Iniciar sessão ou registar-se
    • rarl
    • 5 junho 2010 editado

# 1

...pré-instalação de aquecimento central e agora não sei por qual devo optar!

É uma moradia r/c construida à 12 anos e está em optimo estado e com boa isolação! Não tem humidades, nem paredes rachadas nada...

Em todas as divisões já lá está a pré instalação para o aquecimento..só que uns dizem sim ao gasoleo (os meus familiares porque tb têm mas porque tb têm dinheiro...) e os nossos amigos dizem que não..que há soluções melhores!

Já falaram aqui numa "bomba de calor"..mas sinceramente nunca ouvi falar..

Sem ter em conta o custo da instalação (só mesmo a manutenção/os custos mensais) qual me aconselham?

Cumprimentos

Rita
  1.  # 2

Mas a pré-instalação a que se refere é para que tipo de sistema?
  2.  # 3

A instalação foi feita para o aquecimento a gasoleo..mas os proprietarios nunca chegaram a colocar..

O meu marido tb disse qualquer coisa sobre paineis solares..mas este não é o nosso ramo por isso não percebemos nada destes assuntos looool

Cumps

Rita
  3.  # 4

Esqueci-me de dizer que na sala há uma lareira...
  4.  # 5

Colocado por: ParamonteMas a pré-instalação a que se refere é para que tipo de sistema?

Colocado por: rarlA instalação foi feita para o aquecimento a gasoleo..

Pelo que percebo foi feita a pre-instalação para radiadores de parede. Pode colocar caldeira a gasóleo, gás, pellets, etc, etc
    A fonte de calor qq uma serve.
    Colocado por: rarlSem ter em conta o custo da instalação (só mesmo a manutenção/os custos mensais) qual me aconselham?

Bomba de calor de alta temperatura
  5.  # 6

Peço desculpa por não entender nada disto.. Mas é exactamente como disse. A pre-instalação é para radiadores.

Obrigada pela sua resposta.

Agradecia mais opiniões ;)
  6.  # 7

Esqueci-me de perguntar qual a marca mais conhecida dessas bombas de calor!?!
  7.  # 8

A pré-instalação pela pouca informação que dispões parece-me ser tubos para correrem água, o que pode ser aquecida com uma caldeira que funcione a gasoleo, gás, paineis solares com suporte electrico... Acho que essa pré-instalação por si só pode ser ligada a qualquer sistema, mas é importante o seguinte: Há rede de gás instalada na casa? Sem isso a hipotese da caldeira a gás fica de parte, que era o que eu optaria para o aquecimento da casa, e se calhar podia pôr paineis mas só para aquecer as águas sanitárias.
    Caso não haja gás eu optava pelos paineis solares com suporte electrico para aquecerem essa água que vai circular nos radiadores. Informa-te junto de uma empresa dessa área, o que se pode fazer, não temos Sol todo o ano, há que pensar que vais gastar electricidade.
    Só em ultimo caso ía para o gasoleo.
  8.  # 9

Se houver gás natural na zona, será a melhor opção (dentro dos sistemas "clássicos", apenas). Se tiver que recorrer a gás de garrafa, será mais económico o gasóleo. De que zona do país estamos a falar?
  9.  # 10

Sim à gas. A senhora deixou 2 garrafas daquelas enormes..e disse-me que a instalação foi toda feita pelo pai que é técnico na Galp.

É em Braga - Freguesia Sequeira.

Então mas o gás não é muito caro??
  10.  # 11

Como disse, gás natural compensa relativamente ao gasóleo (pelo menos é a experiência de quem mudou, e conheço vários casos), mas gás de garrafa nem pensar, é muitíssimo mais caro que o gasóleo. Informe-se se a rede de gás natural passa na sua zona. Quanto à opção electricidade não posso ajudar.
  11.  # 12

Concordo. O gás de garrafa quanto muito só para o fogão e aquecimento das águas sanitárias. Para aquecimento ambiente da casa nem pensar.
  12.  # 13

Colocado por: rarl...pré-instalação de aquecimento central e agora não sei por qual devo optar!

É uma moradia r/c construida à 12 anos e está em optimo estado e com boa isolação! Não tem humidades, nem paredes rachadas nada...

Em todas as divisões já lá está a pré instalação para o aquecimento..só que uns dizem sim ao gasoleo (os meus familiares porque tb têm mas porque tb têm dinheiro...) e os nossos amigos dizem que não..que há soluções melhores!

Já falaram aqui numa "bomba de calor"..mas sinceramente nunca ouvi falar..

Sem ter em conta o custo da instalação (só mesmo a manutenção/os custos mensais) qual me aconselham?

Cumprimentos

Rita

já experimentou saber se grande parte da energia foge pelos envidrados?
  13.  # 14

Amigo, instale uma bomba de calor sem duvida...
    Tanto o gasóleo como o Gás tem consumos muito caros.
    A aelectricidade é sempre mais barata, com consumos inferiores e alem disso é a energia do futuro.
    Uma bomba de calor funciona +- como um frigorifico, retira o calor do exterior da casa e coloca dentro de casa ou vice-versa.Os frigorificos retiram o calor de dentro do frigorifico e colocam-no no exterior.
    Paineis solares são bons para aquecimento de aguas em 6 meses do ano mas o investimento dá para alguns anos de electricidade.
    Conclusão: instale uma bomba de calor para aquecimento e agua quente.
    Futuramente se o sistema permitir pode auxiliar este sistema com paineis solares, recuperador de calor, etc
  14.  # 15

Colocado por: rarlEsqueci-me de perguntar qual a marca mais conhecida dessas bombas de calor!?!

"A" marca mais conhecida? Não existe "A" marca. Há várias...
    Exemplos:
    DIMPLEX (até 65ºC e 75ºC)
    OSCHNER - Golf Maxi Plus (até 65º)
    Daikin - ALTHERMA HT (até 80ºC)
    Technibel - PHTJ (até 65ºC)
    AERMEC - SRP (até 65ºC)
    etc, etc, etc....
  15.  # 16

Boa tarde

E já agora as nossas "REMKO"....

só para lembrar "algum esquecido".

Patrícia Silva
  16.  # 17

Pronto! Está decidido! Vai ser uma Bomba de Calor! Muito obrigado a todos!
  17.  # 18

Boa Noite,

Qual é o preço de aquisição / instalação das bombas de calor?

Obrigado
  18.  # 19

Colocado por: VitorfonsecaQual é o preço de aquisição / instalação das bombas de calor?

É quase como com os carros. Para todos os gostos e carteiras.
    Com 3500€ compra uma bomba de calor, ou pode gastar mais de 12.000€ noutra, se quiser e poder!
  19.  # 20

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: VitorfonsecaQual é o preço de aquisição / instalação das bombas de calor?

É quase como com os carros. Para todos os gostos e carteiras.
    Com 3500€ compra uma bomba de calor, ou pode gastar mais de 12.000€ noutra, se quiser e poder!

Mas isso é uma diferença muito grande :-o Suponho que haja então grandes diferenças na qualidade das maquinas..

0.0211 seg. NEW