Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a dois anos pintei a minha habitação pelo exterior com a tinta Arga Imper membrana elástica incluindo as empenas, pelo interior sala, cozinha, as duas WC e vão das escadas com tinta Arga Silk esmalte aquoso uma vez que é lavável todo o resto foi pintado com tinta Dyrup para interiores não sei referencia.
    O que me esta a acontecer é que nos quartos do primeiro andar e no vão das escadas me estão a aparecer manchas amareladas e outras mais escuras, bolor e alguns mas poucos pontos pretos não sei se sara fungos junto ao tecto e em alguns sítios a meio das paredes.
    E quando o tempo refresca junto as janelas do primeiro piso é só agua tenho que ter panos para ensopar a mesma, devido a condensação. Será que era boa ideia fazer um furo em cada divisão e por uma grelha a respirar para o sotão?
    Preciso de ajuda e opiniões para esse caso.
    Ando a pensar pintar dois ou três canais de telhas com tinta emborrachada (uma vez que quando a chuva é forte entra junto as empenas) pulverizar o telhado com um impermeabilizante e pintar novamente as empenas mas com tinta emborrachada, pelo interior nem sei o que fazer.

    Obrigado pela atenção.
  2.  # 2

    Sem perceber muito do assunto, parece-me um problema de isolamento e humidades.
    Ventilar e arejar os compartimentos vai ajudar a disfarçar a situação, mas no fundo o problema irá manter-se. Talvez não fosse pior procurar a causa ou melhor, as causas (fraco isolamento e talvez entrada de água), e tentar analisar a partir daí.
  3.  # 3

    Colocado por: MrRIPSem perceber muito do assunto, parece-me um problema de isolamento e humidades.
    Ventilar e arejar os compartimentos vai ajudar a disfarçar a situação, mas no fundo o problema irá manter-se. Talvez não fosse pior procurar a causa ou melhor, as causas (fraco isolamento e talvez entrada de água), e tentar analisar a partir daí.


    Concordo 100%
  4.  # 4

    Será que a tinta emborrachada vai me safar a situação??
  5.  # 5

    Tinta emborrachada soa-me a uma tinta com um alto teor de álcool na lata :p
    Em vez dessa tinta, com um bocadinho de paciência e sol, sugiro-lhe que tente levantar umas fiadas da telha, e aplicar pelo menos uma faixa de isolamento reflectivo (o bom era aplicar em todo o telhado), que não só lhe vai ajudar a isolar das temperaturas, como vai servir de escoador para qualquer água que entre pela telha, fazendo-a escorrer para fora do telhado. Atenção, porque esta aplicação deve ser feita por profissionais com experiência, porque uma má instalação deste produto equivale a mais humidade ainda a entrar para sítios indesejados.
    Em alternativa, existem os painéis de sub-telha, mas são mais caros e um pouco mais complicados de instalar.
    Só por curiosidade, o que tem por baixo da telha? Laje de betão ou apenas barrotes e ripas?
  6.  # 6

    Ripas esta aberto por baixo das telhas
  7.  # 7

    É uma boa opção mas como os euros não abundam muito queria tentar resolver o problema de forma mais barata.
    Já me lembrei inclusive de forrar o guarda fogo e dois ou três canais de telha com telha e pintar por com tinta de telha. Não sei se seria uma opção.
    Ainda não vi o preço da tela e do produto a aplicar.
    Por baixo do telhado andava com vontade de por a placa azul que nao sei o nome.
  8.  # 8

    bio e essa película que meteu foi muito dispendiosa?
    Concordo e queria muito resolver o problema por mim sem gastar mais euros mas tou a ver que só iria minimizar o problema.
    Uma pergunta alguém conhece algum técnico da zona do Alentejo mas concretamente zona de Portalegre??
  9.  # 9

    O isolamento reflectivo é bem capaz de lhe sair mais barato. Não conheço profissionais para esse lado, mas o melhor é procurar alguém que lhe vá ver que tipo de intervenção será necessária.
  10.  # 10

    Pois tou mesmo a ver que sim senão irei gastar euros por duas vezes.
    Só que aqui para essa zona só conheço pedreiros e estes últimos não serão os mais indicados.
    •  
      bio
    • 11 junho 2010

     # 11

    Tonecas,
    Desulpe tratá-lo assim.

    O seu telhado é constituído por ripas que assentam em paredes de alvenaria, certo?
    O seu sótão é um espaço habitável ou será só laje e por cima as ditas paredes de alvenaria onde assentam as ripas e depois as telhas?
    Se for essa a situação, então a esturtura é como a minha casa em construção:
    http://romerao.blogspot.com

    Na minha casa tenho sobre esa laje, roofmate 8cm com juntas e zonas de arrancões "seladas com poliuretno projectado. Veja no link fotografias da sua aplicação.
    Por baixo das telhas tenho essa pelicul Boltherm, que se procurar no Google, tem lá o contacto comercial. Desculpe mas como perdi o meu télélé a semana passada perdi o contacto do vendedor. São impecáveis e de certeza que têm representantes na sua zona onde pode adquirir essa pelicula. O preço não me recordo.
    As telhas que coloquei são Coelho da Silva (CS), modelo techno e hidrofugadas.
    São mais caras que congeneres como a Torreense mas melhores. Bst ver o tipo de goteira que têm em relação a outras para ter uma ideia da sua qualidade, entre outros aspectos mais importantes. Vou colocar também telhas desta marca de ventilação.
    Mas primeiro e na minha opinião faça o seguinte:
    1º - "Arrange" alguém de confiança que vá ver o seu problema.

    2º O seu problema pelo factor de ter dito que o tem no 1º andar, em principio será oriundo ou da fachada superior ou do telhado ou dos dois.
    3º Verifique pedra de cantarias das janelas (pedras partidas ou fissuradas), "canais" de ecoamento entre telhas, zona na base de chaminés se a(s) tiver, algeirozes, entre outras zonas.
    4º Após ter verificado e confirmado os problemas, passe à parte das soluções.

    Na minha opinião, não se meta com soluções para disfarçar o problema, pois a curto prazo são bem mais baratas mas a médio e longo prazo mais caras, além de problemas em termos de qualidade de ar interior na sua habitação, que não consegue quantificar, especialmente se tem crianças em casa, em desenvolvimento. Fungos normalmente dão origem a problemas respiratórios.

    Também lhe digo e presumo que a solução dos seus problemas poderá não ficar barata, dependendo to tamanho e configuração do telhado e outras estruturas.
    Mas primeiro solucione o problema das infiltrações. Depois de protecção térmica se fôr também o caso.

    Bio
  11.  # 12

    Caro Bio não faz mal.
    Decerto não percebo muito de construções mas vamos falar a minha língua e decerto que me vai entender:
    A habitação situa-se no meio de outras duas que foram recentemente recuperadas uma esta a altura da minha a outra sensivelmente 1.5m mais baixa, o pior esta do lado da casa mais baixa que a empena esta a descoberto.
    O sótão não e habitado serve de arrecado em que é composto: piso é o da segunda placa as empenas julgo que nem caixa de ar têm e o telhado é composto por vigas de cimento que vão apoiar ao meio.
    Não consegui abrir o link que me mandou.
    •  
      bio
    • 11 junho 2010

     # 13

    Veja as designações de telhão de inicio e beirado em:

    http://www.margon.pt/portal/index.php?id=1252&layout=microdetail&p=&mode=
  12.  # 14

    Já estive a ver, a mancha que aparece no vão das escadas esta sensivelmente no mesmo local do telhado da habitação mais baixa a de 1.5m também no vão das escadas aparece junto ao tecto nos três quartos aparece junto ao tecto e aleatoriamente espalhadas pelas paredes que comunicam com o exterior no tecto não tem quase nada (NOS QUARTOS APARECE MAIS COMO PONTOS CASTANHOS).
    No telhado junto a uma das empenas sei que escorre agua que vai ficar na placa.
    Fissuras tenho algumas mas aparentemente estão cobertas com a membrana elástica e mesmo quando chove muito a tinta não faz barrigas.
    •  
      bio
    • 11 junho 2010

     # 15

    Esses pontos castanhos nos quartos poderá ser devido a condensação.
    Após os outros pontos estarem tratados, aplique uma tinta para "matar" os fungos e depois dÊ uma nova pintura.
    Compre um higrómetro (aparelho par medição de humidade relativa) e coloque nos quartos no futuro, para ver quando tem humidade relativa alta de modo a posteriormente usar um deshumificador ou se o tempo o permitir, efectuar o arejamento dessas divisões.
    Pelo que entendi então o problema principal está situado na zona contigua À moradia que está 1,5 mts masi abaixo da sua e na zona do telhado que escorre água a formar "poça" na laje do sótão.
    Deste modo já está a ter uma ideia mais concreta de onde vem a fonte da suas dores de cabeça, que espero que em breve acabem.
    Deste modo penso que terá de reparar pelo menos aquela zona do telhado que escorre água e tentar ver se existem fissuras na sua parede ou entre sua parede e a do vizinho.
    Verifique bem estas situações e identifique bem as mais prováveis fontes dos seu problemas.
    Depois procure alguém da sua confiança para lhe dar uma ou várias opiniões e tentar solucionar os problemas antes da chegada do Outono/Inverno. aproveitar o tempo seco para fazer obras.

    No que respeita à tinta não fazer barrigas, cuidado pois a água pode estar a infiltrar-se na mesma.

    bio
  13.  # 16

    Pois o meu medo é mesmo esse que se esteja a infiltrar.
    O que voçe fez na sua casa esta muito bem feito a julgar pelas fotos mas na minha moradia isso já implica o levantamento do telhado e partir o guarda fogo de ponta a ponta. Tenho que tentar arranjar alguém que esteja dentro do assunto sem ser os pedreiros.
  14.  # 17

    Boa tarde a todos depois de muito sondar já tenho quem me faça o serviço a ideia que me deram para começar será partir uma amostra de guarda fogo que é muito pequeno e não faz nada e arrematar com telha junto a empena, pulverizar o telhado com um hidrofugante e por uma rede nas empenas e leva um produto em cima e só depois a que é pintado. Esta ultima parte a que não percebi muito bem mas garantiram-me que é 100% fiável.
 
0.0224 seg. NEW