Iniciar sessão ou registar-se
    • MJR
    • 6 junho 2010

# 1

No decorrer da construção da minha casa, dexei um espaço no quintal para colocar um pequeno lago. É daqueles modelos em cimento decorativo, construído por blocos. É redondo, com 1,20m de diâmetro e uns 40 cms de profundidade. Tem uma coluna central com regato, por onde passa a água ligada à canalização com uma torneira escondida num compartimento do chão. Serve só para encher de água, não tem retorno para circular. Também tem um ralo por onde podemos escoar a água para o esgoto, quando quisermos mudar. Substituímos o ralo do fundo por um tubo com pescoço, que sai fora da água e serve para evitar que transborde, caso nos esqueçamos da torneira aberta (que ainda não usámos). Para esvaziar o lago, basta empurrar o tubo para baixo (coloquei-lhe um filtro na boca, para os peixes não irem pelo cano abaixo).
    Aproveitámos a água das chuvas e fomos enchendo o lago. Depois de cheio colocámos 4 peixes vermelhos e uns nenúfares, que se estão a dar muito bem. Só que a água precisa ser filtrada pois está "suja".
    Na altura não pensei, mas devia ter ficado um ponto de electricidade para poder ligar uma bomba e um filtro. Agora, não quero estar a passar fios pelo quintal, nem quero estar a levantar as pedras da calçada portuguesa para passar tubos por baixo.
    Estava a pensar montar um sistema independente, alimentado com um painel fotovoltaico ligado a uma bateria de apoio e uma bomba que funcione a 12v. Já vi na net alguns sistemas interessantes, mas gostava de ter mais informação sobre as ligações possíveis. E especialmente sobro o tipo de filtro que devo utilizar.
    Há alguém que me possa dar umas dicas?
  1.  # 2

Lamento mas só conheço sistemas a 220V. Sem electricidade 220V irá ser difícil fazer alguma coisa fiável em termos de manutenção. Se passar fios pelo quintal, deixa de ter a água verde e os seus peixes respiram saúde e só muda a água de 3 em 3 meses mas a escolha é sua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MJR
    • MJR
    • 7 junho 2010

# 3

E este sistema que descobri há pouco, não podia ser adaptado?

http://www.agges.net/loja/product_info.php?cPath=89&products_id=199&osCsid=44e4b44e5c110bcacefa38200c003721

Não conheço esta empresa, mas tem uma série de soluções engraçadas. Assim dê para adaptar a bomba, que suponho tenha sido pensada para fazer um repuxo, ou algo do género.
  2.  # 4

Por favor, coloque 220V pela saúde dos seus peixes e plantas. Esse sistema não funciona porque em termos de repuxo apenas ajudamos na aeração (aeração, nome feminino, 1. acto ou efeito de arejar 2. renovação do ar; ventilação) da água do lago e não na filtragem da água.
  3.  # 5

Colocado por: MJRE este sistema que descobri há pouco, não podia ser adaptado?

http://www.agges.net/loja/product_info.php?cPath=89&products_id=199&osCsid=44e4b44e5c110bcacefa38200c003721

Não conheço esta empresa, mas tem uma série de soluções engraçadas. Assim dê para adaptar a bomba, que suponho tenha sido pensada para fazer um repuxo, ou algo do género.

Boas, já passaste pelo fórum aquariofilia.net?
    Costumam dar grandes dicas sobre este assunto.
    • MJR
    • 17 junho 2010

# 6

Obrigado pela sugestão, Hugo.
    Já me inscrevi. Mais tarde irei explorar o forum.
    Continuo a pesquisar possíveis soluções para o meu lago. Como gosto de conjugar ncessidade com experiências novas, vou ver se consigo montar algo interessante, e que dê resultado.

0.0125 seg. NEW