Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Neste momento tenho a proposta de um projectista que trabalha num gabinete de arquitectos e que é meu amigo que faz o projecto de arquitectura (depois assinado pelo arquitecto desse gabinete), especialidades e acompanhamento da obra, todos os desenhos necessarios (so nao faz tratamento de imagem em 3d) por 5000 numa casa com area de construção de 345 m2, e tenho um arquitecto que me faz um projecto com tudo o que referi anteriormente + tratamento de imagem em 3d por 7500.

A diferença de valor não é muita e um arquitecto é sempre um arquitecto, mas como ele é meu amigo e não precisa das imagens 3d para nada e como com o arquitecto, isso ,faz parte do serviço que ele oferece obrigatoriamente, tou um bokado indeciso... que me dizem?

(Para além de que muitas vezes pede-se um projecto a um arquitecto e ele manda um projectista fazer e so depois assina....como acontece nesse gabinete que falo.)
  2.  # 2

Qual dos dois inclui o projecto de execução (com a descrição de TODOS os materiais) e o mapa de medições , para Você entregar às empresas construtoras que vai consultar?
    Qual deles inclui cópias para dos desenhos e memórias descritivas , para Você idem... idem?
    É que sem isto, V. vai andar completamente às aranhas pois não saberá o que é que cada proposta de orçamento das várias empresas inclui.

Qual dos dois vai ser «o» responsável pela coordenação de projectos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neuro1987
  3.  # 3

tanto numa hipotese como na outra inclui o projecto de execução e o mapa de mediçoes assim como as copias dos desenhos e memorias descritivas.
  4.  # 4

Colocado por: marcoveritanto numa hipotese como na outra inclui o projecto de execução e o mapa de mediçoes assim como as copias dos desenhos e memorias descritivas.

Excelente!
    Nesse caso, eu escolheria um ou outro consoante os trabalhos já feitos, a qualidade do diálogo que se consegue manter com esse técnico (*), etc., e só em última análise pela diferença de valores (a 750euros/m2 correspondem a 3,2m2 da sua futura casa).

(Isto não deveria ser um problema. Sou dos que pensa que os Arquitectos da geração anterior à minha - e estes estão todos a caminho da reforma - iam para uma obra como quem vai para a guerra de defesa de posições, enquanto que os mais jovens são muito mais abertos ao diálogo, tanto com o dono-de-obra como com o construtor)
  5.  # 5

Outros comentários à parte... Quem é que lhe faz o acompanhamento e a coordenação de obra?... ou acha que um arquitecto é apenas para o papel...? Normalmente 50% do nosso trabalho, pois existem sempre problemas e solução que deveram ser alternativas, é durante a fase de obra... e à mtos q se baldam.
  6.  # 6

... e acrescento. que os 3D... não são para o Arquitecto ou projectista.. são para SI e para TODOS os intervenientes do processo poderem analizar a MAQUETE VIRTUAL E DAÍ TIRAREM CONCLUSÕES SOBRE AS MELHORES OPÇÕES DE PROJECTO - É UMA FERRAMENTA DE PROJECTO.
  7.  # 7

Colocado por: Pedro Barradas... e acrescento. que os 3D... não são para o Arquitecto ou projectista.. são para SI e para TODOS os intervenientes do processo poderem analizar a MAQUETE VIRTUAL E DAÍ TIRAREM CONCLUSÕES SOBRE AS MELHORES OPÇÕES DE PROJECTO - É UMA FERRAMENTA DE PROJECTO.

Que podem ou nao , justificar 2500 € de diferenca...
  8.  # 8

O que justifica a diferença é a formação em arquitectura (e tudo o que isso engloba) e a capacidade de resolver problemas que mais tarde surgem.
    E já não falo do trabalho apenas de projecto que sinceramente, projectistas a fazerem projectos e arquitectos a rubricarem "assinaturas de favor" não faz parte da minha formação como arquitecta.
    Agora 2500 para a frente ou para trás... numa obra, garanto-lhe que vão ser trocos, principalmente se as coisas não correm bem, essa diferença VAI aumentar bastante...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: L3G.ARQUITECTOS
  9.  # 9

Colocado por: bhp | arq

O que justifica a diferença é a formação em arquitectura (e tudo o que isso engloba) e a capacidade de resolver problemas que mais tarde surgem.
    E já não falo do trabalho apenas de projecto que sinceramente, projectistas a fazerem projectos e arquitectos a rubricarem "assinaturas de favor" não faz parte da minha formação como arquitecta.
    Agora 2500 para a frente ou para trás... numa obra, garanto-lhe que vão ser trocos, principalmente se as coisas não correm bem, essa diferença VAI aumentar bastante...

Nem se quer coloco em questao o que afirmou .
    Mas faz-me um pouco de impressao comentarios do genero ( e abundam por aqui) à e tal num investimento destes é mais 5 para a frente ou cinco para traz...
    Mas como para mim 1+1 = 2 , mas muitos 1+1+1+1+...= a muitos...
  10.  # 10

Colocado por: nbastos Que podem ou nao, justificar 2500 € de diferenca...

Sim, é claro. ;)
    Mas a BHP- também tem razão
  11.  # 11

As pessoas às vezes fazem contas ao que gastam em projectos e optam quase sempre pelo mais económico. (Não quero dizer com isto que o mais caro é o melhor!!!)
    Por vezes não é isso que é fundamental. A ginástica orçamental deverá ser outra.
    O Pedro Barradas, que é meu colega, percebe mto o que eu estou a dizer :)
  12.  # 12

Colocado por: bhp | arqAs pessoas às vezes fazem contas ao que gastam em projectos e optam quase sempre pelo mais económico. (Não quero dizer com isto que o mais caro é o melhor!!!)
    Por vezes não é isso que é fundamental. A ginástica orçamental deverá ser outra.
    O Pedro Barradas, que é meu colega, percebe mto o que eu estou a dizer :)

A ginastica orcamental , deve partir logo do inicio... em todas as areas ( o que digo não pressupom reducao de qualidade )
  13.  # 13

A casa é de arquitectura moderna e sera a 500€/m2. em rsposta ao Luis K.W.

O acompanhamento sera feito pelo projetista com a rectaguarda do arquitecto à mesma, em resposta aos outros posts.
  14.  # 14

7500 euros para os projectos todos ? incluindo rccte, acustico, tudo certificado ?
    xiça! é barato. cá para mim vai andar a ver pilares a sair das paredes e vigas no tecto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bhp | arq
  15.  # 15

Colocado por: marcoveriA casa é de arquitectura moderna e sera a 500€/m2. em rsposta ao Luis K.W.

O acompanhamento sera feito pelo projetista com a rectaguarda do arquitecto à mesma, em resposta aos outros posts.

500euros m² foi a estimativa que o seu "projectista" lhe deu?... boa sorte... olhe que os 2500euros de diferença vão ser muito úteis em fase de obra...
  16.  # 16

.... Ola a todos os intervenientes ... encontrei porque abri esta pagina deste site. e julgo que os intervenientes são penso eu arquitectos/ projectistas.
    .... Seria possível me darem uma ideia de quanto ficaria um projecto de alteração de fachada da minha casa? é que eu tive que subir mais ou menos 1.50 altura de tijolo, para unir á parte mais alta . porque a casa era assim mesmo, para puder colocar telhado em cerâmica uma vez que a cobertura que tinha era lusalite. A área coberta ´é cerca de 80m2.
  17.  # 17

foi o projectista e o empreiteiro que conheço tb me confirmou o valor tendo em conta aquilo que vou pedir, isto é em paços ferreira, não é uma zona urbana como porto ou lisboa, dai os preços serem diferentes
  18.  # 18

e nao vejo qual a admiração se:

Portaria n.º 1456/2009
    de 30 de Dezembro
    O Código do Imposto Municipal sobre os Imóveis
    (CIMI) estabelece, nos seus artigos 37.° e seguintes, que
    um dos elementos objectivos integrados na fórmula de
    cálculo do sistema de avaliação de prédios urbanos é o
    valor médio de construção por metro quadrado, a fixar
    anualmente, sob proposta da Comissão Nacional de Avaliação
    de Prédios Urbanos (CNAPU), ouvidas as entidades
    previstas na lei.
    Assim:
    Manda o Governo, pelo Ministro de Estado e das Finanças,
    em conformidade com alínea d) do n.° 1 e do n.° 3 do
    artigo 62.° do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis
    (CIMI), e na sequência de proposta da Comissão Nacional
    de Avaliação de Prédios Urbanos (CNAPU), o seguinte:
    1.° É fixado em € 482,40 o valor médio de construção
    por metro quadrado, para efeitos do artigo 39.° do CIMI,
    a vigorar no ano de 2010.
    2.° A presente portaria aplica -se a todos os prédios urbanos
    cujas declarações modelo n.° 1, a que se referem os
    artigos 13.° e 37.° do CIMI, sejam entregues a partir de
    1 de Janeiro de 2010.
    O Ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira
    dos Santos, em 22 de Dezembro de 2009.
  19.  # 19

<
    Colocado por: marcoverifoi o projectista e o empreiteiro que conheço tb me confirmou o valor tendo em conta aquilo que vou pedir, isto é em paços ferreira, não é uma zona urbana como porto ou lisboa, dai os preços serem diferentes

Geralmente, a MAIOR diferença do valor de imóveis entre Paços de Ferreira e Lisboa ou Porto é o valor dos TERRENOS. Em Lisboa o terreno pode ser tão caro como a construção (e, portanto, nestas zonas não vale a pena construir baratinho), enquanto que noutros locais o terreno poderá ficar pelos 20% do custo da construção.

Pense um bocadinho.
    Em Paços de Ferreira o tijolo, o cimento e os mosaicos são mais baratos? A mão de obra é mais barata ou é mais produtiva?
    Como, pela experiência que temos é, geralmente, o contrário, o que poderá justificar valores mais baixos?

A propósito: Já o alertaram para as responsabilidades do Dono-de-Obra?

...1.° É fixado em € 482,40 o valor médio de construção...
    Sim... pois!
    E de acordo com o Contrato Colectivo de Trabalho para 2010, um pedreiro de 1.ª ganha 545,00euros/mês (e um encarregado 639,00euros/mês). LOLOL !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgferr
  20.  # 20

gostei msm

0.0219 seg. NEW