Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos.

Já verifiquei, aqui e ali pelo fórum, que é necessário uma descrição detalhada para que me possam aconselhar. Penso que, efectivamente, é a melhor forma de obtermos ajuda. Peço perdão por poder vir a escrever mais do que a "desenhar" mas espero abarcar o maior número de questões já neste post inicial.

Trata-se de uma pequena habitação comprada pelo meu Avô em mil nove e troca o passo. Juntamente com um pedreiro amigo, fez de um terraço um anexo à casa original com uma sala e um quarto. Situa-se à beira de uma estrada, sem qualquer passeio entre esta e a porta de entrada.

A planta de construção está definida. Tem rés-do-chão, com 20,5m de comprimento e 5,5m de largura, andar, com 22,5m de comprimento e 5,5m de largura, e será dividida em três blocos:

Um bloco com cozinha em baixo e suite em cima, virada para a entrada;
      Um bloco com sala em baixo e em cima, dois quartos e casa-de-banho, virada para a serventia;
      Entre estes dois blocos estará um bloco que é uma zona de comunicação e de iluminação entre os outros dois e que incluirá:

No rés-do-chão, uma despensa, uma casa-de-banho e escadas de acesso à parte superior;
        No andar, a casa-de-banho da suite (por cima das duas divisões do rés-do-chão) e as escadas.

A minha questão prende-se com o bloco do meio, a tal zona de comunicação.

A casa tem uma parede comum, à direita de quem entra (sul, sudeste), da altura dos dois pisos. Do lado esquerdo (norte, noroeste), tem igualmente uma parede da mesma altura que, não sendo comum, não pode ter qualquer abertura, pois o vizinho não autoriza e esta autorização seria necessária dada a distância entre as duas edificações. A ideia foi criar um espaço ao meio que permita a entrada de luz e, se possível, alguma entrada de ar para o interior da construção.

O intuito deste (longo) post é pedir ajuda para o seguinte:

Cobertura do andar de forma a que:

Permita o máximo de entrada de luz natural;
        Existência de aberturas para entrada de ar.

Chão entre os andares de forma a que:

A luz proveniente da cobertura ilumine o máximo de área no rés-do-chão;
        Resistência do material utilizado.

Como declaradamente sou um leigo na matéria, o texto seguinte poderá incluir várias idiotices :)

A minha ideia era:

Ter uma cobertura toda em acrílico, dividida ao meio, em que uma das metades recuasse para cima da outra (ter possibilidade de abrir por completo metade da cobertura) - pode ser uma cobertura totalmente plana ou com uma inclinação de -15 graus do meio para os lados;
      Ter o chão do andar todo transparente de forma a que, a luz proveniente da cobertura pudesse passar e iluminar o rés-do-chão, mas com uma resistência considerável, já que é uma zona de passagem de pessoas, móveis, etc.;
      Tudo isto com o menor custo possível... claro :)

Em anexo está um esboço das duas áreas. O lado sul/sudeste é onde se situarão as escadas de acesso ao andar e é onde a parte amovível da cobertura se situaria. O canto norte/noroeste é onde se situarão as divisões desta zona.

Obrigado antecipadamente por qualquer ideia, sugestão, crítica, etc.
  2.  # 2

Ok, acho que não consegui introduzir o anexo que queria. Aqui ficam as imagens das áreas que quero o mais transparentes possível e sobre as quais peço ajuda.

Agradecido.

•  
      FD
    • 7 junho 2010

# 3

A sua principal exigência é luz, certo? Sabe que em termos de eficiência energética, esse desejo de ter a cobertura em acrílico é complicado, certo?

Existem uns tubos que "apanham" a luz no telhado e canalizam-na para os pisos inferiores sempre que não há possibilidade de abertura de janelas.
    O da Velux chama-se sun tunnel mas pode ter outras designações.

Colocado por: pro da escritaTer o chão do andar todo transparente de forma a que, a luz proveniente da cobertura pudesse passar e iluminar o rés-do-chão, mas com uma resistência considerável, já que é uma zona de passagem de pessoas, móveis, etc.;
    Tudo isto com o menor custo possível... claro :)

É possível a primeira parte. A segunda é que estraga tudo... veja o que o PauloCorreia disse da solução implementada no Centro Comercial Colombo.

0.0090 seg. NEW