Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Gostaria de obter a opinião sobre o seguinte:

Surgiu a oportunidade de comprar um terreno bem localizado a um preço acessível, com 330m2 e existe um projecto na câmara aprovado com área de implantação de 40%, mas como a licença de construção não foi levantada no devido tempo, caducou...

A minha questão é saber se tenho que por novamente o projecto na câmara para aprovação ou se é só pedir uma nova licença?

Que custos estão associados a este tipo de aprovações?

Obrigada.

Silvia
  2.  # 2

Cara Sílvia

Se o processo caducou, a Câmara terá que o reapreciar outra vez.
    A melhor maneira para resolver este assunto depende da data de entrada do pedido de Licenciamento original. Se o projecto é antigo (por "antigo" digo ter mais de dois ou três anos), terá que o remodelar e aprovar outra vez. Não cumpre de certeza com alguma da legislação que entretanto entrou em vigor (Acessibilidades, Térmicas, etc...).
    Se por algum acaso for mais recente, peça o desarquivamento e reapreciação do processo. Contrate um técnico em qualquer uma das alternativas, porque mesmo o processo sendo recente, vai precisar que a acompanhem.

Cumprimentos
  3.  # 3

Caro RC

Agradeço a sua resposta, vou ver qual a data.

Obrigada.

Sílvia
  4.  # 4

arq_rlima

Não que seja contra mostrar a sua disponibilidade, mas seria interessante para os devidos efeitos deste forum, que acrescentasse algo na resposta á questão da Silvia.
    Por exemplo atente na excelente resposta do RC I ARQ

Silvia,

tenha atenção que para a instrução desse projecto mesmo que alterado terá eventualmente que contactar o autor original.
    Em todo o caso se não der para entrar não mexendo em nada, talvez não fosse má ideia partir para um novo projecto á sua medida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sfigueira
  5.  # 5

Colocado por: marco1arq_rlima

Não que seja contra mostrar a sua disponibilidade, mas seria interessante para os devidos efeitos deste forum, que acrescentasse algo na resposta á questão da Silvia.
    Por exemplo atente na excelente resposta do RC I ARQ

Silvia,

tenha atenção que para a instrução desse projecto mesmo que alterado terá eventualmente que contactar o autor original.
    Em todo o caso se não der para entrar não mexendo em nada, talvez não fosse má ideia partir para um novo projecto á sua medida.

Caro marco1;
    Boas sugestões!

Cara arq_rlima
    Para fazer publicidade existe uma secção de "classificados", onde poderá deixar o seu registo.

Cumprimentos
  6.  # 6

Bom dia,

Obrigada a todos pelas vossas sugestões, porque sou completamente leiga na matéria...estou a dar os primeiros passos neste campo....

A nossa ideia era contactar o arquitecto que fez o projecto para as outras pessoas, até porque o projecto está muito interessante apenas gostaria de fazer algumas alterações nas divisões.

Será que o custo será mais reduzido nestes termos ou terei que pagar o projecto todo de novo?

Seja como for, relativamente às aprovações na câmara parece-me que terei que efectuar tudo de novo...

As nossas duvidas são relativas a custos e prazos associados a todo o processo de aprovação do projecto, porque parece-me que a execução da obra será o preço acordado com o construtor, estou correcta?

Obrigada.
    Sílvia
  7.  # 7

Bom dia Marco 1
    Em relação às sugestões tem toda a razão.
    Só mais uma coisa, se na realidade o processo caducou e se foi à menos de 18 meses consegue entregar um pedido de renovação prevista na lei 60/07 de 4 de Setembro, caso ultrapasse os 18 meses eles normalmente também aceitam, mas ai já depende da boa vontade dos serviços técnicos.

Bom dia Silvia
    A publicidade pensei que não haveria problema, pois vejo toda a gente a faze-lo a toda a hora.

Com os melhores cumprimentos
    Raquel Lima
  8.  # 8

Boa tarde,

Já tenho mais alguns dados, o projecto deu entrada na câmara no ano 2000, portanto esta mais que caducado.

Terei alguma vantagem (financeira) de ficar com o projecto que inicialmente foi feito para o terreno?

Qual será o preço de efectuar um novo projecto com um arquitecto?

Obrigada.

Sílvia
  9.  # 9

Cara Sílvia

1 - Se é de 2000, então tem mesmo que requerer novo licenciamento.

2 - Existem obviamente várias vantagens... e de variada ordem.

A primeira é que não deverá pagar um projecto novo, já que está feito, mas apenas a remodelação do mesmo. Mais ainda, se quer ficar com esse projecto então deve mesmo dirigir-se ao projectista inicial, por razões deontológicas e de direito de autor.

Se não for o caso, sugiro que peça cotações, veja trabalhos e escolha quem mais lhe agradar. Os preços variam, assim como os serviços prestados. Peça uma listagem de trabalho proposto, detalhada, para poder comparar serviços, e tenha em atenção alguns aspectos como a assistência técnica, por exemplo, para que a obra lhe corra bem.

Cumprimentos

0.0139 seg. NEW