Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá bom dia a todos.
    Eu de momento estou a residir no luxemburgo e comprei um apartamento em portugal na área de barcelos, distrito de braga, só que gostaria de fazer algumas remodelações incluindo partir a parede da cozinha para a sala, mudar o pavimento, alterar iluminação e alterar a cor das paredes.
    Gostaria, se possivel, que me indicassem os passos a seguir, sendo que tenho algumas dúvidas em relação ao demolir a parede porque não sei se lá se encontram canalizações ou instalações eléctricas.
    Agradecia que me fornecessem contactos de empresas, mesmo para a interpretação e/ou elaboração de um projecto.
    Grato pela atenção e disponibilidade, Flávio
  2.  # 2

Bom dia Flávio,
    Segundo a lei, desde que não alteres a estrutura existente, esse tipo de obras estarão isentas de licença.

D.L. 555/99, com as alterações da Lei 60/2007
    Artigo 6.º
    Isenção de licença
    1 — Sem prejuízo do disposto na alínea d) do n.º 2 do
    artigo 4.º, estão isentas de licença:
    a) As obras de conservação;
    b) As obras de alteração no interior de edifícios ou suas fracções, à excepção dos imóveis classificados ou em vias de classificação, que não impliquem modificações na estrutura de estabilidade, das cérceas, da forma das fachadas e da forma dos telhados;
    • P+V
    • 11 junho 2010

# 3

Estas obras de facto não carecem de licenciamento, mas não estão isentas de comunicação à Câmara.
  3.  # 4

Olá Flavio,

Os tubos de água na cozinha, normalmente estão na parede onde está o pio lavaloiça a não ser que haja tubos de aquecimento que liguem a alguma caldeira situada nas proximidades. Contudo se realmente queres deitar a parede abaixo, força com isso, também não é o reposicionamento desses tubos que te vai encarecer desmesuradamente o orçamento.
    Eu a ti tentava em primeiro lugar saber exactamente que materiais queres usar, nomeadamente no pavimento, escolher a cozinha junto de uma empresa de cozinhas e saber preço da mesma. Depois escolher palete de cores a aplicar.
    Com isso tudo escolhido, inclusivé apliques ou focos para iluminação, deves contactar uma empresa que faça tudo, pois vais precisar de articulação entre um pedreiro/trolha, carpinteiro (se algum material envolver madeiras), electricista e picheleiro para as tubagens e ligações da cozinha. Como é um trabalho pequeno, sugiro trabalhares apenas com a empresa das cozinhas e uma empresa de construção. Posso dar-te alguns contactos via email mas convém apenas pedir preços depois de estar tudo definido e escolhido o mais pormenorizadamente possivel.

cumprimentos,

[email protected]
  4.  # 5

Muito obrigado a todos os que responderam.
    Obrigado por me avisarem que a obra não precisa de licenciamento pois como não estou no país isso já me facilitará um pouco.
    Agradeço também as dicas para a obra, visto que eu não percebo muito do assunto, que me ajudarão a evitar alguns contratempos indesejados.
    Cumprientos a todos.

0.0108 seg. NEW