Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde,

Tenho duas opções, construir de raiz ou remodelar uma casa, e agradecia que me dessem a vossa opinião sobre as minhas duas opções.

1ª – Tenho um terreno amplo, aonde posso construir a vontade de raiz. O único entrave, é o terreno ser muito árido e com pedras. Não poderia pensar em jardim amplo com relvado, pois sem agua, nada feito.

2º - Tenho um terreno, com uma casa feita a 30 anos. O terreno é melhor, no sentido que tem terra para ter uma boa hortita e tem um poço enorme com mais de 5 metros em diâmetro coberto para aguentar a agua da chuva. Além disso, tem uma vinha, 20 e tal oliveiras, um pavilhão para arrumações. Tem ainda uma garagem com um sótão amplo para arrumações que é maior que a casa principal. Já a casa tem 110m2 com quartos pequenos (3 x 2,85m).
    A meu ver, na casa teria que:
    • Por abaixo 2 paredes para ampliar um quarto e o WC.
    • Eliminar parte de uma parede para juntar a duas cozinhas presentes em uma só, com sala de jantar.
    • Alargar uma parede de fora para mudar as escadas de acesso ao sótão para dentro.
    • Mudar o telhado e subi-lo um pouco para ter mais pé e criar os quartos de dormir, pois irei eliminar um no rés-do-chão.
    • Isolar a casa.
    • Substituir janelas.

Eis a questão, vale a pena remodelar?
    Ficará mais caro do que construir de novo?
    É mais complicado remodelar? (em termos de projectos e tal)
    Da pena ver a casa estar ali inutilizada, ela até nem esta mal desenhada, se conseguir ainda cá ponho uma foto, ou o meu rascunho de planos.

Agradeço as vossas opiniões.
    •  
      FD
    • 8 junho 2010 editado

# 2

Aí nessa equação falta saber o que é que quer para si... uma casa nova ou uma casa renovada (remendada)? Gosta mais de um sítio do que do outro?

Colocado por: Susana IsabelEis a questão, vale a pena remodelar?
    Ficará mais caro do que construir de novo?
    É mais complicado remodelar? (em termos de projectos e tal)

Depende do que é "remodelar".
    Restaurar é mais barato que remodelar.
    Remodelar é mais barato ou ao mesmo preço que construir.
    Reconstruir pode ser mais caro que construir.
    Regra geral (exceptuam-se zonas históricas e protegidas), é mais fácil burocraticamente restaurar/remodelar/reconstruir do que construir novo.
    Cada caso é um caso mas, a não ser que haja algo que valha a pena manter da casa antiga, se as alterações forem profundas e orçamento for generoso, pelo que tenho lido no fórum, é deitar abaixo e fazer de novo.
  2.  # 3

Pois, o problema é que os dois sitios me intressam! lol....se não fosse a decisão era mais facil.

Olhando para a casa existente, dá dó por abaixo, mas tenho medo de começar de recupera-la e depois me arrepender. Por exemplo, será que ficará mal isolada, mesmo gastando o dinheiro?

Que consideram ser a diferencia entre reconstruir e remodelar?

Reconstruir sendo, por todas as paredes abaixo e deixar só as de fora?
    Penso que não é preciso chegar a esse extremo. As divisões são é muito pequenas e não têm roupeiros embutidos, porque de resto os azulejos até estão em bom estado incuindo o chão. Só que ao mexer num parede e alterar um quarto ja não da para aproveitar o chão, pois ele é diferente em cada divisão e faz tipo tapete (dois tipos). A construção não pareçe ter sido ruim, pois as paredes até nem têm estaladelas.
  3.  # 4

As barras amarelas são as paredes que penso teriam que sair...
      recuperar.jpg

0.0102 seg. NEW