Sei que este tema já foi amplamente discutido. Tenho feito as minhas pesquisas mas não consigo chegar a nenhuma conclusão. Estamos na fase de projecto e é necessário que decidamos sobre o sistema de aquecimento, a melhor opção conforto/investimento.
Para quem construiu recentemente, e profissionais do ramo, uma casa com bom isolamento e recuperador de calor (ar), tem apesar disso grandes necessidades de aquecimento?
Já passei pela fase dos aparelhos eléctrico com tarifa bi-horário, radiadores/convectores+bomba de calor, piso radiante+bomba de calor, Ar Condicionado...
Opiniões quanto aos aparelhos par tarifas bi-horário? É realmente publicidade enganosa?
Em relação ao piso radiante+bomba de calor, apresentada como a solução de maior conforto, é possível ter ter retorno económico do investimento inicial?
Em relação à solução convectores+bomba de calor, representa um investimento consideravelmente inferior à solução piso radiante? Apesar do calor provir de um ponto da divisão, consegue-se um nível razoável de conforto? Alguém tem opinião/ experiência sobre os convectores JAGA, e mini-canal JAGA(em termos de eficiência e a nível estético)?
Na opção pela bomba de calor, é possível utilizá-la para complementar os painéis solares no aquecimento de águas? Caso não exista bomba de calor, que outra fonte de energia poderá ser utilizada para suprir a insuficiência energética dos painéis?
Em relação à solução Ar Condicionado, defendem que é a solução mais económica... para quem tem experiência de vários anos de AC, existem realmente melhorias quanto ao nível de humidade no ar, dos AC mais antigos (mais baratos) para os modelos mais recentes (melhores)? Na verdade nunca me consegui entender com o AC do local de trabalho :s É possível evitar alergias?
É razoável fazer pré-instalação de AC e pré-instalação de aquecimento central...? Fazer instalação de uma opção e pré-instalação de outra opção? Queria evitar partir paredes daqui a uns anos por não ter pensado em tudo agora...
Li num ou outro comentário sobre a renovação de ar na casa; percebi que é um aspecto importante mas menosprezado emrelação a outros. Precisava que esclarecessem como é possível garantir esta renovação, uma vez que não é um assunto muito discutido.