Iniciar sessão ou registar-se
    • zeus
    • 7 junho 2010 editado

     # 1

    Boa noite colegas!
    Sabem quais são as especialidades que é necessario ter o termo de responsabilidade para apresentar? eu sei que na electricidade é, no gás tambem, mas e na canalização? existe mais algum?
  1.  # 2

    Boas

    Sabem quais são as especialidades que é necessario ter o termo de responsabilidade para apresentar?

    Todas (acho que com a excepção do SCIE, mas alguém tira já a dúvida)

    cunps
    José Cardoso
  2.  # 3

    SCIE ?? :) significa?
  3.  # 4

    Boas

    Segurança Contra Incêndios em Edifícios

    cumps
    José Cardoso
  4.  # 5

    Segurança contra incêndios em edifícios.
    E O JCardoso está correcto esta especialidade não necessita de termo de responsabilidade para a emissão da licença de utilização.
    È de isto que estamos a falar correcto?
  5.  # 6

    antes de mais obrigado aos dois! sim é disso que estamos a falar. a minha duvida vai no seguinte: tenho um irmão que é canalizador e preferia que fosse ele a executar a instalação , mas se for necessario ele passar o termo, legalmente ele não está habilitado. Que soluçoes existirão para o efeito, sem ter que entregar a outra pessoa?
  6.  # 7

    Penso que as canalizações não necessitam de termo de responsabilidade do canalizador, pela execução. Normalmente, é o DTO quem pede aos SMAS para fazer a vistoria, cujo resultado fica registado no Livro de Obra.
    Já a legitimidade do seu irmão em fazer a obra, a sua relação com o empreiteiro são outros sete e quinhentos...
  7.  # 8

    Se for assim como diz AugstHill , era optimo, em relação ao empreiteiro teria de ver como iriamos proceder. No entanto se alguem me souber afirmar com certezas agradeço.
  8.  # 9

    Boas

    Atenção pessoal com a FTH!!!
    Quem é que vai assumir a garantia do picheleiro? Sugiro que esclareça bem esse ponto senão daqui a uns tempos vai andar atrás de favores...

    Cumprimentos
  9.  # 10

    Quem é que elabora a FTH?
  10.  # 11

    Quem elabora a FTH é o Director técnico.
    Os termos respeitantes às àguas e esgotos são elaborados pelo autor dos respectivos projectos
  11.  # 12

    Caríssimo...

    Quem deverá elaborar a FTH é o Responsável pela Direcção Técnica... certo. Quanto aos termos dos projectos quem os deverá elaborar serão logicamente os autores dos mesmos... mas não estou a falar disso!

    Estou a falar do preenchimento da FTH, onde os vários instaladores se atravessam com trabalhos, moradas e contactos. Se o seu amigo picheleiro não constar lá, será que o empreiteiro geral vai querer assumir a responsabilidade do trabalho de pichelaria? E a respectiva garantia?

    Cumprimentos
  12.  # 13

    Se bem que a FTH não é obrigatória a não ser para futura venda.
  13.  # 14

    Colocado por: marco1Se bem que a FTH não é obrigatória a não ser para futura venda.


    Certíssimo.

    Mas como não sei se é para transaccionar ou não, achei melhor avisar. E também porque nunca se sabe o dia de amanhã, e com a FTH sempre se ficam com mais umas cartas na manga...
    • zeus
    • 10 junho 2010

     # 15

    Obrigado a todos pelas respostas! Foram muito uteis,assim já poderei tomar uma decisao mais certa.
 
0.0176 seg. NEW