"Imagine que no próximo Verão todo o vigor desta Primavera excepcional se transformou em lenha e erva pronta a arder.
Imagine que por um azar dos Távoras uma semana seguida de vento leste traz consigo fogos severos e incontroláveis.
Imagine que lhe perguntam o que se pode fazer que contribua para amainar o fogo descontrolado.
Eu tenho uma ideia para o ajudar a responder. No momento do fogo, quase nada se pode fazer, mas hoje, tal como em todos os dias antes que tudo esteja a arder, pode fazer-se uma coisa muito útil: olhar para o que comemos.
Um exemplo simples que me parece claro: o leitor sentou-se num restaurante e pediu um prato.
Para entreter pega no pão e come uns bocadinhos, enquanto espera.
Se o fez com manteiga, financiou a produção de leite a partir de gado estabulado alimentado a rações cujos cereais foram com certeza produzidos intensivamente no outro lado do mundo.
Se o fez molhando o pão num bocado de azeite, financiou olivais algures.
O território está há alguns milhares de anos a ser influenciado pela mão humana e a força central da influência dessa “mão invisível” é o “pão nosso de cada dia”.
...
Se ao pequeno-almoço comemos fruta, cereais industriais e iogurtes, em vez de pão de centeio com queijo de ovelha, se substituímos sumos de laranja por bebidas industriais, cuja origem desconhecemos, ou farinheiras remediadas por excesso de bifes, ou feijões, favas e grão por batatas fritas em óleos produzidos a partir de campos de girassol, o que estamos a fazer é abdicar de umas paisagens a favor de outras."
Se não quiserem ler, podem sempre dar um empurrão à distribuição da próxima vez que entrarem numa livraria. Perguntem por ele e pode ser que aconteça como a uma amiga minha que tentou comprá-lo: estava esgotado porque o único exemplar que tinham mandado vir tinha sido vendido...
Isso o quê? Texto com link? -> vai à página cujo link quer copiar e copia (CTRL + C) -> aqui no fórum, no campo dos comentários clica no botão que diz "link" a azul -> aparece uma janela (Enter the URL), cola o endereço no campo e clica OK -> escreve o texto que quer na caixa dos comentários logo a seguir ao código que apareceu (não mexe na posição do cursor!) -> quando acabar volta a carregar no botão que diz "link" a azul -> já está
Outra forma: -> escreve o texto, por exemplo "Compre aqui" -> selecciona o texto a linkar -> clica no botão link a azul -> aparece a janela, introduz o endereço, faz OK -> já está