Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Esta é a nossa planta do 1º andar e R/C.
    Todos os comentários serão bem-vindos.
    Na planta falta colocar a lareira. Estamos a pensar colocá-la na parede a meio da sala, com recuperador em ambos os lados.
    Venham de lá as vossas opiniões!
    Muito obrigada
      digitalizar0008.jpg
  2.  # 2

    Não cumpre a lei das acessibilidades
    Zona do patamar de escada de chegada da cave e arranque para o andar demasiado perigosa
    Cozinha de apartamento
  3.  # 3

    ... Sem querer ser repetitivo.. mas este projecto não cumpre as acessibilidades no que concerne às IS.
    Uma Lei com 2 anos de aplicação para habitações unifamiliares... e ainda aparecem projectos assim.?!
  4.  # 4

    Obrigada pelos comentários.
    Porque é que o patamar da escada é perigoso?
    A cozinha não é muito grande, porém para que fosse maior teríamos de abdicar do escritório....
    O que é isso da lei de acessibilidades da IS?
    Muito obrigada
  5.  # 5

    Acessibilidades: Leia o DL 163/06. Ou peça ao seu projectista que o leia.
  6.  # 6

    quero ver é a estrutura da casa, ou é em betão armado toda ou, vão aparecer pilares nos corredores"" etc...
    não há nenhuma lógica de aproveitamento de estrutura e infra estruturas entre um piso e outro
  7.  # 7

    parece-me muita casa para tão pouca...casa.
    Ou seja isso será um T4 onde partilharão o espaço pelo menos 5 pessoas e em dois andares e com uma zona de cozinha e "living" algo exígua para essa convivência visto ainda os quartos até serem pequenos.
    Não sei se já ouviu falar numa teoria qualquer em que se metem muitos seres vivos num espaço exíguo e com excessiva utilização das partes comuns, que fala em originar-se um certo stress nesses seres vivos.
    Em todo o caso para alem disso das acessibilidades concordo com o que o Fernando diz sobre as infrastruturas e referir que talvez até fosse preferível ter menos uma WC no 1º andar, ou então trocar a 1ª wc, po-la entre os quartos ( e menos profunda) pois aquele acesso aos mesmos está muito mal.
  8.  # 8

    Marco1.
    A casa não é um T4 é um T5, que será partilhado por 3 pessoas e, futuramente (esperamos), 4. Concordo com a sua perspectiva, de facto também concluímos que vamos ter de abdicar do escritório no R/C, pois a cozinha está demasiado pequena. A ideia de termos um escritório agrada-nos imenso, mas não se pode ter tudo e acabamos por dar prioridade a divisões (cozinha e sala) mais amplas. Assim, trocaremos a posição da cozinha (passaremos para o outro lado da casa) e ficará mais ampla e quadrada. Em relação aos quartos, não sendo grandes, parecem-nos razoáveis. Se reparar a suite, juntando o closet e o wc, tem cerca de 25,5 m2. Os outros têm mais ou menos as dimensões dos quartos da nossa casa actual e servem-nos perfeitamente. Poderíamos ter quartos maiores se fossem 3 quartos no piso superior, como nos foi sugerido pelo gabinete, porém precisamos de um quarto para visitas. O que menciona no final do seu comentário já foram hipóteses levantadas pelo gabinete de arquitectura. Pensamos colocar o wc pequeno ao serviço do quarto do lado e tranformá-lo em mais uma suite, mas a alternativa que nos pareceu mais viável foi a possibilidade de transformá-lo num closet para o quarto...eventualmente. O WC maior, assim sendo, trocará de posição com o quarto, a fim de ficar mais centralizado.
    Fernado gabriel: sim, é toda em betão armado.
    Os vossos comentários estão a ser muito úteis.Muito obrigada.
  9.  # 9

    Ester.. não vai poder abdicar do escritório no Piso 0.. pois terá de prever um compartimento que possa ser usado como quarto acessível.

    Eu consideraria abrir a Cozinha para a agora zona de estar... e torna-la em zona de refeições, a zona de refeição, torna-la em zona de estar ;)

    A questão da estrutura que o Fernando apontou, também é pertinente, assim como a localização dos tubos de queda para as aguas residuais domesticas.
  10.  # 10

    Gosto da casa, e acho q a cozinha não está mal...essa de abrir a cozinha é mesmo de arquitecto...deve ser a operação mais comum para os arquitectos
  11.  # 11

    LOLOL... Seja ou não de Arquitecto, quem deve decidir isso é o cliente.. ele é que sabe como quer ou vai utilizar a sua casa. Tem de ponderar os contra e os prós dessa decisão.
    Pode até ter em simultâneo as duas opções.. com uns paineis de correr...
    • P+V
    • 6 junho 2010

     # 12

    Colocado por: ParamonteGosto da casa, e acho q a cozinha não está mal...essa de abrir a cozinha é mesmo de arquitecto...deve ser a operação mais comum para os arquitectos

    Não quer acrescentar mais banalidades? Seliá, tipo "os arquitectos vestem de preto mas fazem casas sempre brancas". Haja pachorra...
    A cozinha deste projecto é péssima, uma **** até, tipo comboio e com aquela meseca manhosa para duas almas penadas. O que diz o Pedro Barrada faz TODO o sentido: nem é preciso ser arquitecto, basta um bocado de bom senso.
  12.  # 13

    que bela maneira de falar do trabalho de um colega...
  13.  # 14

    off topic...

    P+V ARQ até me espanta o seu comentário...
    Por acaso o nosso colega/as autores do projecto estão a fazer esta casa para você la viver?... vc tem 4 elementos na sua família onde a mesa para 2 seja "numa cozinha que é péssima, uma m... até, tipo comboio e com aquela meseca manhosa para duas almas penadas"...
    Opte por comentários com mais sumo pff... e exprima-se de outra maneira...
  14.  # 15

    Paramonte

    Ai ai que os arquitectos só pensam na mesma coisa e são tão evidentes. Enfim não utilizando determinada linguagem, podia era fazer o favor de expressar as suas convições sem rotular pois por ai...até podia dizer que o argumento do paramonte era aquele tipo : ah os cheiros e a desarrumação da cozinha. O que se passa norma geral é que quando os espaços são pequenos a tendência de um bom projecto é tentar dividir os espaços de forma subtil não os compartimentando tanto de forma a conseguir-se uma sensação de espaço maior ( openspace). Mas o que os arquitectos se limitam a fazer é propor soluções pois a decisão sobre como os clientes querem viver é deles.

    Ester

    como disse o Pedro, para cumprir com as acessibilidades deverá manter esse quarto/ escritório no r/c e tornar a wc acessivel ou então prever/instalar uma plataforma elevatória e ter um wc e um quarto acessivel no 1º andar.
  15.  # 16

    Colocado por: P+V ARQ
    Colocado por: ParamonteGosto da casa, e acho q a cozinha não está mal...essa de abrir a cozinha é mesmo de arquitecto...deve ser a operação mais comum para os arquitectos

    Não quer acrescentar mais banalidades? Seliá, tipo "os arquitectos vestem de preto mas fazem casas sempre brancas". Haja pachorra...
    A cozinha deste projecto é péssima, uma **** até, tipo comboio e com aquela meseca manhosa para duas almas penadas. O que diz o Pedro Barrada faz TODO o sentido: nem é preciso ser arquitecto, basta um bocado de bom senso.


    Claro, claro....deita-se abaixo a parede da cozinha para dar volume ao espaço e poder ter uma leitura mais contextualizada ...pois pois
  16.  # 17

    É só uma opinião de leiga e não vai ajudar muito, mas parece-me que o espaço no R/C podia ser melhor aproveitado. Se tem 120m2, como leio na planta, é igual ao meu 1º andar (que funciona como um R/C e tem as mesmas divisões) e o meu espaço parece-me muito mais desafogado. Soluções não tenho (não sou arquitecta...), mas talvez a escada esteja a ocupar demasiado espaço. Não haverá outras soluções para a escadaria?
    No 1º andar parece-me mal concebida a questão do closet. Só vai ter uma parede livre, no fim de contas...e dificulta inutilmente o acesso à IS. Quanto à 3ª IS no 1º andar, talvez tenha que abdicar dela, realmente...mas que área tem nesse piso? Eu tenho 110m2 com as mesmas divisões (que coincidência)!
  17.  # 18

    Paramonte

    isto há dias em que ...
    qual é o seu problema?? tanta ironia para estar apenas a defender soluções tipo cubiculo...e utilizando as suas palavras com que contexto?? voltar ás origens?? Repare que só lhe estou a responder para lhe fazer ver que para alem de não estar a ser construtivo, nem sequer argumentou e defendeu a sua ideia ao dizer que a cozinha estava muito bem assim.
    Acho que devemos tentar não reduzir isto a : gosto não gosto está bem está mal, e tentar dizer algo mais.
  18.  # 19

    Se a Ester Monteiro tinha lá a cozinha inicialmente é porque ela gostava dela separada da sala, suponho. Se algum arquitecto achasse que a cozinha estava estreita tudo bem, por acaso até está. Agora porque é que a primeira bujarda é logo : deita-se a parede da cozinha abaixo. Seria mais lógico opinar no sentido de manter a separação da cozinha, e para isso mexer na distribuição dos espaços. Mas é óbvio q isso dá muito mais trabalho...

    Penso q já contei esta história aqui mas aqui vai. Uma amiga minha, senhora da alta sociedade, quis remodelar um apartamento no centro de Lisboa. O arquitecto aparece e diz "vamos deitar abaixo a parede da cozinha para dar mais luz ao ambiente". Sala e cozinha no mesmo espaço. Tal foi feito, um pouco a contra-gosto da senhora. Resumindo: estava a senhora a receber os convidados, e ao lado estava a empregada a fazer o jantar. A senhora acabou por se chatear e chamou o arquitecto: "não há problema diz ele, colocamos aqui uma separação de ripas, tipo biombo". Tal foi feito, mas o cheiro da cozinha sentia-se copiosamente na sala. Bom, a senhora, à revelia do arquitecto mandou outra vez fechar a cozinha, mas o arquitecto cobrou-se à mesma do trabalho, não reduziu um cêntimo.


    Para ser franco acho que deve haver duas cadeiras nas faculdades de arquitectura: "Deitar a Parede da Cozinha Abaixo " e "Deitar a Parede da Varanda Abaixo "
  19.  # 20



    Para ser franco acho que deve haver duas cadeiras nas faculdades de arquitectura: "Deitar a Parede da Cozinha Abaixo " e "Deitar a Parede da Varanda Abaixo "


    Vá lá tirar o curso! Junte-se a nós!
    ...não acho isto normal...
 
0.0225 seg. NEW