Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, ao desmontar a grelha do cano de ventilação do WC, reparei que se encontra quase totalmente obstruído por um «matacão» de cimento seco - não imagino como lá terá ido parar já que vivo no ultimo andar...
    Já tentei à martelada mas só arranquei umas lascas e tenho medo de partir o cano de plástico.
    Alguém pode recomendar uma maneira prática e segura de remover o cimento sem danificar o cano?
    Obrigado
  2.  # 2

    Atenção que esse bocado de cimento poderá não ser para remover. Tem ventilação forçada no seu prédio. Em caso afirmativo, muitos construtores utilizam esse sistema para obstruir a extracção de ar nas casas dos pisos superiores para existir mais extracção nos inferiores. Em caso negativo, pode partir só com martelo ou escopro e maçeta e para não partir o tubo de PVC é fácil, não lhe acerte....
  3.  # 3

    Boas

    ... muitos construtores utilizam esse sistema para obstruir a extracção de ar nas casas dos pisos superiores para existir mais extracção nos inferiores

    Não conhecia esse "sistema", mas não me parece que seja correcto.

    cumps
    José Cardoso
  4.  # 4

    E não é. Mas os custos de um sistema de extracção eficaz ocupa muito espaço e custa muito dinheiro.
  5.  # 5

    Colocado por: AlexMontenegro ...muitos construtores utilizam esse sistema para obstruir a extracção de ar nas casas dos pisos superiores para existir mais extracção nos inferiores. ...
    As coisas que a gente aqui aprende!
    Nunca tinha ouvido falar neste "sistema"!

    Pensava que após a colocação da tubagem (com diâmetros crescentes, conforme o cálculo), bastaria regular a dimensão da entrada de ar nas grelhas.

    Há coisas em que ainda sou um aprendiz (....ooops! O que eu fui dizer!!) :-)
  6.  # 6

    Boa tarde, obrigado pela informação e confesso que estou surpreso com essa «técnica» dos construtores.
    Então quer dizer que para os meus vizinhos de baixo terem melhor extracção de ar, eu fico com a extracção bloqueada só porque estou no ultimo andar?? Não me parece nada justo.
    O que me parece que existe no prédio é uma pequena chaminé com uma espécie de «moínho» de vento metálico na ponta que gira com o vento.
    De qualquer forma necessito mesmo de remover o cimento do cano porque como está agora, não tenho qualquer saída de ar no wc, toda a humidade e cheiros vão para dentro de casa.
    Estou a pensar montar um exaustor de 100 com fecho automático, portanto de qualquer forma o cano ficará fechado sempre que o exaustor não esteja em utilização.
    O que é que pode acontecer se eu desobstruir o cano? Causa algum problema aos outros?
    Obrigado
  7.  # 7

    Não, especialmente se colocar o 100 com borboleta. Mas não obstrua o tubo aos vizinhos porque se não eles ficam sem qualquer saída de ar.

    O meu site aqui
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaomir
 
0.0128 seg. NEW