Queria saber a vossa opinião, já que os nossos "amigos" das finanças decidiram implicar comigo...
Estou a viver em Famalicão, contudo estou a contruir a minha moradia em Santo Tirso. Ora preenchi a declaração como sempre a fiz, só que este ano ela veio remetida para trás, "por anomalias"... E qual foi o meu espanto por ver qual era a anomalia: não posso ter a minha residência fiscal numas finanças (famalicão) e declarar os juros do empréstimo da construção por ela não ser a minha morada permamente...
O quê??? É possível??? (Bom, possível é, como vemos nos Nós por Cá, mas será verdade???)... O que queriam eles? ...que abrisse os alicerces e pedisse uma vistoria para ver se os rasgos davam para ter a licença de habitabilidade??? E morar assim debaico dos andaimes??? (O pior é se ia lá a ACT e me multava por não ter dormido com o capacete.) O que vou fazer é que sei... Um marco de correio lá na obra, com o letreiro (só para cartas das finanças) e mudar tudo para lá... E chamam a isto simplex...
Fui hoje às finanças resolver o problema... Depois de lerem os papeis (certidão de teor do terreno onde estou a construir, licença camarária de construção, declaração do banco dos juros onde se menciona que deve ser preenchido no campo 731 os respectivos juros para dedução à colecta) leram, deram razão à injustiça de que era alvo e foram falar com o chefe...
Conclusão... Corrigir a minha declaração este ano, e quando receber a nota de cobrança, reclamar a expor o caso... Disse a senhora que todos essas reclamações são deferidas ao fim de 30 dias... pois é uma questão informática criada para evitar que as pessoas declarem os juros da casa de férias e lá na repartição nada podem fazer, só nos serviços centrais...
Vamos a ver se é mesmo assim... Seja como for... quando reclamar... e obter resposta cá deixo o testemunho...
Afinal não ficou nada resolvido e o que diserram foi contra-informação... Pelos visto teria de apresentar reclamação graciosa e uma catrafada de papeís para provar a questão (segundo fuincionário da repartição de finanças local: Famalicão)... Tamanha discussão que até envolveu o chefe de repartição... que tentou argumentar como pode e sem querem sequer perceber a situação. Irei passar lá entretanto para lhe dizer como deve fazer da próxima (já que parece que não sabe) e para que aaiba como agir futuramente...
Soube em conversa depois com amigo que trabalha nas finanças de barcelos que as coisas foram mais simples: chegar mostrar licença de habitação e comprovativo de ser proprietário só daquele terreno e resolvido...
Penso que foi mesmo falta de... profissionalismo da minha repartição de finanças e lá se foi 25 € para o faminto e "pessoa de bem" que é o estado. Mas para o ano já não me apanham...
Agora só gostaria de saber o que é que eles arranjam com isto?... Uns fazem de uma maneira e outros de outra...