Iniciar sessão ou registar-se
    • lip
    • 10 junho 2010 editado

     # 1

    precisava da vossas opiniões. já tenho o meu fogão de sala como se pode ver na imagem, e vou fazer uma caixa em pladur para o forrar. agora a minha duvida é se faço a caixa completa desde a parede do lado esquerdo até ao outro tubo que está forrado com lã de rocha (outro fogão que tenho no andar de baixo que sai na mesma chaminé) ou faço a caixa mas naquele espaço em cima do lado esquerdo faço tipo umas estantes, para não ficar um "caixote" muito grande. Talvez tentar aproveitar uma delas para colocar lenha até?!! Do lado direito irá sair desde o fogão de sala até junto à janela o móvel para o lcd. agradeço as vossas opiniões. Obrigado
      100_2833.JPG
  1.  # 2

    Para ideias, gostava muito de ter tempo para leh fazer um "boneco".. mas não tenho ;(
    no entanto, vejo que esse recuperador tem circuito de agua, para aquecimento central, certo?, e ao lado da janela... os tubos , são para um radiador?

    O reparo, para já prende-se com a tubagem de agua isolada que passa por cima do tubo de exaustão de fumos e gases de combustão, que devido ao facto de ser de parede simples (é?), irá derreter o isolamento do mesmo.
    • lip
    • 10 junho 2010

     # 3

    Pedro Barradas,

    Essa foi uma questão que já foi colocada ao picheleiro ao que nos garantiu que não acontece. Apenas recomendou ao vedar o fogão ficar com acesso para dentro através de uma grelha mais larga própria para o acesso ao termostato...
  2.  # 4

    lip

    parece fazer sentido aproveitar esse espaço, tipo para já deixar a reentrancia de alto a baixo e futuramente meter tipo umas prateleiras em vidro. Essa solução irá permitir-lhe como que isolar o elemento da "lareira" e assim ficar livre para a pintar de outra cor por exemplo. Isso tambem vai fazer com que a sala fique um pouco maior quer fisicamente quer na sensação de espaço.
  3.  # 5

    A montagem da lareira tem 2 problemas:

    1. A curva do tubo de saida do fumo devia ser feita o mais longe possível da lareira. Da forma como está não facilita a extracção e poderá mesmo originar reentrada de fumos.

    2. Colocar o tubo junto ao isolamento é a meu ver um erro, mesmo sendo em lã mineral embora nao arda vai cheirar a queimado...

    Quanto ao design:

    Prefiro linhas direitas e minimalistas...
  4.  # 6

    lip,

    Da parte técnica não percebo nadinha mas quanto ao design, pode 'inspirar-se' aqui:

    Stuv - Projectos realizados
  5.  # 7

    Coloque o termoestato, escondido, mas acessível, sem ter de andar a abir portinhas...
 
0.0126 seg. NEW