelos produtos da IRP, que não é mais do que a segunda marca da Secil Martingança.

    cumps
  9.  # 11

    Esse preço de 6€/m2 está muito barato, mesmo para uma vivenda. Em obra grandes anda-se a pagar a 7€/m2 e já é difícil de arranjar. Cuidado porque o truque pode ser aumentar nos metros aplicados o que se não pede no preço. È um dos truques para baixar o valor m2 de um trabalho
    Cumps
    • Mac
    • 1 julho 2008

     # 12

    Pedro:
    Vou contactá-lo por e-mail. Atenção que posso cair na pasta SPAM.

    Paulo: essa de baixar ao preço para aumentar na área não fica fácil. Todos sabemos calcular a área. Há é pessoas mais ambiciosas do que outras, daí a diferença de 1 eurito no preço m2.
  10.  # 13

    Mac

    Não é uma questão de ambição, é uma questão de preço justo. Tanto desconfio de preços altos como de baixo, porque poe implicar facilmente uma qualidade inferior. è normal nas grandes obras adjudicar-se a preços ridículos e depois andarem homens à hora a fazer remates. Depois o estuque para ficar bem feito necessita de levar rede em pvc nas transições entre o betão e as alvenarias. Com esse preço não me parece que esteja considerado, mas....

    Depois a qualidade da aplicação do estuques, fica patente nas pinturas. Se usar uma tinta de esmalte aquoso acetinado ou brilhante, coloque-se junto À parede e olha na direcção da janelas. Se vir lombas, já sabe. Ou melhor ainda, à noite, apaga as luzes e encoste uma lanterna à parede e depois veja. Se estiver liso, o seu homem trabalha bem. Olhar de frente para um estuque não diz nada.

    Já agora, alguém faz o salpisco? Especialmente nos elemento de betão? è para o estuque não se soltar de suporte muito lisos.

    Por fim, quando calcular as áreas a pagar, desconta os vãos ou não? e se desconta, a partir de que área esse desconto é válido? È que uma área com e sem vãos, é bem diferente e o preço real varia logo.

    Cumps

    PS - São apenas pequenas coisas a ter em atenção, não são criticas negativas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mac
  11.  # 14

    Boas,

    Sr. Paulo,
    São tantas as perguntas que faço, que deixou passar uma que passo a repetir:
    "-E a nível de preços, a solução monomassa para interiores ou a solução gesso projectado. Que preços médios?"

    Continuando... Uma parede para estucar pelo que percebi deverá estar com salpisco, especialmente os elementos de betão. Certo?
    E nos gessos projectados? É preciso preparar paredes, ou é directo sobre tijolo e betão?

    Cump.
    • Mac
    • 1 julho 2008

     # 15

    Colocado por: PauloCorreiaPS - São apenas pequenas coisas a ter em atenção, não são criticas negativasblockquote>
    Eu sei. De facto não está prevista a aplicação de rede de pvc na transição entre o betão e as alvenarias. Aliás essa técnica não é divulgada pela zona. Nunca ouvi falar nela. Se puser aqui um link para uma dissertação mais aprofundada acerca da aplicação dessa rede fico-lhe grato.
    Sobre os vãos das portas e janelas esses sim, são excluídos da área a contabilizar.
    cumprimentos
    • Mac
    • 1 julho 2008

     # 16

    Colocado por: Mac
    Colocado por: PauloCorreiaPS - São apenas pequenas coisas a ter em atenção, não são criticas negativas

    Eu sei. De facto não está prevista a aplicação de rede de pvc na transição entre o betão e as alvenarias. Aliás essa técnica não é divulgada pela zona. Nunca ouvi falar nela. Se puser aqui um link para uma dissertação mais aprofundada acerca da aplicação dessa rede fico-lhe grato.
    Sobre os vãos das portas e janelas esses sim, são excluídos da área a contabilizar.
    cumprimentos
  12.  # 17

    Pedro

    O estuque projectado é a solução mais barata que existe. O preço de referência anda nos 7.5€/m2, enquanto as soluções monomassa andam nos 10€. Vi na Tecktonica uma solução excelente que é um barramento estanhado que se aplica sobre reboco e fica muito bom, mas o preço sobe porque temos de fazer um reboco + barramento. Não sei preços mas calculo assim por alto que deverá andar no 13 ou 15€/m2

    Qualquer argamassa, seja de estuque, seja reboco, para aderir em condições a uma base, deve levar um salpisco, que é uma argamassa de cimento e areia ao traço 1:1, a qual tem um poder de aderência muito grande e cuja rugosidade aumenta a aderência do estuque ou do reboco. No caso de elementos de betão, que são muito lisos, o salpisco, por si só não chega, sendo necessário adicionar ao salpisco um aditivo tipo Marreb, afim de aumentar a aderência.
    Ora quando se baixa preços, é o primeiro sitio onde poupa. Passado uns tempos o reboco ou o estuque pode saltar, mas quando reparar a garantia já pode ter passado ou vem a desculpa da impermeabilização mal feita

    Cumps
  13.  # 18

    Mac

    A questão da rede é simples. Quando você têm materiais diferente encostados uns aos outros, eles trabalham de maneira diferente, isto é, expandem e contraem de maneira diferente. Se o revestimento que estiver cima for rígido, não acompanha e vai partir na união entre os materiais, são as famosas rachas verticais.

    Para resolver isto, coloca-se uma tira de rede de PVC com cerca de 75cm de largura, centrada na transição entre o tijolo e o betão, que vai reforçar o estuque e o reboco e impedir na medida do possível, que rachem. Ora isto custa dinheiro e acima de tudo tempo a colocar as redes, que no caso de paredes de alvenaria antiga, podem ser fixadas com buchas químicas.

    A rede á barata, custa 1€/m2, mas quando os preços são baixos, adivinha o que acontece, não? è por isso que disse que desconfio de preços anormalmente baixos porque se o dinheiro não está lá, o que tiraram?

    E não falámos da qualidade do estuque, porque ouvi falar muito de um estuque espanhol que ai anda, que é maravilha (para o aplicador) se me faço entender

    Cumps

    Cumps
  14.  # 19

    Quanto à pasta de estanhar, o seu preço por saco de 20Kg é de 7,14€. Ora um saco de 20Kg com uma aplicação de 2mm, dá para 7,7m2, tendo um custo inferior a 1€/m2. Isto é o preço do material, há que ver a mão de obra... A este valor há que somar também o custo do reboco tradicional.

    www.irp.pt

    Visitem o site http://www.secilmartinganca.pt/ e vejam os vídeos exemplificativos, dá para tirar boas ilações.
  15.  # 20

    sr pedro azevedo
    também estou a construir em braga. tem por acaso contactos de bons fornecedores de caixilharias de alumínio?
    Cumprimentos
 
0.0212 seg. NEW